Já tem pouco mais de dois meses que eu trabalho como freelancer, mas confesso que eu ainda tenho alguns problemas em estabelecer uma rotina.
Eu sempre fui uma pessoa matinal, sempre preferi as manhãs e sempre trabalhei melhor de manhã, mas ultimamente eu ando apertando demais o tão botão Soneca e atrasando o meu dia todo dormindo mais. O que não é exatamente necessário, já que eu ando dormindo, pelo menos, sete horas por noite.
Porém, (e eu já comentei isso incansavelmente no Twitter), eu sei que posso organizar melhor algumas coisas para que o meu dia renda mais – e melhor! Essas adaptações, eu acho, são ótimas para todo mundo que trabalha em casa e precisa de uma rotina para render melhor (super válido, criar uma rotina!).
1. Acordar sempre no mesmo horário
Taí a minha dificuldade ultimamente. Mas acordar sempre num horário fixo deixa a rotina mais fácil de ser implementada e o dia, claro, mais produtivo. É fácil querer dormir até o meio-dia e depois ter que correr para completar as tarefas do dia, já que você pode trabalhar em casa, mas o resto do mundo ainda respeita o horário comercial.
2. Estabelecer um horário para cada trabalho
Outra coisa que eu acho bem importante: ter um horário fixo para trabalhar (outra das minhas maiores dificuldades). E isso, mesmo, é uma questão de focar em cada tarefa por vez, sabe? E não começar uma, aí parar no meio para ver outra coisa, aí checar o Facebook, aí voltar para a primeira e assim vai… (que é o que eu tenho feito, btw). Estabelecer um horário de trabalho fixo para cada tarefa é não só mais produtivo, como também mais organizado. O que eu quero tentar fazer é fechar um número de horas para cada tarefa (tipo: blog – 3 horas por dia) e deixar esse bloco de horas livre (e não das 9 ao 12h – blog), dependendo das minhas prioridades.
3. Deixar o celular longe
PELO AMOR DE DEUS EU PRECISO LARGAR O CELULAR. Sério. Mais de uma vez já me peguei checando o email no celular quando eu estava com o Gmail aberto no navegador. WHAT GIVES? Pois é. É um vício mesmo e eu tenho que aprender a controlar melhor, para não perder o fio da meada e dividir a minha energia em mil coisas diferentes. Fora que é muito tentador ver o celular ali do lado e não querer dar aquela olhadinha básica no Instagram ou no Snapchat (já me acompanha nas redes? O Insta é @desancorando, e o Snap: makidemingo)
4. Estabelecer horários de pausa
‘Poxa, mas que controladora, você, quer estabelecer horário pra tudo!’. Sim, gente, mas é necessário. Explico: você terminou uma tarefa no computador (ex: um post no blog) e aí entra em outro site para ver outra coisa, e assim vai até que você olha no relógio e são 20h e você nem almoçou (true story, bro). O ideal é tirar 10 minutos entre uma tarefa e outra para alongar, tomar água, ir ao banheiro, sair um pouco do computador. Mesmo que seja para pegar o celular e olhar um pouquinho os feeds. Mas o importante é ‘desconectar’ um pouco do trabalho em si, entende?
5. Fazer uma lista de prioridades
Sim, pois é, dificuldade nº3. Não consigo por nada no planeta estabelecer prioridades e sempre acabo meio perdida e fazendo mil coisas ao mesmo tempo, porque não sei por onde começar. Taí algo que eu tenho que trabalhar MUITO. Mas é um treino mesmo, e eu sei que vai me ajudar muito a ter um dia mais produtivo e focado. Otimizado mesmo, entende?
6. Não usar o celular antes de dormir ou na hora que acordar
Dificuldade nº4. Não sei quantas vezes eu li que usar o celular antes de dormir não só faz um mal danado para a pele, com também atrapalha o sono e, confesso, estou sentindo os efeitos disso. Decidi que vou tentar parar com isso por pelo menos 50 minutos antes de dormir e outros 50 depois de acordar.
7. Comer a cada 3 horas
Juro que coloquei até um alarme para lembrar disso! É muito comum eu me concentrar bastante em alguma coisa e esquecer de comer, ou ter preguiça de ir até a cozinha preparar alguma coisa. Mas comer a intervalos regulares é importante para que você não fique fraco e comece a perder a concentração muito facilmente. É adquirir o hábito mesmo, sabe?
Você também trabalha de casa? Me conta o que você faz pra se manter focada e produtiva?
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
Eu sou doida para trabalhar em casa (um pouco é porque me daria mais tempo para escrever, o qual seria o tempo que gasto durante o trajeto ida e volta do trabalho: 4-5 horas/dia). Mas o problema é que, apesar de saber o que quero fazer, não tenho a menor noção do que preciso. Li num artigo que é necessário “entender de recibos, contratos, orçamentos, contabilidade para organizar e tocar seu negócio de forma que saiba se virar quando precisar”. A parte da contabilidade/financeira mais ou menos eu posso aprender como faz – pois faço pós na área -, mas da organização de tudo (o essencial que precisa para colocar a mão na massa e dar resultado), eu fico em pânico só de pensar.
Confesso, Maki, sou um pouco (muito!) caseira também, mas é a paixão por escrever que mais fica deixada, abandonada, largada às traças por conta dos horários da “vida”. Então, estou há algum tempo meditando – com uma seriedade budista – sobre isto.
Então, que tal dar umas dicas – vídeo ou post – sobre este estilo de trabalho tão “revolucionário”?
Eu, egoistamente falando, ia amar!
Porque só de ler este post, já me sinto formigando para agir. Hehe
Bem, seu texto ficou ótimo e espero que tenha dado certo a implantação do seu sistema de controle (o celular ficou no cofre? rs). E espero que continue produzindo mais ainda nesta nau desancorada.
Abraços e bom dia de trabalho para ti!
Cris
Oi, Cris!
Olha, essa é uma boa ideia, viu? Vou pensar no que posso falar mais sobre esse estilo de vida profissional! (porque é um estilo de vida mesmo)
Confesso que o celular saiu do cofre e não sai mais do lado do computador. É um hábito que eu ainda brigo pra estabelecer direito! Ahahaha
Mas de resto, vai tudo nos conformes!
Olha, na minha experiência, eu acho que o mais importante é você saber se trabalhar de casa realmente é o melhor pra você. Pode parecer realmente um sonho, mas não é fácil e muitas pessoas não se adaptam a esse estilo. Mais do que aprender a lidar com a parte burocrática é saber se você vai ficar em paz com isso, entende?
Mas vou pensar na sua sugestão e montar um post a respeito!
Beijos!
aMEI DEMAIS O POST!
SUPER CONCORDO QUE CELULAR DEVE FICAR TRANCADO EM OUTRO CÔMODO HAUHAIHAUIHA
Blog do Sofá
Oi, Karyne!
Pois é, tem que deixar ele num cofre e dar a chave pra alguém engolir. Porque só assim! AHAHAHAH
Bah! Eu to nessa vida ha pouco mais de um ano e hoje em dia deixo o vento me levar hahahah. Acordo no horário que eu quiser, a menos que tenha algo urgente para entregar e trabalho de verdade pelo menos 4 horas por dia. Tem dias que rendo mais, tem dias que rendo menos… Só sei que pra mim não funcionou tentar limitar horários tipo como se eu trabalhasse em escritório. Depois de um tempo não fazia sentido. A Minha lista de prioridades depende muito, geralmente boto na frente projetos que estão com prazo curto.
Mas é isso mesmo, é um universo novo de descobertas. Até acostumar a gente demora pra acertar! Boa Sorte 🙂
Nó, trabalhar que nem escritório não dá mesmo! mas senti que estabelecer um número de horas pra cada tarefa me ajuda muito mesmo! Pelo menos eu consigo ficar mais focada!
Mas, confesso, tô amando essa vida!