pop

música shinee desancorando

tem vezes que você começa a ouvir uma música e sente o arrepio subindo a espinha. é uma emoção que você não tem ideia de onde vem e, quando percebe, já tá chorando sem saber porquê. eu senti tudo isso quando vi o teaser do single novo do SHINee, Our Page, que saiu no final da semana passada.

lembro de pensar ‘meu Deus, eu acho que não vou prestar depois de ouvir essa música‘. dito e feito. chegou segunda-feira, eu não sabia nem quem eu era depois de ver o MV e ouvir a música inteira. chorei tanto que até solucei. acho que já ganhou um espaço no meu coração como uma das minhas músicas preferidas da vida. na hora, eu também já sabia que ia ter que escrever sobre isso.

não é que eu seja super mega fã de SHINee. é um grupo que eu acompanho, sim, eu gosto das músicas e acho todos eles muito talentosos (e, se você quiser saber mais sobre eles, eu recomendo o canal da Gaby Brandalise, que é mega fã e faz um conteúdo bem incrível). e quando eu soube da morte do Jonghyun, eu senti a dor do lado de cá do planeta.

se você acompanha o blog há um tempo, deve saber que eu passei por alguns momentos bem difíceis, e tiveram horas que a morte pareceu, mesmo, a melhor solução. independentemente do motivo, eu sinto um peso no coração quando fico sabendo dessas coisas. mais uma prova do quanto a gente precisa olhar pros outros com mais carinho e ouvir com ouvidos mais atentos os pedidos de ajuda. é impossível fazer uma pessoa mudar de ideia, mas quem sabe ela não decide por isso se perceber que não tá sozinha mesmo? fica o questionamento.

de qualquer maneira, tô ouvindo essa música em loop desde segunda, e toda vez me vem uma coisa na garganta que não me deixa falar direito, e a melodia é como um balde de água fria na minha cabeça. e cada play me revela um detalhe novo e incrível. eles são mesmo maravilhosos, e eu não consigo nem imaginar o que eles sentiram pra conseguir gravar essa música.

e a letra… é uma homenagem das mais bonitas. é uma música que fala da história do grupo (e eu nem vou me arriscar a falar muito sobre isso, deixo essa parte pros profissionais do assunto), que fala sobre lembranças e sobre tudo o que os cinco, Jonghyun, Mino, Key, Onew e Taemin, construíram juntos ao longo dos anos.

as palavras bonitas que você deixou,
se transformaram em poema, viraram música.

é impossível não ter certeza que a música fala sobre Jonghyun. o clipe deixa bem claro, com um microfone vazio e a cor oficial das fãs, os rostos melancólicos e a música cheia de emoção. sei lá. eu ouvi essa canção e na hora me bateu um negócio no peito, eu precisava ouvir de novo e entender o que eu tava sentindo. era uma conexão, sabe? com todos eles, com o mundo inteiro. no fim das contas a gente está inteira interligada por uma única vida que nos une, e assim como eles cantam que as palavras que ficaram vão alcançar o Jonghyun onde quer que ele esteja agora, a gente vai se alcançar também, a gente vai se encontrar, sabe?

talvez a parte que mais me quebrou foi quando eu percebi, no final da música, que o Onew solta uma frase em coreano que tem muito peso pra quem sabe sobre o suicídio de Jonghyun: 수고했어 (sugohaesseo, na versão romanizada), que significa “você fez bem”. eu nem sei coreano, mas na hora reconheci a frase e sabia o que ela significava.

Jonghyun deixou uma carta, sabe? antes de morrer, e ele pedia pra irmã falar que ele fez bem, que ele fez tudo certo, que ele deu o máximo de si e que foi legal. ele queria reconhecimento. no fundo, eu acho que todo mundo quer ouvir isso de alguém e ter aquela certeza que a sua passagem pela Terra tem algum significado. e quando a gente sente que talvez não tenha… o baque é pesado demais. foi pra ele, pelo menos.

mas sabe o mais legal? na música, eles sabem. eles começam falando que a gente tá conectado e que não tem nada que vai manter os cinco separados. e a gente também não. nem mesmo a morte. a gente dói e sofre e acha que não é capaz de superar algumas coisas, e tem vezes que não há nada que a gente possa fazer pra evitar o fim de alguém. mas tem uma boa notícia, tem uma saída, e a saída é a gente se tratar com o carinho e amor que todos merecem, sem esperar nada em troca.

sabe essa coisa que eu vivo falando de falta de atenção? de todo mundo dentro da sua cabeça, focado só nas coisas que pensam e sem olhar pra frente, pra quem tá do lado, pedindo socorro? então. só existem dois tipos de pessoas no mundo, aquelas que pedem por amor e aquelas que entregam amor. Jonghyun estava pedindo e, infelizmente, eu acho que não recebeu o amor que ele precisava pra mudar de ideia. adoração não é amor, e seria ingenuidade nossa achar que ele se sentia visto, notado, que se sentia importante, só porque fazia parte de um boygroup de sucesso.

verdade, a cultura coreana é muito mais cruel do que a gente acha vendo k-dramas e ouvindo kpop do lado de cá do planeta, onde falar sobre o que a gente sente, abraçar quando precisa e chorar quando a coisa tá difícil é muito mais comum do que num país que ainda acha que as pessoas tem que trabalhar até morrer (literalmente) para manter as coisas funcionando como as pessoas acham que têm que funcionar (e eu recomendo que você veja Miss Hammurabi – tem no DramaFever – pra entender um pouquinho melhor sobre isso).

mas… sabe, ainda assim não tem culpa. ninguém é culpado pela morte do Jonghyun. as coisas aconteceram como tiveram que acontecer, e a gente só pode esperar que ele esteja mais perto de encontrar a paz e o amor que ele é. eu confio que sim. seria muita incoerência minha falar que depois de morrer, a pessoa some da existência e fica perdida pra sempre. mentira, ele tá aqui com a gente agora e essa música é a prova. o SHINee vai levar ele junto onde quer que vá e isso só é possível porque, lá vem a música de novo, “nós estamos conectados pelos nossos corações”.

já tô chorando enquanto escuto a música de novo e preciso dizer que, sei lá, eu só queria que as pessoas entendessem isso. se você tá passando por uma fase difícil, saiba que os nossos corações estão conectados, e você não tá sozinho. nunca esteve e nunca vai estar. e nos dias mais difíceis, quem sabe essa música – e esse post – possam te trazer um pouco de conforto.

música shinee desancorando

eu converso com os céus e faço uma promessa
eu vou continuar andando não importa a dificuldade do caminho.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Vanessa  em outubro 13, 2018

    Descobri seu blog através do da Isa e simplesmente me apaixonei pela forma que vc escreve, conheci kpop através da minha filha e hoje também sou fã, a morte dele mexeu demais com a minha menina e até hoje ela chora e sempre que vejo algo pra tirar de bom, como esse seu post,mando pra ela, pra que ela entenda, pra que veja além da morte, da perda, pra ver que ela não está só. To fazendo maratona aqui no seu blog hahahah, já estou seguindo no insta, você é aquele tipo de pessoa que a gente quer ser amigo! Uma delícia ler você

    • Maki  em outubro 23, 2018

      acho que nunca recebi um elogio tão bonito quanto “uma delícia ler você”. eu amei, brigada <3
      e pode ficar por aqui, tem mais textos vindo pela frente <3
      (e kpop é vida hahahaha)

  2. Emy  em junho 30, 2018

    Oi Maki <3
    Há quanto tempo que não venho aqui, que saudades que eu estava desse cantinho.

    Eu ouvi a música e senti o arrepio que você comentou. É incrível como a música tem esse poder, não é?
    Fiquei muito tocada pela história por trás da música e sobre o seu relato também..

    Um beijo de luz, espero que seu final de semana seja lindo.

    Meraki | Emy Teranishi

    • Maki  em julho 09, 2018

      ela é maravilhosa demais, né? eu tô encantada até agora.

  3. Andi  em junho 30, 2018

    Ai Maki, ainda não tinha arrumado a coragem pra ouvir essa música. O SHINee, e principalmente o Jonghyun, sempre tiveram um catinho especial no meu coração, mas depois de ler seu post decidi ouvir. Tu não foi a única a chorar até soluçar. É uma mensagem tão linda, que é impossível não amar.

    • Maki  em julho 09, 2018

      num é, Andi? eu tô encantada com essa música até agora e achei a coisa mais linda. virou uma das preferidas da vida.

  4. Bruna Pedrosa Guedes  em junho 30, 2018

    Eu não escuto muito (ou nada) desse tipo de música mas não tenho nada contra, adoro ouvir o que as pessoas que gostam tem pra falar sobre, acho bem interessante.
    Quando botei a música pra tocar, fiquei encantada com a produção, as pessoas, as cores e a melancolia que a música passava (engraçado que eu não entendo nada de coreano – tá em coreano? – mas a música é tão universal que consegue passar sentimentos pela melodia), daí comecei a ler e quase, QUASE MESMO, chorei na metade do texto. Esses dias ruins às vezes são tão difíceis e, nossa, a gente só quer que PARE. Esse “pare” é preocupante, eu sei, mas a gente só precisa mesmo dar uma respirada, olhar ao redor, ler um textinho fofo <3
    Obrigada por isso, Maki, você faz dessa internet um lugar com mais amor, um beijo.

    • Maki  em julho 09, 2018

      a música tá em coreano sim! eu também não sei nada da língua, mas é louco como a música tem uma vibe, né? e ela te pega num lugar que você nem entende muito bem como funciona. é linda demais.