bullet journal

bujo setembro

eu comentei em algum lugar nas redes sociais que ia mudar o meu bullet journal esse mês. aliás, neste post aqui sobre organização eu já comecei a explicar que algumas coisas mudariam. a primeira semana completa de setembro passou e eu já adotei algumas novidades pra me ajudar a ter semanas mais tranquilas e menos confusas, e quis compartilhar tudo isso aqui com você.

1.agora eu faço um planejamento semanal

é assim, quando eu mostrei como monto o meu bujo, eu expliquei que fazia dia por dia, porque achava que funcionava bem pra mim. hoje eu sinto que isso mudou – e tem um motivo: eu comecei a ter uma carga de trabalho um pouco mais exigente e estava me confundindo nos dias e entregas. some a isso a minha falta de vontade de ficar indo e voltando no calendário do mês e até as minhas metas estavam esquecidas. agora, eu olhei para essas metas (que são bem realistas e pé no chão) e estou separando todas por semanas. no começo de uma semana nova, eu coloco um quadrinho com o que precisa ser feito nos próximos sete dias e distribuo nesse período conforme os prazos e a disponibilidade. já adianto que funcionou muito bem e eu vou continuar assim.

2.eu monto os dias com antecedência

esse novo método tinha uma pegadinha: eu podia muito bem escrever lá as minhas tarefas pra semana, não olhar e continuar montando os dias conforme eles chegavam. no fim, não ia mudar nada. por isso, agora eu adotei o hábito de montar a semana com antecedência. já deixo os dias com um número de linhas pré-determinado e já meio que distribuo as tarefas e compromissos antes. isso me ajudou DEMAIS a tirar aquelas tarefas do quadrinho semanal e, de fato, organizar os meus dias pra colocá-las entre as tarefas do dia a dia. daí eu dependo só da minha vontade de procrastinar pra cumprir ou não o que tá escrito ali (mas isso é assunto pra outro post).

bullet journal setembro

3.eu levo a sério o que eu escrevo

não que eu não levasse antes, mas essa coisa de deixar algumas tarefas pré-determinadas me colocou num lugar de ‘ou eu levo isso a sério e cumpro o que eu escrevi ou sigo empurrando com a barriga e me sentindo mal comigo mesma‘. como o bujo é uma ferramenta pra ajudar e não pra atrapalhar, eu tomei uma decisão muito honesta de levar a sério o que eu coloquei ali. se tá escrito pra mandar o email X no dia Y, eu mando. se é pra terminar de ler o livro no dia Z, eu termino. é óbvio que tem toda uma questão de flexibilidade e saber lidar com as coisas que aparecem ‘de repente‘, mas é um compromisso que eu assumi comigo mesma, sabe? e ficou fácil assim porque eu fui muito lembrada do meu propósito,e tudo o que eu tô colocando ali tem a ver com isso também. daí, pronto! funciona ♥.

ah, pra ajudar a entender tudo direitinho eu até gravei um videozinho, olha:

https://youtu.be/DIq2eDl9Sj8

basicamente, é isso! nada elaborado demais, só alguns ajustes pra coisa ficar mais fluída e gostosinha de fazer. sigo fazendo anotações mil nas margens e no meio do caminho (só que agora elas ficam entre as semas e não entre os dias) e esquecendo de colocar os números das páginas no índice (alguém me ajuda, pelo amor!).

me conta o que tem de diferente no seu bujo?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
9 Comentários
  1. Wanila goularte  em setembro 17, 2017

    Adorei ver um pouquinho das suas mudanças, e o vídeo ficou super legal! tô meio triste com o meu :/ eu uso uma agenda (mas no estilo bujo) pro trabalho e tenho trabalhado tanto, que quando chega a noite só estudo e nunca tenho ânimo pra fazer as tarefas que me proponho a fazer no meu bujo, acredita? já tem uns três meses que tô usando bem menos por isso, mas vou tentar mudar! seu post me animou, hahah

    • Maki  em setembro 18, 2017

      Wanila, acho que você pode adaptar o seu bujo pra essa nova fase. tem que ser importante você pensar em qual a sua prioridade agora e como as outras funções vão girar em torno disso, entende? e aí ir montando conforme fica mais fácil e prático pra você. às vezes, tentar um planejamento semanal pode funcionar MUITO bem pra você.

  2. Tatyanna Gois  em setembro 15, 2017

    Ahh, amei o vídeo, Maki! Tô usando meu bujo desde março desse ano e ele tem me ajudado bastante! Já percebi o que funciona e o que não funciona pra mim, então tô pensando em dar uma mudada no meu layout mês que vem. Eu estava pensando em fazer um planejamento semanal como o seu, mas ainda não sei se vai funcionar pra mim. Então eu tô fazendo ele em um post-it e colocando do lado dos dias. Se eu achar que ele faz alguma diferença positiva, no mês que vem ele estará oficialmente no meu bujo (ao invés de provisoriamente no post-it). Enfim, sempre adoro suas postagens sobre o bullet journal ♡ queria só ter essa caligrafia linda como a sua hahah!

    • Maki  em setembro 18, 2017

      ahhh, que legal, Taty! o bom do bujo é isso mesmo, você pode adaptar e fazer o que você sentir que funciona mais pra você. o planejamento semanal tem sido incrível pra mim, e eu tô me sentindo muito mais produtiva e focada com ele ♥
      e olha, essa caligrafia foi treino, viu? muitas horas escrevendo no caderno e testando umas coisas diferentes ahuhauha

  3. Lívia  em setembro 15, 2017

    ah AMEI! eu larguei o planner e passei pro bujo agora em setembro e to AMANDO a liberdade e o espaço, por enquanto amando o sistema! curti mt ver como vc está organizando sua semana

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.xom/blogtofucolorido

    • Maki  em setembro 18, 2017

      é muito maravilhoso, não é? ♥

  4. Yvi  em setembro 14, 2017

    Eu uso bujo há um ano. Minha foi interrompida em junho de 2016, voltei do hospital em setembro e quando vi meu bujo vi o quanto eu planejo tudo! Funciona até hoje pra mim. Não vivo sem.

  5. Su  em setembro 14, 2017

    eu fico MUITO frustrada com o meu, sabe?? até fiz um post no meu blog que o bujo não serviu pra mim e tal mas quanto mais leio e vejo vídeos sobre, mais vejo que eu tava fazendo errado (ou pelo menos errado pra mim). eu também deixava pra ir fazendo nos dias conforme ia surgindo, mas as vezes o dia tá corrido e não dá tempo, e aí eu ficava frustrada. o que vou testar: fazer os meses com antecedência.
    o bom é isso, poder ver e ir adaptando o que funciona pra gente!

    teu blog é amor, já falei isso? ♥

    • Maki  em setembro 14, 2017

      isso, Su! na real, não tem certo nem errado, tem o que se adapta melhor a você! às fazer, fazer algumas semanas com antecedência funciona muito bem, né? depende muito do que você precisa e de como é a sua rotina!