foram poucos os momentos da minha vida em que eu fiquei verdadeiramente revoltada, mas um deles foi lendo O Lado Bom da Vida, do Matthew Quick. não me pergunte o porquê, mas a mesma revolta que eu senti lendo o livro, eu senti com o filme, um misto de ‘mas o quê?‘ com ‘não sei se peguei o que está acontecendo aqui‘. ainda assim, tem uma frase do personagem principal, o Pat, que me acompanha desde esse primeiro contato com a história:
“estou praticando ser gentil em vez de ter razão”.
meio que um tiro na testa, né? eu consigo pensar com muita clareza, hoje, nas vezes em que preferi ter razão a ser gentil. e tudo bem, sabe? no momento, parecia muito importante eu ter razão, e chorar pelo leite derramado não me faz voltar no tempo e agir de forma diferente.
o que fico pensando é que talvez a gente nem saiba exatamente o que é ser gentil, sabe? porque a gentileza não é educação. não é você fazer coisas pelas outras pessoas esperando quitar a sua dívida com o universo e ganhar um lugar no céu. sabe? não tem nada a ver com karma.
ser gentil é… amar. é cuidar. é fazer o que é melhor pra todo mundo só porque você sabe que todo mundo e você são a mesma coisa. não tem nada de ‘vou fazer porque é certo‘, ‘vou fazer porque é educado‘, ‘vou fazer porque eu espero ganhar alguma coisa em troca‘. ser gentil é ser quem você é e lembrar as pessoas disso também.
me vem na cabeça, de novo e de novo, que a gente tá sempre muito acostumado a pensar só na gente. em como a gente pode se sair bem de alguma situação, como ganhar alguma coisa no fim do jogo, de ‘sair na vantagem‘. só que isso não é gentil. percebe?
ser gentil é ser carinhoso. é não se privar de sentir coisas gostosas e demonstrar o quanto você gosta de alguém. é segurar a porta pra alguém passar porque você não tá com pressa de chegar primeiro. é dar bom dia pro cobrador do ônibus porque ele deve ver tanta cara feia o dia inteiro que tem certeza que é invisível pras pessoas. é fazer uma xícara de chá e tirar uma pausa quando você não consegue escrever, porque forçar a barra alimenta uma violência mental, e você fica brigando consigo mesma até jogar a toalha e sair batendo o pé pela casa.
é isso. ser gentil é não ser violento – com o outro ou com a gente mesma, mesmo que só na nossa cabeça, só em pensamento. às vezes é bom, sabe, a gente parar pra pensar um pouquinho e lembrar o que significa ser gentil. eu criei uma listinha pra ajudar ó:
ser gentil é:
- desistir de ter razão
- não brigar com você mesma na sua cabeça
- prestar atenção de verdade quando alguém fala
- observar o que tá acontecendo antes de sair por aí falando o que dá na telha
- tentar entender como a outra pessoa está se sentindo (e oferecer conforto, sabe?)
- dar atenção pra quem tá pedindo atenção (e não soltar um ‘agora não tenho tempo pra você‘)
- aliás, esquecer o tempo e fazer o que você precisa fazer com calma e presença
- ler um livro querendo entender o autor
- oferecer carinho quando o carinho é devido
- oferecer o silêncio quando o silêncio é devido
- pensar duas vezes antes de soltar aquele comentário raivoso na internet (a gente já falou sobre isso, lembra?)
- responder uma mensagem com carinho em vez de pressa
- comer prestando atenção no que você tá comendo
- ficar ligada no que você tá sentindo e desistir das coisas ruins (tipo raiva. ninguém merece sentir raiva)
- cuidar. de você mesma e de quem tá pertinho (ou longe – oi, Lominha! ♥)
- não escolher especiais e tratar todo mundo do mesmo jeitinho carinhoso
- não julgar
gentileza é natural de todo mundo. não tem alguém que é mais ou menos gentil, tem só um pessoal que esqueceu que isso é assim, entende? e a nossa função é lembrar as pessoas que essa gentileza está aí, que ela existe, e que ela é nossa. a gente merece viver num mundo gentil, você não acha?
me conta: o que é gentileza pra você?
você pode fazer parte dessa blogagem coletiva com a gente. o amorzices é um projeto mensal, publicado todo dia 15, criado pelo trio amorzinho Sernaiotto + Serendipity + Desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de fevereiro é ‘gentileza’. então, faz um post no seu blog e deixa o link nos comentários pra gente ver também, tá bom?
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
18 Comentários
Adorei o blog! Conheci através da Mel do Tea with Mel e adorei!
obaaa, que legal, Bruna! seja bem-vinda <3
[…] primeiro link é sobre ser gentil, e fala um pouco da ideia de gentileza, e o texto embora simples, acaba pontuando como ser gentil e […]
Ain, que lindo!
Sabe? Eu li o seu post no momento certo. No meio de um ataque de não-gentileza.
Obrigada.
bzos
brigada, você, Stef! ainda bem que o post veio em boa hora ♥
Amei o post e acho esse projeto de vocês maravilhoso!
Parabéns pela colocação achei de uma sensibilidade encantadora!
Beijinhos
aaaah, Zezinha, que amor! brigada pelo carinho ♥
Que post amor <3 Seguindo o tema fiz também um post com a minha visão sobre a gentileza 🙂
https://raynneviana.wordpress.com/
Abraço carinhoso.
obaaa, que legal Raynne!
eu SEM QUERER escrevi sobre isso ontem mesmo no blog hahahaha ai amiga, que timing! eu concordo completamente com você e te digo mais: meu exercício pessoal é o de me lembrar, diariamente, que eu posso-devo-quero continuar sendo gentil, mesmo quando a vida e as pessoas devolvem a nossa gentileza com um belíssimo soco na cara. sabe, quando a vida tá toda torta e você manda aquele EU NUNCA MAIS VOU SER BOAZINHA AGORA EU QUERO VER ME TRATAREM MAL? claro que a gente não precisa ser bocó e nem capacho de ninguém, porém se fechar, assumir uma postura combativa e violenta de antemão não é o caminho – pelo menos, não pra mim. meu exercício é esse, o de lembrar de manter o peito aberto e o sorriso no rosto, pq a vida devolve pra gente, ô se sim <3
AMIGA EU VI! inclusive, sei link vai estar na minha news de hoje ♥
mas é isso, escolher ser gentil mesmo quanto te devolvem com agressividade. tem um negócio da gente achar que é pessoal, né? que é com a gente, e às vezes a pessoa tá tão torta quanto e não sabe como lidar com o que sente.
continua com esse exercício porque ele é lindo ♥
[…] – Amorzices: uma lição sobre ser gentil […]
Foi fascinante ler este post logo assim que abri o pc, caramba ….ontem me aconteceu um incidente chato onde a RAZÃO não tinha sentido nenhum …. e vc me trouxe a resposta do porque estamos agindo tão agressivamente com determinadas situações…. Por favor…por favorzinho… não pare nunca de iluminar nossas vidas… Obrigada… obrigada mesmo….Namastê!
brigada você, Wanuza ♥
Maki, gostei tanto do post que fiz dele uma pequena ~corrente~ pra mandar nos grupos de Whatsapp.
Adorei mesmo, parabéns. Uma galera precisa só se lembrar dessa listinha.
Muita amorzice!
Obs.: que caneca linda!
aaaaa que fofo, Aninha! arrasou demais ♥
(linda né? foi um presente da Lominha!)
Amei o post, Maki <3
Outro livro que fala sobre ser gentil ao invés de ter razão é o meu queridinho "Extraordinário" 🙂
Amei a sua listinha e a forma de falar sobre gentileza :*
aaaa sim! esse livro é incrível ♥