todas as canetas que eu uso no meu bujo

canetas bujo

muita gente me pergunta quais são as canetas que eu uso no meu bullet journal. por mais que eu ainda esteja em busca das canetas perfeitas (sonho meu) eu cheguei num consenso sobre algumas que tem sido boas o suficiente para fazer tudo o que eu quero/preciso com o meu bujo.

a questão das canetas parece mesmo um problema: por causa da gramatura (o peso) das folhas, é muito comum a tinta passar para o outro lado e a página ficar manchada. aí você escreve na parte de trás e fica tudo meio estranho, meio borrão, meio arte abstrata. e aí a gente se irrita e tem vontade de fazer um fogo cerimonial com o caderninho (quem nunca).

mas antes que a gente comece um hábito de incendiar os nossos bullet journals, o melhor conselho que eu posso dar é: faça testes. eu testei muitas canetas antes de achar uma que ficasse de acordo com o que eu tinha em mente – e ainda assim não estou 100% satisfeita. o truque é ter paciência e ir buscando a melhor caneta para o seu tipo de caderno e para o que você quer.

eu, por exemplo, já desisti de usar as canetas Stabilo que tenho aqui em casa. por mais que ache as cores lindas, elas sempre vazam na folha e o resultado não fica legal. prefiro usar para um detalhe de vez em quando, mas, no geral, as canetas que tenho usado são essas aqui:

canetas bujo

Uni PN Fine Line 0.05

eu amo escrita fina. minha letra é muito redonda e ‘grande’, então quanto mais fina a caneta, mais legível e bonita ela fica. até agora, a 00.5 é a caneta que ficou melhor para esse propósito, mas por ser uma caneta de desenho, é normal a força de escrever avariar a ponta e ela começar a falhar. foi um trampo medir a força na mão para não estragar a ponta e conseguir escrever direitinho. tem dado certo. me recomendaram usar a 0.1, que não dá esse problema, e acho que esse vai ser o meu próximo teste!

Sakura Pigma Micron 02

originalmente, eu tinha comprado essa caneta para escrever normalmente, mas ela é beeem mais grossa que a Uni 0.05. agora, eu uso mais para fazer quotes nas páginas, títulos e outros detalhes maiores no meu bujo.

lapiseira Pentel 0.3mm

como eu disse ali em cima, eu amo escrita fina e o mesmo vale na hora de escrever à lápis/lapiseira. usava muito a 0.3 na época da escola e segue sendo a minha preferida até hoje. escrita fininha e mais leve, sem marcar a página se precisar apagar.

canetas bujo

Tombow ABT 620, 451 e N65

a Tombow é super famosa: é uma caneta pincel, muito usada para fazer lettering e outros trabalhos artísticos. eu amo porque as cores são mais leves, ela não mancha a folha do outro lado e dá para brincar bastante com as duas pontas diferentes (uma é pincel a outra lembra as canetinhas esferográficas que a gente usava quando era mais nova). tenho três cores e acho o suficiente. consigo brincar bastante e colorir um pouquinho o meu bujo.

canetas bujo

marcadores de texto Pilot Lumi Color e Oval

tenho três marcadores de texto diferentes porque uso cada um com funções diferentes. o amarelo é para datas, o rosa é para coisas importantes que eu preciso lembrar  e o azul eu uso às vezes como um complemento às canetas Tombow. dessas três, a única que eu uso todos os dias é a rosa, porque uso como um alerta de coisas importantes – como sou uma pessoa bem visual, ter uma cor ‘gritando’ comigo ajuda.

 

isso não significa que eu levo essas canetas todas comigo o tempo inteiro. não, não. normalmente eu faço tudo com a Uni e a minha lapiseira e depois complemento com as cores e outros detalhes. na hora de montar o meu dia, por exemplo, eu sou muito básica e preciso de praticidade. se não a coisa perde a mão e, principalmente, o propósito.

que tipo de canetas você usa no seu bujo? me conta?

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Renata Carvalho

    março 26, 2017

    Adorei as dicas!
    Essa preta Uni PN fine faz sombra no verso da folha? Estou usando um caderno igual ao seu, mas só canetas esferográficas não estão fazendo sombra, ainda não acertei a caneta de usar “todo dia”.
    Obrigada!

    • Responder

      Maki

      março 27, 2017

      olha, ela faz bem pouquinha sombra viu? não chega a me incomodar!

      • Responder

        Renata Carvalho

        abril 3, 2017

        Comprei uma para mim. A 0.1 e estou absolutamente apaixonada por ela. É perfeita para escrever no bujo. Estava atrás de uma caneta com tinta preta forte, dessas que não ficam falhadas. Estava procurando esferográfica. Até achei uma q não conhecia e que ficou muito boa ( PILOT BP-1 INOX 0.7), gostei muito e vou seguir usando em outras situações, pois no Bujo a dona do pedaço é a Uni fine line. Agora vou tentar uma com a ponta um pouco mais “grossa”, talvez a 0.3, para fazer os traçados e títulos. Obrigada pela dica!

        • Responder

          Maki

          abril 9, 2017

          oba, que bom que funcionou! eu vou tentar a 0.1 de próxima. por enquanto a 0.05 ainda tá rolando! e usar uma mais grossa pra fazer títulos e traçados é o que eu faço! funciona muito bem! <3

  2. Responder

    milca abreu

    março 22, 2017

    Esse post ficou puro amor. Eu uso as dá stabilo e sinceramente é muita raiva que passo por causa delas. Vou procurar essas por aqui e ver se dão certo comigo

    • Responder

      Maki

      março 23, 2017

      isso, tenta alguma dessas que eu falei no post! às vezes funcionam melhor. eu amo as canetas stabilo, mas é um saco que elas manchem tanto a página, né?

LEAVE A COMMENT