Como superar uma ressaca literária

Eu tenho muito disso: leio um livro incrível e ele é tão bom que depois não consigo ler mais nada. Ou leio um livro meio ruinzinho e me desanimo pra ler. Ou ainda eu não tô num momento muito focado em leituras e aí fica difícil engatar em qualquer livro que seja.

como superar uma ressaca literária

Você também já teve dessas? Eu, pra ser bem sincera, estou com um pouco de bloqueio quando se fala em leituras. Depois dos cinco livros que li em janeiro, tô travada e não consigo terminar de ler nenhum. Recomecei Romeu e Julieta, meu preferido do Shakespeare, mas também travei e não passo da página 60.

Tem horas que a sua mente pede por outras coisas mesmo e não adianta ficar forçando uma coisa que não sai. É ir contra o fluxo, sabe? Mas é verdade que desde que comecei a trabalhar de casa, ficou mais difícil manter uma rotina de leitura – não tem o ônibus pra me incentivar a ler alguma coisa no caminho!

E tem um jeito de sair dessa? Tem, sim senhor:

1.Releia o seu livro preferido

Essa é batata e funciona muito pra mim. Eu comecei com Shakespeare, mas sei que é uma leitura difícil, então talvez tenha que mudar o foco um pouquinho. Mas reler aquele livro que você já sabe quase de cor é a melhor opção pra destravar e você pegar ritmo de novo. O meu livro favorito pra isso (que também é o favorito DA VIDA) é Ana e o Beijo Francês, da Stephanie Perkins.

2.Escolha uma leitura leve

Não vale tentar sair de uma ressaca literária lendo Ensaio Sobre a Cegueira, do Saramago, ou Amor nos Tempos do Cólera, do Gabriel Garcia Márques. São livros difíceis, longos, e que demandam um nível de atenção. Uma leitura mais leve, calminha, fácil de fazer é o ideal pra você retomar o ritmo. Opte também por livros mais curtinhos, contos, leituras fáceis mesmo.

3.Não se force

Não tem nada pior do que fazer uma coisa forçada. Você vai contra o fluxo, sabe? E aí você pega raiva da coisa e não aproveita, como tem que ser. Se você não tá conseguindo ler mesmo, esquece! O mundo não vai acabar por causa disso. Dê um tempo e quando a vontade voltar, você retoma!

4.Compre/alugue/pegue emprestado um livro

Tem horas que aquela visitinha na Livraria Cultura da Paulista (amo!) ou na biblioteca mais próxima (ou na biblioteca do amigo!) é tudo o que você precisa pra te inspirar a voltar a ler. Uma dica que eu ouvi (não lembro onde agora) é pedir pra ler o livro favorito de outra pessoa. O carinho que vem junto já é o suficiente pra te deixar curiosa e dar aquele empurrãozinho pra você destravar.

Mas sabe o que me inspira mesmo a voltar a ler? Além de uma vontade real (porque se eu me forçar e não quiser, eu caio naquela raivinha que falei ali em cima), é lembrar que todo livro tem uma história que vai além das páginas. Pensa assim: tem uma pessoa que escreveu aquele livro e, no meio daquelas palavras todas, tem um bocado dessa pessoa. Ler o livro de alguém é uma porta de entrada pra conhecer essa pessoa, o que tem na mente dela, o que ela gosta e o que não gosta, as referências que ela tem… É uma forma de relacionamento. Não tem como não querer ler depois de focar nessa meta: em conhecer quem escreveu. Entende?

O que você faz para superar uma ressaca literária?

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Rubyane Santos

    junho 3, 2016

    Ótimas dicas! Adorei a primeira e a ultima. De fato não como não querer ler um livro depois de pensar em conhecer melhor um autor.

    • Responder

      Maki

      junho 4, 2016

      Oi, Ruby! (posso te chamar assim?)
      Desde que aprendi isso, sempre tento olhar para um livro como muito mais do que uma história, mas uma maneira de entrar em contato com o autor mesmo, de conhecer sobre ele. Um real interesse, sabe? Tem sido uma experiência incrível ♥

  2. Responder

    Gabriela

    maio 18, 2016

    Caramba, assino embaixo de tudo o que você disse! Vira e mexe, a ressaca bate forte, mas essas dicas são mesmo infalíveis! Ah, e o que dizer de Anna e o beijo francês? Livro mais lindo da vida! ♡ Favoritão também!

    Sou nova por aqui e estou amando o seu trabalho. Sucesso!

    Um Beijo.

    http://www.sinhamocha.com

    • Responder

      Maki

      maio 19, 2016

      Oi, Gabriela!
      MENTIRA que você também gosta de Anna e o Beijo Francês! Que incrível! É muito bom, né?
      Fico feliz que você esteja gostando! Beijos! ♥

LEAVE A COMMENT