cotidiano

Já comentei algumas vezes aqui que eu passei uma temporada na França, entre 2013 e 2014. Eu morei em Nice por cinco meses, justamente para estudar francês, e foram meses maravilhosos, que eu realmente precisava.

3 lições que eu aprendi morando na França

A vista da varanda do meu apê em Nice

Agora eu vejo que saí praticamente fugida do Brasil e de todos os meus problemas aqui, mas, mesmo assim, não deixou de ser menos maravilhoso e perfeito. E, nesse tempo por lá, eu aprendi três coisas essenciais pra qualquer pessoa:

1.Tenha calma

Os franceses são muito tranquilos. Principalmente na hora de comer. Eles fazem tudo no seu tempo, não existe correria. Tudo é feito de forma tranquila, bem na boa. Comer em 15 minutos? Jamais! As refeições lá duram horas, se depender deles. Lembro também que eu passei uma semana sem dormir por conta do estresse e da pressão que eu coloquei em mim mesma quando estava em São Paulo. Uma semana me preocupando com coisas que não eram mais minha responsabilidade. Uma semana. Reflitam sobre isso.

2.Menos é mais

Já comentei isso em alguns posts sobre o armário cápsula, mas os franceses realmente são muito menos ligados ao consumismo do que os Estados Unidos ou o Brasil. Os armários são pequenos justamente refletindo essa cultura do slow fashion. Eles priorizam muito a qualidade ao invés da quantidade. Acreditem quando eu digo que eu vi muito mais turistas do que franceses dentro das lojas.

3.Tudo bem pensar na vida

Os cinco meses que eu fiquei lá, o que eu mais fiz foi refletir sobre a minha vida. Eu não sabia, mas naquele momento eu já estava no meio de uma crise depressiva que só pioraria quando eu voltasse para o Brasil. Mas eu pensei muito sobre o que eu queria para a minha vida, quem eu era, o que eu era e como chegar até onde eu queria. Ok, eu posso não ter colocado isso em prática por N motivos (principalmente, porque eu não queria), mas a real é que explorar os seus próprios pensamentos é importante para saber quem você é. Passar muito tempo longe de si mesma não resulta em boa coisa.

Penso em fazer mais posts sobre a minha temporada na França. O que você gostaria de saber sobre isso?

Você já foi pra França? Gosta da cultura de lá?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
23 Comentários
  1. Bruna  em julho 28, 2018

    Oi Maki
    Muito legal sua experiência, estou indo para Nice em setembro, pretendo ficar uns 3 meses, vou alugar no airbnb por um mês, depois vou ver se encontro um quarto vc sabe se tem pensões ou republicas por lá, aqui em são Paulo eu moro em uma republica só para mulheres, sabe se tem algo do tipo em Nice?

    • Maki  em julho 31, 2018

      oi, Bruna, tudo bom? infelizmente, não sei… como fiquei só em Airbnb por lá (e no mesmo imóvel, por todo o tempo), não cheguei a procurar outras opções…

  2. Marcelo  em março 02, 2018

    Adorei o q vc escreveu!!!
    Eu estou tentando alugar um quarto pra eu morar em Nice.
    Qdo eu morei em UK, eu usei o gumtree.com e vi centenas de anuncios de quartos de todos tipos.
    Hoje passei HORAS no Google e so encontrei hoteis.
    Como faço pra alugar um quarto de solteiro em Nice??
    Por favor me ajuda!

    • Maki  em março 03, 2018

      Marcelo, quando eu morei em Nice, eu aluguei um apartamento com uma amiga no Airbnb. às vezes, você tem alguma sorte por lá!

  3. Eduarda rosa  em junho 14, 2016

    Salut Maki! j’aime votre opinion :3 mon frances n’est pas bon. Vous pouvre parle pour votre cour de france?

    Eu gostei muito de saber q eles são assim, calmos, hoje precisamos reduzir nosso ritmo e realmente como tu disse, pensarmos, não é?
    eu tenho vontade de fazer um curso e aprimorar meu francês que é bem mais ou menos, mas não sinto confiança de ir por essas agência. Tu poderia recomendar, contar mais um pouquinho? POR FAVOR!
    Acredito que é uma ótima experiência de vida,tu pretende voltar?
    bisous!

    • Maki  em junho 15, 2016

      Oi, Eduarda!
      Ué, por que não? As agências grandes são super confiáveis, mas acho que eu posso contar um pouquinho mais sobre a experiência e o processo. E, olha, por agora não pretendo voltar não. É que eu tenho uma outra meta, e não faz sentido eu sair do Brasil, a não ser que seja algo que realmente me ajude com essa meta, de alguma forma, entende?

      • Marcela Rangel  em agosto 26, 2018

        Olá Mami! Adorei seu compartimento. Estudei francês na infância, a gente relembra poucas expressões, mas fazer um curso para me comunicar, poder viajar e quem sabe morar. Pode me dar alguma dica onde procurar em Nice? Muito obrigada!

  4. Paty  em dezembro 29, 2015

    Olha, eu tenho uma amiga negra que foi passar férias na frança e sofreu racismo e preconceito por ser brasileira e por ser negra.
    achei péssimo….sei que pode ter sido um caso isolado, mas pelo que ela contou é comum.
    ela foi a um casamento e falou em inglês com algumas pessoas, no meio de uma delas alguém falou: “em francês por favor”.
    só que ela não fala francÊs fluente.
    achei deselegante.
    porque vc vê, aqui no brasil os estrangeiros são tratados com cordialidade,né?
    vc já ouviu algum outro caso de preconceito com brasileiros?

    • Maki  em dezembro 29, 2015

      Oi, Paty, tudo bom?
      Então, em Paris eles tem mesmo um problema com os negros, principalmente porque parte da população negra que mora por lá é composta de imigrantes vindos da Àfrica, que moram nos subúrbios da cidade. E mais, eles não gostam mesmo quando as pessoas chegam falando em inglês com eles. Isso eu senti na pele mesmo, porque a primeira vez que visitei a França tive dificuldade de comunicar principalmente por conta disso. Se você chega falando pelo menos um ‘bom dia’ em francês eles já aceitam melhor conversar em inglês. Fora isso, eu morei em Nice que é uma cidade bem mais tranquila do que Paris e não tive problemas ou passei por situações de preconceito, que eu me lembre.

      • Paty  em dezembro 30, 2015

        Obrigada pelo feedback maki (olha eu usando expressão em inglês pra ódio dos franceses heheehe)
        legal saber disso, mas no mais os outros poucos brasileiros que eu soube que tiveram contato com os franceses tb não tiveram uma recepção assim muitoooo amiga, principalmente qdo se falou “brasil”.
        bom, mas fazer o que, faz parte né? cada um com sua cultura e seu modo de ser.

        um beijo grande e feliz ano novo!

        • Maki  em dezembro 31, 2015

          Exato! O que a gente faz de melhor é levar amor e alegria onde quer que vá. Vai de cada um aceitar ou não, né?
          Feliz ano novo!

  5. Fran Oliveira  em dezembro 18, 2015

    Eu tenho muita vontade de conhece a frança, então, adoraria ler mais post sobre lá e de tudo. Eu já tinha ouvido falar que eles não era tão consumistas, mas, achei que não era verdade, por sempre estarem tão elegantes. e também tinha ouvido sobre isso, que são pessoas bem calmas, já fico me imaginando na frança, já que sou ligada a 220 vts hahaha!
    Beijinhos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Maki  em dezembro 18, 2015

      Oi, Fran!
      Então, é que eles buscam muito qualidade ao invés de quantidade. Eles investem em roupas boas, sabe? Por isso esse ar sempre super elegante. Eles cuidam muito bem da imagem! Pode deixar que eu vou escrever mais sobre! Beijos!

  6. Matheus Marlley  em dezembro 18, 2015

    Top de mais! uma vez conheci uma francesa e ela era realmente tranquilona. pra comer era uma beleza, quando eu acabava ela ainda tava na salada, e comia e meditava rsrsrsrs Mas adora!

    Um abraço!
    http://matheuscomh.blogspot.com.br/

    • Maki  em dezembro 18, 2015

      Oi, Matheus! Pois é, o pessoal por lá é bem assim mesmo. Eu também adoro! Beijos!

  7. Amanda  em dezembro 18, 2015

    Legal saber que eles são assim. Já assisti vídeos de uma intercambista na França, mas ela não mencionou que eles eram tão calmos e pouco consumistas, gostei de saber, quero muito aprender francês e, quem sabe, ir lá um dia *-*
    Conte mais sobre a França sim! As coisas que fez lá, lugares que visitou, cultura, tudo isso é muito legal.

    • Maki  em dezembro 18, 2015

      Oi, Amanda!
      Pode deixar, vou contar sim!
      Elas são bem pouco consumistas mesmos. É bem interessante de ver!

  8. Bessie B.  em dezembro 17, 2015

    Tem um post da Marina do Coisas de Diva que ela comenta sobre a moda e beleza francesa e comenta justamente isso, que é rarissimo ver makes completas e looks mirabolantes por lá! Acho um máximo. Eu adoro a França, por mim pode fazer vários posts assim <3

    • Maki  em dezembro 17, 2015

      Nossa, é muito! É tudo muito simples e chique, sabe? Tudo bem minimalista mesmo. Eu amo demais!
      Oba, legal, vou fazer vários posts sobre então!

  9. Mariana  em dezembro 17, 2015

    Olá Maki, ótimo texto. Estou lendo um livro sobre o estilo de vida francês, que se chama “madame charme”. Foi escrito por uma norte-americana que assim como você, passou uma temporada morando na frança e observou muitas dessas questões. a parte que eu mais gostei até agora foi a que ela fala sobre alimentação. que eles fogem de fast-food e valorizam a qualidade dos alimentos. tenho muito interesse por este tema, pois já tive a oportunidade de morar na espanha e na itália e também observei algumas diferenças em relação à nós, brasileiros. se você puder escrever mais sobre isso, seria ótimo. bj.

    • Maki  em dezembro 17, 2015

      Oi, Mariana, tudo bom?
      Eu li esse livro, é ótimo! E tem algumas dicas superinteressantes. Uma das que eu mais gostei foi sobre incorporar o exercício no dia a dia sabe, eu faço muito isso, adotei pra vida! Vou anotar para fazer uns posts desse tipo que você falou! Obrigada pela dica! Beijos!

  10. KARINE  em dezembro 17, 2015

    Eba! ❤
    Já amei o primeiro post.

    Não sabia disso sobre os franceses serem calmos, aliás, eu conheço bem pouco da cultura francesa. Agora isso do menos é mais, principalmente quando se trata se compras é algo que rola em quase toda européia, né? Já li muitas vezes sobre isso, e essa diferença no modo de viver/comprar me faz ter mais vontade ainda de morar por um tempo em algum país europeu, hahaha.

    • Maki  em dezembro 17, 2015

      Nossa, demais. Não chega lá apressada que vc só vai ouvir grosseria. Eles fazem tudo do jeito deles, da forma que eles acham melhor, no tempo deles. É tudo muito desacelerado. E eu curto demais essa consciência de compra que eles têm. Foi assim que eu comecei a pensar melhor sobre o que eu tinha no guarda-roupa e tals.