Jornalista que sou, de tempos em tempos eu tenho um sério caso de bloqueio criativo. Não consigo escrever, ler, não consigo terminar um texto, nem mesmo uma notinha, a não ser que seja um trabalho que eu preciso mesmo entregar, daí eu dou um jeito de tirar leite de pedra e depois passo a ter um sério caso de burnout.
E aí, você me pergunta, como superar esse tipo de bloqueio? Eu tenho alguns truques (que se resumem a andar sem rumo pela avenida Paulista, fazer maratona de uma série ou sentar no café mais próximo para ler), mas pensei em alguns outros que podem ser divididos com você aqui:
- Comece a escrever qualquer coisa (qualquer coisa mesmo) para entrar no ritmo
- Faça um brainstorming
- Saia para passear com o seu cachorro
- Desligue o computador por algumas horas
- Escreva em um caderno bonitinho com canetas coloridas
- Doodle – desenhe qualquer coisa, sem um propósito certo
- Tire um tempo para você
- Durma!
- Busque inspiração em um lugar inesperado
- Converse com outras pessoas sobre o assunto
- Releia em blog que você goste
- Perca algumas horas xeretando o Pinterest
- Saia para tomar ar
- Tome um café com calma e longe do computador
- Faça um alongamento
Você já sofreu um bloqueio criativo? Confesso que vou guardar essa listinha aqui em casa e tentar uma dessas coisas sempre que estiver com dificuldade para escrever! Mas, depois que comecei a fazer o método Pomodoro, tenho menos problemas com isso. Acho que o principal é sempre fazer um intervalo de tempos em tempos para recarregar as energias e dar aquela desconectada básica para não cansar de olhar sempre para a tela do computador.
O que você faz quando tem bloqueio?
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
De tempos em tempos eu passo por isso, vou testar algumas coisas dessa sua lista na próxima vez. Sempre que passo por bloqueios eu apenas não forço, dou uma desencanada, vou fazer outras coisas e passo um bom tempo no pinterest ❤
É, então! Eu tbm prefiro dar um tempo. Sempre corro pro Netflix ver um milhão de episódios de How I Met Your Mother!
Eu não sei se o que eu to passando é um bloqueio criativo mas ultimamente para conseguir escrever um texto tá dando um trabalhoo. O ultimo post eu só conseguir finalizar por que metade dele já estava pronto nos rascunhos. Eu normalmente gosto de caprichar no que eu escrevo no blog, como se fosse um treino de dissertação sobre algum assunto, então dá um trabalho ainda maior para finalizar um texto (e eu até prefiro assim, viu?). No meu caso, o que eu acho que ta faltando é desconectar um puco mais, as vezes eu sinto como se eu tivesse recebendo muuita INFORMAÇÃO (DESNECESSÁRIA na maioria das vezes) ATRAVÉS de redes sociais e normalmente quando eu sinto isso é como se minha mente CANSASSE um pouco sabe? Li um post seu por aqui em que você falava quando desconectou das redes sociais por um tempo e eu acho que vou seguir seu exemplo! hahahaha
Beijão
Deus te abençoe!
Oi, Beatriz!
Nossa, eu te entendo DEMAIS! Também tenho essa sensação de que estou recebendo muito informação o tempo todo, sem saber muito bem como filtrar tudo isso. O jeito é desconectar mesmo! Melhor coisa que eu fiz. Tô até pensando em fazer de novo, alguns dias de detox total pra dar um tempo pra cabeça descansar!
Beijos
Adorei as dicas. Tem horas que é bem difícil ser criativo, ela simplesmente some!
VOu tentar usar essas dicas quando precisar!
Beijinhos 🙂
Bru Santos ♥
http://www.queseame.com
Oi, Bru!
Ah, que legal! Usa sim, tenho certeza que pelo menos uma delas vai resolver o seu bloqueio!
Beijos!
Nossa, tem épocas que minha criatividade bomba, mas tem épocas que não sai nadaaaa!
Normalmente eu dou um tempo mesmo sabe, vou me distrair com outras coisas e espero passar.
Mas adorei suas dicas, vou tentar utilizá-las no meu próximo bloqueio criativo!!
Beijo
http://BRIGADEIRODEAMORA.BLOGSPOT.COM.BR/
Oi, Ana!
Eu sou assim também! Parece que a fonte seca e sobra só pó lá dentro! Sair para distrair é a melhor coisa, você vai tomar um ar, vê gente e recobra as energias!
Beijos!