cotidiano

Toda vez que eu paro para pensar na minha profissão, tenho certeza que escolhi o caminho certo. Eu não sou ingênua a ponto de pensar que vou querer fazer isso para todo o sempre (vai que amanhã eu decido virar paisagista!), mas, agora, eu sei que estou fazendo o que eu amo.

Para mim, tomar essa decisão foi até que fácil, porque engloba tudo o que eu mais gosto de fazer: ler e escrever. Ou seja, era isso ou virar escritora (que, quem sabe, um dia eu viro também!).

como-ser-jornalista

E, verdade, eu ainda posso evoluir muito na carreira, mas acho que todo bom jornalista precisa de, pelo menos, três coisas principais:

1.Faro
Sim, o bom e velho faro jornalístico. O que vira notícia? O que vira post? O que vale dar e o que não vale? Como vale? Quem vale entrevistar? Quantas fontes valem para a matéria? O bom e velho brainstorming somado ao bom e velho olhar apurado. Percebi que um bom jornalista observa muito e entende quando alguma coisa chama a atenção e vale ser noticiado. E isso vale para tudo, viu? Não só para hardnews. Até uma abordagem diferente para um assunto de moda ou beleza, cultura, entretenimento, etc. Tem que prestar atenção para saber o que é válido e o que não é.

2.Bom português
Eu sei que isso parece redundante: ‘ah, claro que jornalista tem que ter um bom português’, mas, ó, você não tem ideia do tanto de matéria que eu já li por aí com erros GROTESCOS. E não foi só em sites pequenos não, viu? Em muito portal grande também. Vale sempre a regrinha do ‘não sabe, pergunta pro coleguinha do lado’ e se nem ele sabe, também é válida a máxima ‘dá um Google’. Melhor do que escrever errado. E isso também vale para nomes de pessoas ou lugares! O que eu já vi de erro com isso… E confesso que já cometi alguns também. Aprendi do jeito mais difícil a nunca confiar na memória quando o assunto é nome (a não ser o meu, claro!).

como-ser-jornalista-2

3.Bagagem
Sim, sim. Isso também parece redundante. Mas recentemente eu fiz um curso de jornalismo de moda e o professor explicou mais uma vez sobre a importância de ler bastante para um jornalista: às vezes uma matéria que você leu de economia se relaciona com uma de moda, ou um livro pode ser usado em uma crítica de cinema. É uma forma de enriquecer o texto, entende? Quanto mais bagagem de conhecimento você tem, melhor para a sua reportagem. Isso quer dizer que você tem que saber tudo sobre tudo? NÃO! Isso não é possível. Mas tentar sempre ler bastante, sejam revistas, jornais ou livros, ajuda muito a melhorar o seu português e também a deixar o seu texto com muito mais conteúdo.

Cada um desses pontos pode sempre ser desenvolvidos com a prática, claro. E é algo que eu tenho tentando fazer, ainda mais quando o assunto é faro. Por muito tempo achava que não era muito boa de ideias de pauta e sentia que trabalhava melhor quando a pauta me era passada e eu só desenvolvia. Mas sinto que isso já está mudando!

Você é jornalista? O que você acha que um jornalista precisa ter para ser bom no que faz? Me conta nos comentários!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
2 Comentários
  1. RENATA FREITAS  em agosto 23, 2016

    Maki, adoro seu blog. de paixao!!!
    adorei as dicas sobre o que todo jornalista deve ter, e cada coisa que leio me dá um desanimozinho… faço jor, estou no 4º período mas af, ando tão desanimada com o curso. comecei numa empolgação danada, e agora parece que, ah, sei lá! amo o mundo da comunicação, sei que é aqui a minha área mas não sei se é exatamente jornalismo. fico até triste com isso. mas muito feliz por vc estar feliz 😀

    • Maki  em agosto 23, 2016

      Renata, não desanima não! ó, tudo bem se você acha que a profissão ‘não tem futuro’ e mais um monte de coisa que dizem por aí. pra ser bem sincera, isso não importa viu? o mais importante de tudo é você fazer o que faz de coração aberto, colocando quem você é no seu trabalho, achando em você mesma a motivação para ir em frente. é aí que a magia mora. e daí tudo fica gostoso de fazer. mesmo fazer release e trabalhar com assessoria (alô, piadinhas de jornalista rata de redação! ahaha).