Semana passada, como eu comentei no Na Web de ontem, eu tive alguns dias bem complicados. E percebi que quando eu me sinto triste, eu sempre recorro à alguns macetes que a minha terapeuta me ensinou e outros que eu desenvolvi sozinha, ao longo do tempo, para dar uma animada.
Nem preciso lembrar que essas dicas não substituem um tratamento de verdade, né? Mas, às vezes, bate aquela tristeza sem motivo algum e você sente que precisa de um pick me up para mudar o humor do dia (e o seu próprio claro!).
Música, para mim, é um santo remédio. Quando eu me sinto mais para baixo abro o Youtube e começo a escutar todas as músicas animadas que eu consigo lembrar, e na hora já sinto aquele quentinho no coração. Atualmente, Fifth Harmony e Little Mix (girl power!) são as minhas girlbands preferidas para o animar o dia. A música nova de Little Mix, aliás, chamada Black Magic, é MUITO boa e me dá vontade de sair dançando por aí, como se estivesse num clipe dos anos 1980.
Pode parecer muito clichê, mas escolha qualquer coisa que você goste muito fazer – pode ser pintar um livro de colorir, ler o seu livro preferido, assistir um filme, ver uma série de televisão, tricotar, jogar videogame… Vale qualquer coisa – e faça por um período limitado de tempo. Digo limitado porque fazer aquela coisa o dia inteiro pode piorar o seu humor, ao invés de ter o efeito contrário. Tipo quando você passa um dia inteiro vendo séries e depois se sente meio inútil (been there, done that).
Acho que é minha tia que sempre fala: cabeça vazia, oficina do diabo. Ficar em casa num dia triste sempre piora a minha sensação de tristeza, então quando nenhuma das opções acima funcionam eu faço duas coisas: 1) pego um caderno, caneta e corro para o Starbucks mais próximo escrever o que está na minha cabeça; ou 2) vou até uma livraria que eu adoro e passo a tarde olhando os títulos novos, folheando revistas, vendo os CDs e DVDs… Me dá uma sensação de bem-estar! É uma coisa pequena, mas que ajuda bastante. Isso claro, quando alguma amiga não pode me acompanhar ou pode sair para fazer qualquer coisa. Companhia também é sempre bem-vinda!
Vocês têm algum macetinho para ajudar um dia triste a ficar mais feliz? Eu, normalmente, sempre misturo as opções um e três. Coloco uma playlist bem animada para tocar no iPod e saio por aí passeando. Ver gente, respirar ar puro (quer dizer… Não tão puro, né?) e sentir um pouco do sol na pele sempre me deixam mais animadinha!