cotidiano

Daí que você conseguiu terminar a faculdade. Pegou o diploma, usou aquela beca ridícula, fez a festa e comemorou a sua capacidade de sobreviver ao TCC até altas horas da madrugada. Mas passado o momento de alegria, aquela felicidade repentina de acabar mais uma fase da vida você se vê… Não tendo ideia do que fazer dali em diante.

É normal se sentir um pouco perdido depois que você, finalmente, termina o ciclo de estudos completo que a sociedade espera que você faça. Parece que alguma coisa está faltando agora que a fase adulta finalmente começou e você pode até se sentir um tanto quanto inadequado se não é um dos sortudos que sempre soube o seu talento e o que queria fazer da vida. Se você foi efetivado no estágio, pode ser que sinta que o emprego não é pra você. Se você está desempregado, pode achar que nada daquilo fez sentido algum.

formatura

Mas não tente se desesperar. Sempre existe uma solução para tudo, e se você não tem ideia do que fazer depois de se formar, aqui vão três dicas:

formatura-1Tire um mês, uma semana, um ano para conhecer aquele lugar que você sempre quis, mas não teve a oportunidade enquanto estava na faculdade por N motivos. Aproveite para fazer as coisas com calma, nunca se sabe o futuro, então se você pode fazer isso agora, aproveite o máximo que puder (e tente planejar para fazer isso depois também!). Faça um mochilão, trabalho voluntário no exterior, um curso de especialização… Mantenha-se curioso!

formatura-2Se você acha que a faculdade que você fez talvez não seja o caminho que você quer seguir, faça cursos! Muitos deles, aprenda o máximo possível! Faça contatos, converse com pessoas diferentes, entenda melhor o mercado em que você quer entrar ou criar – nunca se sabe. Aliás, isso vale também se você gostou da faculdade que fez e se você não é mais tão recém-formado assim. Aprender nunca é demais.

formatura-4Se você não tem ideia do que fazer agora que está formado, se o trabalho não está legal, se o curso não foi o que você esperava, não tenha medo de pedir ajuda. Não precisa ser necessariamente para algum familiar, mas para pessoas da área que você está ou para a qual quer ir, pessoas que você admira de alguma forma. Às vezes uma palavra de reafirmação é tudo o que você precisa, e às vezes aquele banho de água fria pode ser bom também. Mas lembre-se: peça ajuda sem esperar nada em troca, seja educado e respeitoso. Não espere que a pessoa resolva todos os seus problemas, porque quem tem que fazer isso é você mesmo.

Vocês conseguem pensar em alguma outra coisa legal de se fazer? E, olha, preciso dizer que é bem normal MESMO se sentir meio perdido (eu me sinto assim até hoje!), e tudo bem se você achar que o curso que fez não é exatamente o que você queria da vida, isso não é o fim do mundo e, ao contrário do que as pessoas podem dizer, você não perdeu tempo algum. Acho que somos ‘obrigados‘ a escolher uma profissão muito cedo e é normal mudar de ideia!

(Ps: esse post foi feito em homenagem ao meu irmão que teve a coragem – e é coragem mesmo – de começar outra faculdade só pra seguir a profissão que ele queria! Você é meu orgulho, Lo!)

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!