rotinas com afeto

percebi, não tem muito tempo, que nunca apresentei o clube navegantes por aqui. o que é horrível, porque esse é um dos meus projetos preferidos. ao mesmo tempo, faz sentido, considerando o medo que eu tinha de falar sobre o que eu mesma faço, uma eterna ironia considerando o tanto que eu compartilho de mim mesma por aqui.

mas, sabe, 2022 mal começou e está se mostrando uma verdadeira montanha-russa, que eu espero que sossegue em breve. se você também assina a newsletter do blog, chamada mar aberto, já sabe que o primeiro e-mail de fevereiro foi sobre mudanças (de novo), em que eu apresentei (de novo) o navegantes pra quem me acompanha por lá.

hora de fazer o mesmo por aqui.

sabe, o navegantes começou de maneira bem simples. a ideia era só oferecer uma forma de quem acompanha o blog apoiar o meu trabalho. também tinha o objetivo de valorizar o que eu faço por aqui. mas, quando comecei, eu percebi que poderia fazer mais por aquelas pessoas e por mim mesma, e o que era só uma forma de apoio virou um clube de escrita completo.

não erro ao dizer que foi um passo maior do que a perna.

foi porque eu trabalho demais (e amo trabalhar imensamente), mas também porque amo esse projeto, que me vi encontrando um jeito de dedicar mais tempo pra ele, mesmo não tendo. acho que você já sabe o resultado disso, né? eu me vi…

bem, eu me vi completamente exausta.

então, a crise de começo de ano (ela bateu por aí também?) me mostrou que talvez fosse o momento de dar alguns passos pra trás.

foi o que eu fiz.

pra mim, criar significa trocar. eu preciso de conversas e de troca e de aprendizado em conjunto pra me sentir inspirada tanto quanto de todas as outras coisas que eu já falo por aqui sobre o assunto. e essas trocas não tavam acontecendo.

vi o projeto começar a minguar junto com a minha motivação e isso, confesso, me doeu mais do que qualquer coisa. tive que ser corajosa também e assumir que se algo não estava funcionando, era hora de mudar. por isso, cá estamos.

pra esse recomeço, o navegantes voltou a ser um projeto com um único valor de apoio. não só isso, mas ele vai ser, daqui pra frente, o meu grupo de estudos particular, o lugar onde eu compartilho o que eu estou aprendendo e estudando de forma unilateral, pra começar conversas que antes não estavam acontecendo. vai ser muito mais eu compartilhando com você o que tá rolando por aqui do que qualquer outra coisa.

isso significa que por R$ 5 mensais, você:

  • pode fazer parte de um grupo no Telegram (se quiser!);
  • vai receber um e-mail com um podcast secreto (é isso mesmo) + novidades e reflexões que surgiram por aqui;
  • vai receber um segundo e-mail com o que eu tô chamando de baú de repertórios: um resumo dos meus estudos sobre escrita daquele mês + referências e inspirações relacionadas pra você admirar e guardar por aí.

a leitura conjunta vai ser absolutamente opcional. todo mês vou compartilhar o autor que vou ler e estudar no mês seguinte e você pode acompanhar, se sentir vontade. a ideia é aprender e aprimorar a minha própria escrita a partir desses estudos e compartilhar todos os insights que eu tiver com você.

pra começar, em fevereiro vou reler Romeu e Julieta, minha obra favorita de William Shakespeare, além de estudar o máximo que puder sobre a vida desse autor (além de ter uma justificativa oficial pra ver o Leo DiCaprio novinho em Romeo + Juliet). sou apaixonada pela forma como ele escreve desde novinha e sei que posso aprender muito com a vida e a obra dele.

confesso que essa ideia voltou a me animar muito. porque traz a coisa de volta pra mim, sabe? fica mais na minha mão e no que eu me comprometo a fazer. é mais independente, digamos assim. de qualquer maneira, fico animada em pensar que você pode querer participar também, então, eu espero que você tope aprender comigo nessa.

CLICA AQUI PRA FAZER PARTE DO CLUBE NAVEGANTES

vai ser bem legal ter você por lá. bora?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
1 Comentário
  1. Emerson  em fevereiro 09, 2022

    Parabéns pela iniciativa!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos. Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia