inspiração » rotinas com afeto

eu sei, eu sei. “ordinários” não é lá uma das palavras mais bonitas do dicionário de português. mas pensa nela como sinônimo de “banais“, “corriqueiros“… assim fica melhor, você não acha?

sabe o que é… eu tava aqui no meio de um texto complexo pro trabalho e começou a tocar Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, do Emicida, no fone de ouvido… aliás, só um parenteses, já posso considerar essa a minha música do ano? posso, né. foi base pro meu manifesto de 2021, pra arte do Instagram, e eu não paro de escutar. então, tá decidido.

dias ordinários desancorando

enfim, começou a tocar essa música por aqui, e eu senti uma alegria pela forma como o Emicida constrói cada um dos versos, sabe?

A esperança pinta em aquarela
Chiadeira de rádio, TVs e novelas
O passeio das abelhas, o concordar das ovelhas nas orelhas
E a vida concorda de tabela

credo, que coisa mais bonita! daí, eu tava lá fazendo o que eu mais amo – escrever -, começou essa música linda, Michael Scott tá aqui dormindo esparramado no meu pé, cai uma chuva torrencial lá fora e eu comecei a chorar.

juro pra você.

comecei a chorar porque eu descobri que eu amo os dias ordinários. os dias simples. os dias corriqueiros, cheio de pessoas e cheiro de café e o cachorro que come o apoio de porta, mas ainda assim é o amor da minha vida. de piadas entre um momento de foco total no trabalho e outro. de almoços de domingo e pizzas nas sextas-feiras à noite. de passarinhos que fazem rasante na minha janela, de aulas à noite, exercícios na sala pela manhã, e agendas e os famigerados calls e… cotidiano.

eu sou apaixonada pelo cotidiano.

tanto que num ímpeto (onde começa tudo!) larguei o trabalho pra tirar uns cinco minutinhos de pausa e deixar a inspiração desse dia tão lindo tomar conta de mim, preencher cada centímetro do meu corpo da mais pura alegria borbulhante que me faz chorar quando eu olho pela janela, a chuva caindo, e me deixo embalar por uma mistura de Emicida e as gotas voando com pressa lá fora.

eita, como a vida é bonita.

até comentei sobre isso nos Stories outro dia… ah, se eu pudesse mostrar pra Maki de 2015 onde ela estaria hoje… o que estaria fazendo, com quem estaria vivendo, que ela teria um cachorro! principalmente, se pudesse contar pra ela que ela nunca mais sentiria vontade de não acordar, talvez ela não acreditasse.

mas cá estamos. e como eu acredito que o tempo-espaço é uma coisa bem louca (uma opinião que, talvez, somente outros fãs de Doctor Who compartilhem comigo), eu acredito que, de alguma forma, ela tá ouvindo tudo isso e se sentindo esperançosa pelo futuro, pelo que vem por aí pra ela.

claro, não vamos deixar de considerar o contexto – isso, jamais! mas eu sei – e ela também – que quando a gente faz a nossa parte em viver em paz isso reverbera tanto quanto uma música lindamente escrita. alcança os confins do universo, os lugares mais escuros e obscuros da mente e mostra pra esse mundão que é possível a gente olhar pro cotidiano como se fosse uma grande festa de aniversário com tudo o que a gente mais ama (mas talvez eu seja a única pessoa no mundo que ama camafeu de nozes, o típico docinho de tia rica).

e isso cresce e expande e, meu Deus!, eu já nem tô cabendo mais no meu próprio quarto agora. olha só, tem alguém cantando na cozinha, é hora do café e o ordinário continua sendo extraordinário porque é cheio de vida, cheio de mim.

falando em café, acabou de passar alguém aqui na porta falando que tá pronto. o cheiro já faz a minha boca aguar pelo gosto amargo e delicioso de mais uma tarde absolutamente comum e maravilhosa e linda e feliz. vou lá, tá bem? mas fica tranquilo, daqui uns 20 eu tô de volta. ou não, vai saber. pode ser que mais alguma extraordinariedade ordinária me prenda atenção no meio do caminho e aí, já viu. eu volto quando a alegria quiser.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
19 Comentários
  1. blog excelente e incrível. Eu realmente quero lhe agradecer, por nos dar melhores informações.

  2. Vinicius da Silva Paula  em janeiro 26, 2021

    Gratidão; que delícia os dias assim, sei lá!!!!

  3. Bianca  em janeiro 23, 2021

    esse foi um daqueles textos que só fazem surgir um sorriso genuíno no rosto. obrigada por isso.

    • Maki  em janeiro 25, 2021

      brigada você, Bianca! <3

  4. Ana  em janeiro 22, 2021

    Oi Maki!!
    Deus sabe como gosto e fico feliz com esses seus posts que enchem o coração de simples amor. Texto gostoso de ler e sentir. Lembrei de como os meus dias, por mais ordinários que sejam, são tão cheios de sentimentos e alegrias. Alegrias simples e que preenchem a gente por dentro e transbordam por nossas ações.
    Lindo post, vou deitar com o coração quentinho!

    Obrigada, Maki!
    Abraços

    • Maki  em janeiro 25, 2021

      aaaaaa que bom, Ana! fico feliz que o post te deixou assim! o objetivo era esse mesmo!

  5. mallia  em janeiro 22, 2021

    Amiga, esse é mais um daqueles seus textos que tenho vontade de imprimir e colar na minha parede <3

    • Maki  em janeiro 25, 2021

      afe maria, você é maravilhosa!

    • Roberta  em fevereiro 16, 2021

      Mulher, faz tempo que procuro um blog atual para degustar aos pouquinhos, focar no texto e me perder. Para ler devagar mesmo, sabe? O excesso das redes sociais me cansa às vezes…

      E hoje, pesquisando algo conpletamente diferente, e que tenho percebido vim parar justo nessa lindeza de blog! To achando que foi um eu futuro que já te conhecia que me impulsionou na busca e sussurrou as palavras chaves da minha pesquisa. Agora vou degustar mais textos! bjs

      • Maki  em fevereiro 21, 2021

        ai meu Deus, eu AMEI esse comentário??????
        bem-vinda Roberta! ❤️
        espero te ver mais vezes por aqui (e que você goste do que lê!)

  6. Claudia Hi  em janeiro 22, 2021

    Ai que textinho mais amor Maki ♥ você sempre consegue passar uma vibe tão gostosinha com a sua escrita!

    Eu adorei o layout novo! Só espero que eu consiga comentar, porque antes estava dando erro rs É isso, vou clicar enviar, se você está lendo isto é porque deu certo haha

    • Maki  em janeiro 25, 2021

      ai meu Deus, me bateu um nervoso aqui de saber que tava dando erro, mas se eu tô lendo e respondendo é porque deu certo, né? auhauhahuauha
      brigada pela visita, Clau <3

  7. Jae  em janeiro 21, 2021

    MAKI, PELO AMOR DE DEUS
    É SOBRE /ISSO/, SABE?
    É sobre ver beleza nas pequenas coisas. É ver a fumaça saindo de uma caneca de café ou chá e o coração pular uma batida. É aquele sorriso bobo no rosto quado aquele vento frio entra pela janela e em pouco a chuva tá caindo, e você só está ali, apreciando e aproveitando o momento. Feliz por estar vivo, e poder viver nesse planeta, e experenciar essas coisas—que são, sim, pequenas e bobas, mas dão à vida esse toque mágico.
    Eu quase conto spoilers de Soul (Pixar, 2020), e eu não sei se você já assistiu, mas acho que pelo contexto do post você vai saber qual o meu ponto se tiver assistido. Esse filme parecia ser feito para mim, sabe? E foi inclusive bastante revelador, de mim para mim mesmo, perceber que as pequenas experiências que a vida proporciona são o suficiente para me estimular a aproveitar cada dia com todo o coração.
    (Eu não consigo acreditar que você nomeou seu cãozinho de Michael Scott ASDPOASKODPKOSPDASDPASDOKS E acredito menos ainda que tu és fã de Doctor Who, sÉRIO! Segurei gritinhos na garganta)

    • Maki  em janeiro 21, 2021

      Jae, eu não só vi como chorei POR 40 MINUTOS SEGUIDOS depois que terminei Soul. então, sei exatamente do que cê tá falando.
      fora isso: The Office melhor série. Doctor Who melhor série também.
      brigada por esse comentário tão lindo ❤️

  8. Ianê  em janeiro 20, 2021

    Como eu amo ler blogs, e ler esse teu blog. Como eu amo o cotidiano e dias ordinários. s2

    • Maki  em janeiro 21, 2021

      num é Ianê? coisa mais deliciosa (ler blogs e os dias ordinários!)

  9. Laila Avelino  em janeiro 20, 2021

    Chorei. Obrigada, precisava.

    • Maki  em janeiro 21, 2021

      *abraça forte*