bullet journal

daí que 2020 já começou um ano meio diferente dos demais. não sei se comentei isso em algum lugar, mas pela primeira vez na vida eu fiquei com vontade de me planejar pro ano e mudei um pouco a forma de me organizar.

como me organizar em 2020

eu sempre achei curioso posts desse tipo, em que a pessoa mostra como ela tá montando a própria agenda (mesmo tendo feito alguns no passado hehe), mas eu entendi recentemente o quanto isso pode ajudar e inspirar as pessoas a se organizarem também. por isso, cá estamos.

esse ano, eu tô tentando combinar dois métodos de organização.

1.bujo

sim, senhoras e senhores, o meu amado bullet journal continua sendo a forma principal de organização desta que vos fala. eu já contei por aqui o quanto amo esse método e o quanto ele é importante pra mim e não acho que isso vai mudar tão cedo.

tenho repensado mais a maneira como uso o bujo e incluído algumas coisas na minha rotina de montagem, como as revisões, tanto semanais, quanto diárias. acho que essa tem sido a principal mudança. montei também um esqueleto de revisão semanal pra não deixar nada de fora (até porque, agora estamos trabalhando com metas! juro pra você!)

já prevendo as perguntas: o meu bujo desse ano é um da A.Craft, que eu comprei lá na Liberdade, num dos meus passeios mil (mas eles vendem online também!

2.trello

já contei um pouco mais sobre o Trello aqui no blog, mas ele tem sido uma mão na roda nas últimas semanas. eu acho que finalmente encontrei um jeito de trabalhar com ele que funciona pra minha rotina (mesmo), de forma que eu não esqueça de nada que tem que ser feito durante a semana.

tô trabalhando, principalmente, com quatro colunas: metas do primeiro trimestre, a fazer, fazendo e feito. na segunda coluna eu coloco todas as minhas tarefas da semana mais as do primeiro trimestre que encaixam ali (tudo tem data de entrega!). conforme eu começo a fazer uma tarefa, vai pra coluna de “fazendo” e, depois de cumprida, pra “feito”!

tá sendo bem divertido, e o mais legal é ver o tanto de coisa que já tá na última coluna. daí, o meu trabalho diário é usar as revisões pra conferir se tá tudo no bujo, a quantas anda cada coisa mesmo e o que já foi feito. as minhas metas foram montadas no papel, mas finalizadas no Trello, então eu preciso desse vai e vem pra ver se ficou tudo ok.

eu to gostando mesmo de combinar essas duas coisas e tô achando bem divertido fazer as tarefinhas e ir completando as coisas que precisam ser completadas.

tem duas semanas já que eu tô fazendo esse esqueminha e tem sido bem incrível. a coisa mais legal é ver as tarefinhas riscadas no bujo e com o verdinho de “entregue” no Trello. dá bem a sensação de que as coisas tão caminhando, sabe?

daí, eu tenho feito um trabalho bem minucioso de prestar atenção no que eu tô sentindo e porque eu to fazendo cada uma dessas tarefas antes de começar. isso tem ajudado bastante pra evitar a procrastinação e entender melhor onde eu to investindo a minha energia, sabe? me organizar e fazer coisas voltou a ser divertido por causa disso!

você tem alguma dúvida sobre tudo isso que eu tenho feito? me conta aí nos comentários ❤️

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Lary Zorzenone  em março 10, 2020

    Olá
    Esse ano eu continuo com o Bullet Journal também. Eu estava querendo implementar o Trello, mas não sabia bem como, mas ver como você vem usando meio que me deu uma luz e acho que pode ser interessante eu fazer um teste com ele. Vou tentar.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em março 18, 2020

      Lary, testa! depois me conta como foi?

  2. Sheila  em janeiro 23, 2020

    Até que enfim consegui sentar para finalmente ler o teu post. Adorei ver que você também está usando o Trello. Eu uso mais para dividir os trabalhos com o marido do que para atividades diárias, mas já adorei a ideia. Acho que vou usar ele para os meus planejamentos de aulas. Bjs linda!

    • Maki  em janeiro 25, 2020

      é uma ótima ideia, Sheila! tenho certeza que vai ser ótimo pra você planejar 🙂

  3. Claudia Souza  em janeiro 22, 2020

    Maki feliz Ano Novo!, muitas bençãos para você…
    Gostaria de saber, quais as “coleções” que você coloca no seu bujo, pois sempre fico na dúvida do que colocar. Gostaria de ter alguns exemplos para poder me inspirar. Grata se puder responder!

    • Maki  em janeiro 22, 2020

      oi, Claudia!
      eu não tenho muitas coleções no meu bujo, pra ser sincera… na verdade, fora a legenda e a capa do mês, dificilmente faço uma coleção! mas posso fazer um post com ideias <3

  4. Layana  em janeiro 17, 2020

    Fiquei bem empolgada sobre sua utilização do trello. Mostra mais, please!
    Tenho usado a ferramenta, mas ainda não me “achei” dentro dela

    • Maki  em janeiro 19, 2020

      mostro, sim!
      o Trello é muito legal, mas leva um tempinho pra você se acostumar, mesmo <3