inspiração

eu tava aqui bem linda num sábado de manhã, sem internet, tentando descobrir o que fazer. é doido como a gente fica tão dependente de uma ferramenta que a hora que ela dá pau a gente fica o próprio gif do John Travolta

como começar aa escrever desancorando

mas eu tô desviando do assunto. eu tava aqui, sentada no sofá, esperando o celular tocar com notícias importantes e me perguntando ‘e agora?‘, quando senti vontade de fazer o que eu mais faço. escrever. 

só que escrever sobre o quê, né? taí a pergunta que tem me atormentado nos últimos dias, por mais que eu escreva o dia inteiro praticamente todos os dias. bom, abri o computador (sem internet) e peguei uma das mil abas que eu deixo abertas durante a semana pra ler depois (e nunca leio) e a primeira delas eram um texto sobre escrever. 

bom. tá decidido, vou escrever sobre escrever. 

daí, eu fui atrás de lembrar o que você me falou que queria saber sobre escrita quando eu perguntei, lá no Instagram. ‘como começar‘ foi um vencedor de votos, aliás. então, vamos lá. como começar a escrever é o tema do dia. 

contei todo esse processo doido, entre pausas pra atender o interfone e receber o moço da internet, ajudar a Shirley, que tá limpando a casa, a mudar a cama de posição e fazer mais uma xícara de chá, porque é meio assim que eu mesma começo. 

tem uma coisa que me dá vontade de tirar da cabeça e colocar no papel. mas o quê, exatamente? num sei, então eu vou descobrir. eu já comentei mais de uma vez que o exercício que eu mais faço quando não sei o que escrever é só sair escrevendo, tirando da frente tudo o que tá na minha cabeça até que as ideias clareiem. 

mas acho que quero dar um upgrade nisso também.

eu acredito, mesmo, que a melhor forma de começar a escrever é escrevendo. à mão. 

explico. nesse texto que eu comecei a ler tem uma frase muito bonita e muito verdadeira. o original tá em inglês, mas a tradução é mais ou menos assim:

se as palavras não fossem tão fáceis de serem produzidas, é possível que as pessoas as tratassem – e umas às outras -, com um pouco mais de carinho.

Markham Heid

tipo, uou. sabe? por isso que eu me liguei que o melhor jeito de começar a escrever é a mão mesmo. porque quando a gente escreve com a mão, precisa desacelerar os pensamentos e prestar mais atenção. é por isso que em O Caminho do Artista, a Julia Cameron chama as páginas matinais de algo semelhante à uma meditação ativa. você precisa prestar atenção. 

e, vamos combinar, quando a gente digita não necessariamente a gente tá prestando atenção em alguma coisa. 

então, eu acho que é isso. esse é o caminho para começar a escrever:

  1. pegue um pedaço de papel;
  2. pegue uma caneta;
  3. pegue o primeiro pensamento que passar pela sua cabeça;
  4. escreva. 

tem que a acabar a ideia de romantismo sobre a escrita. ela é só mais uma ferramenta (incrível) de comunicação. é muito mais simples do que parece. 

mas se isso não é simples o suficiente pra você, vem comigo. 

eu tava no Twitter esses dias (eu tô sempre no Twitter) e vi um fio da Jana Bianchi falando sobre um exercício de fazer um Inktober, mas de escrita. Inktober é um desafio que os artistas fazem de criar e postar um desenho por dia no mês de outubro, mas ela propôs fazer a mesma coisa com escrita. 

a ideia dela é escrever textos curtos, de até 300 palavras por dia, até o fim do mês. eu amei a ideia, fiquei com ela na cabeça e quero colocar em prática. mas vou fazer o meu #textober2019 à mão.  

independentemente do que sair dali, do que eu decidir escrever ou qualquer coisa assim, é um exercício de tanto sair do que eu to acostumada, do feijão com arroz, do textão nosso de cada dia, quanto retomar o hábito de escrever um pouquinho todos os dias. 

o que eu vou fazer com isso depois… não sei. confesso que me veio uma ideia na mente, mas ela tem que ser melhor elaborada (talvez eu precise escrever sobre isso!). mas é uma forma de começar. 

ah, outra coisa: se você quiser entender melhor como usar a escrita para cuidar de você, eu escrevi um e-book só sobre isso. chama palavras de presente. vale a pena ler, viu? 

então… é isso! taí o meu caminho para começar a escrever. eu espero que ajude. ah, e se você topar o exercício, vamos juntos. quem sabe a gente não troca essas experiências depois <3

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
4 Comentários
  1. Francine  em outubro 01, 2019

    Comecei a ler esse texto pensando em comentar sobre o quanto tenho me sentido angustiada por não conseguir escrever. Então no meio do texto eu abri um word (porque estou no trabalho e não tinha como escrever à mão, o que também prefiro) e comecei a “despejar” no “papel” coisas que há tempos queria escrever e não conseguia. E só depois, então, terminei a leitura do post com um sorriso no rosto e inspirada a, já que é primeiro de outubro, me empenhar no projeto #textober2019. Amei!

    • Maki  em outubro 06, 2019

      arrasou demais, Fran <3 espero que você tenha continuado o exercício desde então (e se não tiver, tudo bem!). me conta como tá sendo?

  2. Gabi  em outubro 01, 2019

    Amei! Adoro quando rola uma sintonia com o que estamos fazendo e o que aparece para a gente por aí. Vi seu post no Instagram 😊
    Estou tentando fazer exatamente isso há um pouco mais de 1 semana (também escrito a mão) e estou adorando! Mesmo com algumas falhas, traz muitos insights interessantes cm quando consigo fazer.
    Partiu #textober2019 😊

    • Maki  em outubro 06, 2019

      num é, Gabi? eu tô amando fazer esse exercício, pra mim tá sendo tanto uma terapia, uma pausa forçada do escrever no computador o dia inteiro, quanto um lugar de insights e rever pensamentos e coisas em que eu acredito. tô amando real!