tô com a ideia pra esse post na cabeça tem um tempão, e finalmente sentei pra escrever – até porque um dos livros dessa singela lista começou a ser lido por essa que vos fala, e escrever tudo sobre aqui passou a fazer sentido.
mas, começo de ano é aquela coisa: a gente faz algumas metas, tenta organizar a cabeça e, se tiver um propósito bem claro na mente, a coisa funciona mesmo. e eu espero que você esteja no caminho pra encontrar o seu. 🖤
dito isso, tem dois livros muito, muito, muito legais que ajudam qualquer pessoa a montar um bullet journal bem do bacana, bem do funcional, bem do prático, e que vai cumprir a função de ajudar você a colocar esse seu propósito pra rodar – afinal, esse é o objetivo da coisa toda, né?
são eles:
1. diário em tópicos, rachel miller
eu já fiz um post inteiro sobre Diário em Tópicos: Guia Prático, da editora Sextante, aqui no blog, mas é sempre bom reforçar o quanto ele é legal pra quem tá aprendendo sobre bujo agora. o que eu mais gosto no livro da Rachel é que ele dá uma infinidade de ideias de spreads pra você usar, e passa por cada etapa desse método – inclusive, a Rachel fez, ela mesma, exemplos dessas páginas pra ilustrar o livro, que é lindíssimo de ver.
tem um pouco de história sobre diários, como você pode misturar as tarefas de todo dia com entradas de diário mesmo, contando do seu dia e transformando o caderno num livro de memórias, como controlar hábitos e finanças… ixi. é um prato cheio mesmo, bem mão na massa. eu adoro e, às vezes, dou uma olhada lá pra ver se tem alguma coisa diferente que eu quero experimentar.
compre: diário em tópicos, da rachel miller
2.o método bullet journal, ryder carroll
se você acompanha este blog por um tempo, deve saber que Ryder Carroll só não tem mais espaço no meu coração porque o Austin Kleon dominou metade. mas, sim, eu sou doida por esse cara porque ele criou todo o método bullet journal e decidiu que compartilhar com o mundo seria uma boa ideia (foi!).
daí que no ano passado (nem lembro quando), ele anunciou que ia lançar um livro falando tudo sobre o método e algumas cositas más e eu fiquei endoidecida. corta a cena pra dezembro e a editora Paralela, selo da Companhia das Letras, entrou em contato comigo pra me mandar uma cópia. morri, mas sigo bem.
o livro tem uma capa que, por si só, merece a sua atenção, mas eu fiquei muito encantada em saber mais sobre como o bullet journal surgiu. ficou mais claro como ele tem um propósito, sabe? por mais que a gente tenha criado toda essa cultura de arts and crafts e personalização e moodboards e canetas coloridas, o método tem um propósito que começou atendendo uma necessidade do próprio Ryder. e acho que é só isso que motiva.
aliás, é muito incrível mesmo ver como ele volta o tempo inteiro pra essa coisa de ter uma meta clara, de tirar as ideias do papel e fazer o seu dia a dia evoluir e ser mais confortável com a ajuda do caderninho. eu tô apaixonada por esse livro, mesmo, e prometo fazer um post só sobre ele quando terminar. mas, se você quer entender a fundo como o bujo funciona, porquê funciona e como adaptar cada parte no seu dia a dia, você precisa ler esse livro.
compre: o método bullet journal, do ryder carroll
com essas duas leituras, é impossível você não virar pró em bujo em pouquíssimo tempo! maaaaas, se você precisa daquele empurrãozinho extra, pode sempre ler a série 52 pontos, aqui do blog mesmo, porque eu também expliquei tudinho pra você, tá bom?
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
9 Comentários
Eu já tinha ouvido falar dos dois livros antes de ler o seu artigo. Porém dos dois livros o único que li parcialmente foi o bullet journal.
Mesmo que não tenha lido o livro diário em tópicos, eu acredito que os dois livros citados acima são complementares.
Pelo que eu li em outros blogs, o bullet journal mostra os conceitos para uma boa implementação do método e o diário em tópicos trás exemplos incríveis.
Quando eu tiver um tempinho vou ler o livro diário em tópicos.
Vou continuar olhando o seu blog.
Um abraço.
arquitetoversatil.com
Amei o seu blog de verdade ! Parabens pelo trabalho 🙂
brigada, Natacha <3
Adorei as dicas, Maki! Eu não tenho bullet journal ~ainda~ mas uso muito das táticas desse método no meu planner. Fiquei muito afim de ler esses livros para aprender mais sobre o bujo!
vale a pena, Malu, principalmente o livro do Ryder Carroll! (sou suspeita pra falar, pois muito fã dele!)
Com certeza vou comprar esses livros, já tem um tempinho que quero fazer um Bullet mas ainda me sinto um pouco perdida…
ps: amei a paleta de cores do seu blog. <3
Iza, esses livros vão te ajudar muito com isso, juro! eles são incríveis
AAAAAAAAAAAh, amo meu bujo, mas confesso que seria incrível ler mais sobre o método! Na próxima ida à livraria vou conferir tudo! Já estou ansiosa pelo post com a resenha!!
Beijos amora!
Lu, você viu que aqui no blog mesmo tem um monte de conteúdo sobre bujo? pode ser que te ajude também! mas, de qualquer maneira, recomendo muuuuuuito a leitura desses dois livros <3