tempos atrás eu postei lá no Stories do Instagram uma imagem da minha mesa no trabalho e o computador tava aberto no Trello. pronto, foi uma chuva de mensagens (mentira, foram umas três! hehe) de pessoas querendo saber ‘que site é esse?’. já respondi, né? prazer, Trello.
você sabe que eu sou a rainha do bullet journal e eu não acho que isso vai mudar tão cedo, mas acontece que eu não tava conseguindo achar, no papel, uma forma de organizar as ideias que eu tinha pro blog e, de fato, seguir com um planejamento bem lindão pra não precisar fazer os posts correndo, de um dia pro outro, e ter mais tempo pra desenvolver os conteúdos que eu quero fazer.
se você lembra, lá em fevereiro eu comecei a falar sobre isso, e acho que adotei o Trello pra valer em abril, quando decidi fazer o #beda (Deus me livre, mas quem me dera, olha a gente aqui outra vez). a minha ideia com isso era bem simples: conseguir organizar as ideias que eu tinha pra posts, ter tipo um “banco de ideias” bem visível e conseguir montar um checklist legal com tudo o que eu tinha que fazer no processo de montar um post. lá, rolou tudo isso.
a ideia não me veio do nada. eu já usava o Trello com alguns trabalhos que faço, mas nunca tinha colocado em prática pros meus projetos. depois que eu vi um vídeo da Aileen explicando como ela organizava o conteúdo dela e se planejava pra fazer os vídeos da semana, eu achei que poderia funcionar também. então, decidi casar o #bujo com o Trello, que fica reservado só pras coisas do blog.
não tem muito segredo, viu? mas eu organizo o meu quadro principal mais ou menos assim:
- desancorando: essa coluna tem algumas infos básicas e as checklists que eu uso pra todo conteúdo que produzo. também coloquei algumas metas pro trimestre e algumas outras coisas bem estruturais mesmo, pra manter em mente.
- dia a dia: onde eu coloco as coisas que têm que ser feitas no dia pro post sair direitinho + algumas ideias pra pesquisar / manter em mente. eu tava tentando colocar nessa lista um checklist diário da minha rotina, porque tava sentindo falta disso no bujo, mas não deu certo e eu abandonei. agora, é só o que precisa sair do papel pro post ir pro ar mesmo.
- feito!: nem tem muito o que explicar, né? nessa lista eu coloco os posts da semana que foram pro ar, as tarefas que foram cumpridas.
- próximos posts: os posts com data de entrega que tão chegando e eu preciso começar a pensar.
- ideias incríveis + ideias de posts: duas colunas, uma com ideias bem legais que eu quero executar e outras com todas as ideias que vem e que eu deixo guardadinhas ali – essa é uma coisa que eu peguei 100% da Aileen, que faz isso no quadro dela no Trello também.
- séries: ideias de séries de posts que eu quero desenvolver em algum momento! (a de cafés de #essepê já tá rolando! yay!).
o que eu acho legal do Trello?
bom, pra começar, você pode mover cada card (ou seja, cada anotação de tarefa), de um lado pra outro o quanto quiser, pode colocar todas as informações que você precisa dentro de um mesmo card pra finalizar aquela tarefa, pode anexar imagens, checklists, fazer comentários… como o Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, e é muito usada em empresas, você também consegue atribuir pessoas pras tarefas, marcar alguém num card… enfim, são muitas funcionalidades mesmo e vale a pena dar uma xeretada. mas pra mim funciona porque eu passo os cards de um lado pro outro (principalmente quando vai pra coluna de “feito!”, a sensação é que eu tiquei uma tarefinha no bujo!) e eu tenho uma visão bem geral do que precisa ser feito pro blog continuar andando, sabe?
fora isso, eu criei uma checklist de postagem que me ajuda a não esquecer nenhum passo do processo (tipo checar o SEO do post e cortar a foto pro Twitter!), o que torna tudo mais fácil e eu não pulo etapas. até porque eu vivia esquecendo de jogar os posts nas redes sociais e aí, já viu… se não tá lá, ele não existe, e isso tinha um efeito nas respostas que eu tinha pro conteúdo que eu produzo.
eu gosto que não perco as ideias de post ali (às vezes, elas ficavam espalhadas demais no bujo e eu não conseguia acompanhar), e consigo marcar com etiquetas o que é de cada categoria, colocar data de entrega pra fazer aquela pressão ~do bem~ pro post sair… enfim, fica bem prático mesmo.
em abril, eu coloquei os posts do #30diasdebujo ali também, e isso me ajudou muito a planejar as imagens pro desafio e também os posts do #beda e ainda não acredito que fiz esses dois projetos num mês só. dito isso, a pergunta que não quer calar (eu imagino…):
mas dá pra usar bullet journal e uma plataforma digital?
a ideia do bullet journal é não precisar usar nenhuma outra plataforma pra sua organização, esse é o objetivo de quem criou o método, pelo menos. porém, não tava conseguindo achar um jeito legal de organizar o conteúdo no caderno. eu esquecia de preencher, ficava muito focada só na minha semana e não olhava os calendários… enfim. não tava rolando. por isso eu decidi combinar o bujo com o Trello e tem funcionado até agora. a gente não mexe em time que tá ganhando, né?
a verdade é que não tem regra, não tem certo e errado, tem o que funciona pra você. pra mim, essa combinação tá funcionando muito bem por hora. pode ser que isso mude daqui a pouco ou pode ser que se mantenha assim. mas tá rolando e eu tô bem felizinha e as ideias que eu tinha pro blog tão saindo do papel e zaz.
tem muitos jeitos de usar o Trello no seu dia a dia, eu quero fazer um post sobre isso mais pra frente. a ideia aqui era muito uma de apresentar o jeito que eu me organizo com o conteúdo do blog e explicar pra quem tem curiosidade o que é esse site que eu fico usando o tempo inteiro hehehe. lembrando que eu uso essa plataforma pro blog, mas também pra outros freelas, que pedem essa organização das pautas, coisas ligadas às empresas mesmo, e não à minha organização pessoal (que ainda fica no bujo amorzinho!).
pronto é isso. agora, me conta: você já usou o Trello? já conhecia? tem dúvidas sobre? vamos conversar nos comentários!
Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
14 Comentários
Não é a primeira vez que vejo uma blogueira indicando o Trello, mas eu não consigo planejar qualquer coisa que não seja no planner, mandei fazer um blog planner bonitinho pra isso e eu jurei que até tentei mas não deu ):
aaa mas não é todo mundo que se adapta a isso mesmo… depende mesmo. pra mim tem dado certo, mas vou adaptar porque me perdi um pouco na organização (de novo!)
Hey Maki!!!
Uso muito o Trello na empresa que trabalho.
Pro blog e TCC eu estou meio que ralando ainda (não consegui ver um jeito de me organizar). E preciso disso urgente, hahaha.
Abraços!
pois é! eu ando pesquisando alguns outros jeitos de usar pra dar dicas por aqui, e até tentando otimizar o jeito que eu uso hoje!
Olá!
Primeiro quer falar que achei teu blog a coisa mais lina e fofa <3 Não dá nem vontade de sair rsrs
Eu também uso o Trello no trabalho como ferramenta da empresa mesmo, mas ainda não tinha visto ele dessa forma como você utiliza e eu amei a ideia. Acho que vou organizar minhas postagens dessa forma também rsrs
Obrigada pela dica. Bjus
tem sido bem legal organizar desse jeito, viu?
Oi Maki =)
Conheci o Trello pelo blog Habito organizado e achei super! Tenho usado para algumas listas tipo, livros pra ler/lidos/lendo, projetos pessoais, coisas que quero fazer algum dia na vida.
Essa parte de poder mudar um card de um lado para outro, eh fantástico.
E de colocar um fundo temático – eh uma das partes que + gosto!
Coloquei o app no celular, assim se lembro de alguma coisa, coloco la.
Ainda gosto de usar o app Notas no celular… e o bullet journal para hábitos, calendário..
Mas o Trello, tem me conquistado mais!
Tantos apps legais e uteis! Amo organização!
Abs
ahahaha, eu também amo organização, Maria! e o Trello é legal porque você pode adaptar pro que quiser mesmo. acho que por isso tem funcionado pra mim, eu consegui adaptar pra uma necessidade que não tava conseguindo encaixar no bullet journal, sabe?
Amo o Trello ♥
Mas uso pra o podcast, ainda não experimentei pra o blog. Preciso tentar!
menina, tenta! se bem que pode ser usado pra qualquer coisa, né? por isso que é tão maravilhoso!
eu já usava o trello há três meses, mas de um mês para cá ele tem se tornado uma ferramenta de suma importância com o bujo + todoist para mim. Eu o acho muito funcional e com ótimas ferramentas para desenvolver projetos.
conheci o trello em um site de organização (o eu organizado) e quando vi que você e a aileen usavam soube que estava no caminho certo! hahaha
beijos
com amor, Eva.
hahahahaha arrasou, Eva! usar em combinação com o bujo tem sido a melhor coisa pra mim, sabia? eu amo demais!
Eu tinha muita curiosidade e imaginava uma coisa bem diferente, vejo alguns anúncios de freela que pedem conhecimento na ferramenta e eu nem olhava,amanhã mesmo vou tirar uma horinha pra entrar por lá e tentar me entender com a ferramenta. Com relação a organização de projetos eu já tinha tentado o ASANA e achei muito confuso. Obrigada, depois fala mais mesmo.
Angelica, o Trello é muito legal e bem facinho de usar viu? eu acho maravilhoso demais <3