escrita criativa

uma das coisas que tem me deixado muito feliz esse ano é conseguir voltar a ler com frequência. fazer parte de um clube de leitura tem sido essencial pra isso, mas acho que o meu compromisso (desculpa, você ainda vai ver muito essa palavra por aqui esse ano) comigo mesma me colocou numa posição de querer, de verdade, voltar a estudar.

dicas livros escrita

eis que lá no Instagram me perguntaram dia desses sobre dicas de livros sobre escrita. e vocês sabem o que eu penso sobre repertório, num é? então, é sempre válido buscar referências de pessoas entendem do assunto pra gente aprender como melhorar. os meus livros de cabeceira são esses aqui, ó:

1.sobre a escrita, stephen king

acho que já falei tanto desse livro por aqui que é quase um absurdo eu falar dele MAIS UMA VEZ. mas eu juro que vale a pena e é um dos mais bonitos que já li sobre o assunto. é lindo porque, em primeiro lugar, conta uma história – a do próprio Stephen -, que explica porque ele é quem é hoje. e, como eu já falei, não existe escrita sem repertório. a sua história de vida também vale como parte disso, viu? depois, ele é lindo porque dá dicas preciosíssimas de escrita, algumas que levo comigo até hoje. por fim, mas não menos importante, ele termina com uma lição de vida, como todo bom livro: explica como o Stephen usou a profissão de escritor pra se recuperar num momento complexo, uma das coisas que eu mais acredito na vida – o poder da escrita como ferramenta de cura e autoconhecimento ❤️.

2.grande magia, elizabeth gilbert

pensa numa pessoa maravilhosa. agora multiplica por dois. essa pessoa é a Liz Gilbert. acho que Grande Magia é um daqueles livros que você consegue sentir em cada página a paixão que a autora sente pelo o que faz, e é isso que me cativa nesse livro. aliás, é uma das minhas releituras desse ano e leitura de março do #lendojuntas, o clube de leitura que eu criei com a Karine e a Clara (se quiser participar, me manda uma mensagem aqui). eu adoro como esse livro também fala muito sobre a gente tomar posse da nossa inspiração, que ela não é uma coisa extraordinária, para poucos, mas algo comum a todos nós.

3.como se encontrar na escrita, ana holanda

eu admiro a Ana Holanda HÁ ANOS! pra quem não sabe, ela foi editora chefe da revista Vida Simples e hoje em dia atua como diretora de conteúdo da publicação. a relação da Ana com a escrita é maravilhosa e, nesse livro, ela busca passar pra quem lê essas ferramentas de como se conectar com a escrita e escrever de forma mais afetuosa. não podia deixar de colocá-lo nessa lista de livros sobre escrita porque se tem uma coisa que a Ana sabe fazer é escrever de uma forma envolvente e que humaniza os personagens e o assunto que ela aborda em colunas e matérias jornalísticas.

4.o ano em que disse sim, shonda rhimes

ó, vem comigo nessa. eu sei que a Shonda fala de muitas coisas nesse livro, mas ela explica uma conexão com a escrita que me toca profundamente. tem mais, ela pode não falar muito diretamente sobre esse assunto específico no livro, mas a forma como ela escreve é impressionante: leva você numa narrativa tão envolvente que parece que você tá sentada na sala da casa dela trocando uma ideia enquanto vocês tomam uma taça de vinho. é muito interessante ver como a cabeça de roteirista dela funciona e como ela transferiu isso pro livro. eu admiro demais.

5.romancista como vocação, haruki murakami

queria deixar claro, antes de tudo, que ainda não terminei a leitura desse livro a tempo desse post ir pro ar. MAS já posso dizer com 100% de certeza que ele entra nessa lista de livros sobre escrita mesmo assim, porque não cheguei nem na página 100, mas ele já me representa completamente. Murakami tem um jeito maravilhoso de explicar as coisas e de descrever a vida de escritor que me faz sentir absolutamente compreendida no que eu sinto nos meus dias! só me arrependo de não ter lido as obras dele antes!

6.palavras de presente, maki de mingo

alguns minutos antes desse post ir pro ar ganhei o posto de pessoa mais obtusa do mundo porque esqueci de colocar o meu próprio livro aqui. então, aí está. eu amo esse livro porque foi um projeto que fiz com muito carinho, contou com o design de uma pessoa que eu admiro muito, o Sandes, e tem dicas valiosas que eu uso até hoje, baseadas nas experiências de pessoas incríveis que eu conheci nesses anos todos de internet. é uma leitura rápida e bem delícia pra quem quer um ponto de partida.

temo ser meio repetitiva com as indicações de livros sobre escrita por aqui, mas, ao mesmo tempo, sinto que não seria eu se não falasse de cada uma delas mais uma vez. sempre sinto que a gente aprende muito mais sobre escrita quando lê as obras de um autor, mas o mestre Austin Kleon tem me relembrado esses dias como a gente consegue aprender também com o processo das pessoas, e isso é maravilhoso mesmo. fico pensando se tenho conseguido ensinar por aqui também, compartilhando os meus próprios processos ❤️.

pra compartilhar no Pinterest ❤️

ah, duas últimas coisas: como sempre, esse post contém links afiliados da Amazon, o que significa que a cada compra feita por meio deles, eu ganho uma pequena comissão. em segundo lugar, mas não menos importante, sou muito grata ao pessoal do clube de escrita desancorando, que além de me ensinar muito sobre a prática e de topar aprender comigo, me ajuda a manter o site no ar e o meu hábito de leitura que, agora, tem o propósito: compartilhar tudo o que aprendo pra que a gente cresça juntos na prática de escrever. muito obrigada, gente, vocês são demais!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Cris  em abril 18, 2021

    Passando rapidinho para dar um oi depois de um tempão sem vir aqui.

    Então, Oooooiii, Maki!

    Mas eu queria falar que gostei do post. Amo posts sobre livros! Indicações, resenhas e posts que parecem uma conversa com alguém que leu os mesmos livros que a gente, então, me ganham na certa.
    Eu li alguns dos livros que você indicou, Maki, e vou ler Romancista como Vocação do Haruki Murakami mais para o fim do ano (planejamento até para leitura? Eu faço! Ou enlouqueço tentando ler todos os livros que encontro. kkkkkkkk). E um que indico e que me fez rir muito foi o Ray Bradbury, O Zen e a Arte da Escrita que foi uma grata e incrível surpresa.
    Para quem, como eu, vê histórias para serem escritas em todas as esquinas que dobra foi um abraço quente e cheio de carinho ler o livro do Bradbury. E fora que ele, para minha felicidade (e aumento da ansiedade!), deixa uma linda lista de indicações de livros que usou como inspiração em suas histórias. Mas ressalto que o autor foi uma criança “peculiar” (parecido com Stephen King neste quesito) e suas obras acabam tendo este ar distinto que parece envolver sua imagem.
    Mas as lições dele sobre a escrita, sobre o processo de criação são muito valiosas.
    Mas vou parar por aqui (tem tantos outros maravilhosos sobre escrita que eu entraria na madrugada e não terminaria o assunto) e volto com mais tempo para aproveitar mais um dedo de prosa neste cantinho tão gostoso de visitar.

    Bjo e amei a indicação do seu livro!😚

    • Maki  em maio 16, 2021

      aaaaaa Cris, que bom te ver por aqui de novo <3
      já anotei o nome do livro pra colocar na minha lista de leituras, brigada pela indicação. se me ganhou só de falar que ele tem uma história peculiar, como o Stephen! ahahah
      espero te "ler" de novo em breve!

  2. Amanda Moresco  em março 18, 2021

    Oii! Nossa, eu acordei cedinho hoje e já vim dar uma conferida mo teu blog. Eu amei esse post, pois era bem o que eu estava procurando.
    Ultimamente, eu venho lendo tantos livros, mas tantos livros, numa velocidade surpreendente, e eu quero aproveitar essa fase (e espero que fique haha).
    Vou procurar esses livros pra já! Obrigadaaaa!

    • Maki  em abril 08, 2021

      aaaa eu espero que seja úteis pra você, Amanda! são todos incríveis!

  3. Karine  em março 06, 2021

    como assim você tava lendo um livro do murakami e eu não sabia???????????????? meu deussss! HAHAHAHAHA amei a listinha, tô doida pra ler esse livro do s.king e da ana holanda ♥

    • Maki  em março 17, 2021

      AMIGA, SIM! tu não viu no Insta? eu não comentei? é o meu primeiro e eu to amando demais

  4. mallia  em março 03, 2021

    Migaaaaa, esse post foi tão necessário!!! Não importa quantas vezes você mencione o Stephen, a Shonda ou o Austin, sempre tem alguma coisinha a mais que você aprende e compartilha com a gente. Eu tô nessa busca por escrever melhor pra me comunicar verdadeiramente com as pessoas. Inclusive, pra quem estiver lendo esse comentário, o e-book da Maki é EXPETACULAR. É daqueles textos que nos faz sentir abraçada e acolhida <3 por isso confio demais em tudo que ela indica!!!

    • Maki  em março 17, 2021

      AH MEU DEUS AMIGA. sabe? o que eu faço com você?
      brigada por isso <3

  5. Aline Amorim  em março 01, 2021

    Não é o estilo de livros que eu procuro pra ler, mas fiquei curiosa sobre esse do stephen king, o livro da shonda rhimes e ainda mais no seu livro… já coloquei os três na wishlist.
    Beijos

    • Maki  em março 01, 2021

      Aline, você vai amar os três, sério! o do Stephen tem uma parte que é bem técnica, de dicas de escrita mesmo. mas vale a leitura por tudo o que ele conta da história dele! eu amo <3

  6. Jae  em fevereiro 24, 2021

    Oi, Maki!!
    Eu sempre tive um certo apego às palavras. Eu gostava muito de ler e escrever, e isso desde que eu me lembro por gente. Lembro de que, quando eu era pequeno, e meus pais compraram nosso primeiro computador: na época, o acesso à internet ainda era bem escasso na área onde a gente mora, então o nosso PC ficou sem rede por um ano ou mais. Durante esse tempo, minha diversão era (além de jogar os games nativos do Windows Vista e rabiscar no Paint,) abrir o Word e escrever estoriazinhas. E eu amava.
    Eu permaneci com esse gosto por escrita, mas nunca alimentei esse hobbie. Nunca escrevi com frequência, e houveram alguns momentos da minha adolescência onde eu sentava e me dedicava em uma estória por uns cinco capítulos, e depois largava. Agora eu tô tentando resgatar o tempo perdido e correr atrás da minha voz, nem que seja apenas por um hobbie. Só para ter as palavras no papel.
    Muitíssimo obrigado por essa booklist! Vou pôr esses títulos na minha lista de leitura do GoodReads e comprá-los o mais rápido possível XD

    • Maki  em fevereiro 27, 2021

      Jae, sabe que eu fico lendo os seus comentários e acho que você deveria fazer parte do clube de escrita! sério! acho que pode te ajudar a alimentar esse hábito de uma forma bem tranquila, do tipo “faz quando der” e com calma. pode te dar um norte! se você quiser, o link é esse ó: https://apoia.se/makidemingo

      vai ser incrível ter você junto, se você quiser / puder!