Tem pouco mais de um ano desde que eu comecei a trabalhar de casa oficialmente – e, confesso, não sei se quero que isso mude num futuro próximo (mas isso já são outros 500). No começo, uma das maiores dificuldades do home office era a organização: parecia muito mais tentador ficar na cama até o meio dia do que fazer o trabalho que eu tinha que fazer.
A questão é que ser organizada, por mais que a gente não queria, é indispensável para quem trabalha de casa. Não tem como, é fácil demais a gente parar pra ver o que tem na geladeira a cada 5 minutos e ficar 3 horas assistindo vídeos de gatinhos no Youtube ao invés de fazer o que é preciso (e isso também tem outro motivo, mas é assunto pra outro post!).
Existem alguns hábitos que você pode adotar para tornar a coisa toda mais fluída e natural, mas, acima de tudo, você precisa manter em vista o seu propósito e prestar atenção na forma como organiza o seu dia e como as tarefas são dividas. Existem algumas dicas pra isso, ó:
1.Estabeleça prazos
Quando eu tenho uma matéria para entregar, mas ela não tem uma data certa, é só uma pauta que eu preciso desenvolver e entregar quando puder, eu estabeleço uma data limite. Tipo, até o dia X essa matéria tem que estar pronta. Se não eu vou empurrando a coisa com a barriga e passou um mês inteiro sem eu fazer nada pra terminar a tal pauta.
Estabelecer prazos para o trabalho pode parecer chato, mas é um incentivo pra você fazer o trampo sem ficar se culpando porque não para de adiar a tarefa. Se você tem uma data limite – mesmo que seja você quem estabeleceu – você meio que se esforça para cumprir a tarefa até o dia que você escolheu. Assim as tarefas não se perdem no limbo, sabe?
2.Escolha um método de organização
Pode ser um bullet journal, pode ser um calendário que você montou no Google Calendar, pode até ser o GTD (Getting Things Done). O importante é você ter um sistema que atenda as suas necessidades e que você consiga incluir na sua rotina. De nada adianta você ter um bullet journal que mais parece uma obra de arte se você não atualiza as suas tarefas e não usa o sistema ao seu favor, sabe? O mesmo vale para qualquer outra forma de organização que você escolha.
Vale a pena pesquisar e ler um pouco sobre as diferentes formas que existem por aí pra você saber qual vai se adaptar melhor ao seu dia a dia. Sem preguiça nessa hora, tá bem?
3.Monte uma rotina
Não canso de falar isso. Apesar de a vantagem de trabalhar de casa seja a flexibilidade a comodidade, a gente só funciona bem quando tem uma rotina mais ou menos certa. Não significa que você tem que seguir uma agenda super rígida e deixar de seguir o seu coração na hora de levar o seu dia (vai que você decide que tem que almoçar no parque um dia? Não vale deixar de fazer só porque você ‘tem que’ seguir os seus horários). Mas seguir um certo padrão – tipo tentar acordar sempre no mesmo horário, ter uma hora de almoço e outra pra parar de trabalhar é importante pra você não parar de fazer tudo o que gosta e só trabalhar o tempo todo (quem trabalha de casa tem dessas – tipo euzinha).
É aquele ditado… Não tem regra! Acho que o mais importante de tudo é você saber o que é importante pra você e manter em vista qual a sua meta com tudo isso. Dá pra trabalhar muito bem de casa, mas também dá pra arrancar os cabelos porque parece que você nunca consegue fazer trabalho algum. Nesses casos, respira fundo e lê esse post de novo, tá bem?
Você trabalha de casa? Como faz pra se manter organizada?
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2 Comentários
POST SUPER ÚTIL!
o QUE ME AJUDA A POSTAR NOS BLOGS É O CALENDÁRIO DO GOOGLE <3
pois é, tem muita gente que usa o calendário do google, né? pra mim não rola, tem que ser tudo feito na mão mesmo ahuahuhahau