cotidiano

leve um dia de cada vez

Austin Kleon, Keep Going, pág. 4

essa é a primeira frase do primeiro capítulo do meu livro favorito do Austin Kleon, Keep Going. eu não se vocês já cansaram de ouvir sobre ele por aqui, mas fato é que o cara sabe o que faz, e esse livro fala, justamente, sobre “10 maneiras de se manter criativo em tempos bons e ruins”. quer dizer.

por que ter uma rotina

a ideia do capítulo é tão simples quanto essas seis palavrinhas. em tempos de quarentena, pandemia global e muito, muito, medo, a gente tem que levar um dia de cada vez. deixe de lado os planejamentos a longo prazo, as metas de ano novo minimamente detalhadas no Trello e todos os rolês que você queria dar esse ano. (você deve ter percebido que mandei um recado pra mim mesma aqui.)

agora, a gente fica em hiatus. meio sem saber o que fazer.

mas, o que o Austin também fala, nesse mesmo livro, é a importância de ter uma rotina. “todos os dias são o dia da marmota”, é o nome do primeiro capítulo, uma referência (maravilhosa) ao filme Feitiço do Tempo.

acho que com essa coisa de todo mundo ficar em casa, a melhor coisa que a gente pode fazer é focar no que fazer durante esse período, um dia de cada vez. entra aí a tal da rotina.

teve um momento da minha vida que até isso era difícil. essa coisa de um dia por vez e tudo mais. mas eu lembro que, no momento em que eu decidi que eu ia melhorar, eu me apeguei a rotina de um jeito que segue firme até hoje. ter uma rotina me ajudou a voltar pros trilhos, uma rodinha metálica por vez.

eu comecei estabelecendo um horário pra acordar. na época, eu ainda trabalhava fora de casa, o que ajudava bastante. comecei a acordar mais cedo pra fazer as coisas com calma. tomar banho, tomar café da manhã e aí sair pro trabalho.

depois, vinham as horas que eu ficava em casa. comecei a focar em pequenas tarefas. arrumar a cama. fazer uma comida. estudar alguma coisa. dormir no mesmo horário também.

então… por que ter uma rotina?

eu juro que fui no google ver o que as pessoas dizem sobre isso e o principal é porque ajuda a reduzir o estresse. eu até concordo, mas, pra mim, rotina é um ato de cuidado. é uma forma de saber priorizar o que é importante pra você, ter tempo pra descansar e fazer o que você tem vontade, tipo um curso, alguma atividade física… fora que fica mais fácil lidar com imprevistos também.

a meu ver, a rotina é uma amiga. dessas bem próximas, que a gente ama ver e, se fica um tempo longe, dá um quentinho no coração só de pensar sobre, sabe? tem quem ache que ela é meio chata. mas na verdade, a rotina chata só acontece quando você não tem clareza das suas prioridades.

por isso, pensei em um exercício pra ajudar a gente a começar a pensar nas nossas prioridades e encontrar o que a gente gosta de verdade nos nossos dias. se você for lá no Instagram, eu criei um template pra gente completar. você pode baixá-lo clicando ali embaixo também. a ideia é olhar pro seu dia, refletir sobre o que acontece e elencar 4 coisas que você mais gosta nos seus dias.

tá liberado falar que você gosta do seu trabalho, viu? não tem problema nenhum. tá liberado também gostar mais da hora de acordar do que da hora de dormir. ou do almoço ao invés do café da manhã. a ideia é você olhar pro seu dia e refletir sobre o que tem de legal ali. é em cima disso que a gente vai trabalhar. tá bem?

CLICA AQUI PRA BAIXAR O TEMPLATE!

você pode também me contar nos comentários aí embaixo o que você mais gosta na sua rotina. vou te contar o que mais me deixa de coração quentinho no dia a dia:

  1. as duas primeiras horas depois de acordar;
  2. escrever as tarefas do dia no bullet journal;
  3. abraçar as mesmas pessoas, todos os dias (contando os segundos pra quarentena acabar!);
  4. fazer treinos físicos três vezes na semana, sempre cedinho.

vamos olhar pra isso junto? que melhor momento do que esse, não é?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
6 Comentários
  1. Lary Zorzenone  em maio 05, 2020

    Eu preciso, a nível de urgência, voltar a ter uma rotina. O clima da quarentena bateu com força em mim e me deixou completamente sem saber que dia é, que horas são e coisas assim. Ando sem hora pra dormir, pra acordar, pra nada… Eu sou uma pessoa de rotinas e estar assim não faz bem pra mim, me deixa ansiosa.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em junho 01, 2020

      Lary, tomara que o post tenha e ajudado um pouquinho a retomar a rotina <3 eu acho tão importante a gente ter dias gostosos que ajudem a gente a fazer o que a gente precisa de um jeito legal, sabe?

  2. @indcamargo_  em abril 16, 2020

    Obrigada pela disponibilidade de escrever para o blog!!!!
    Estou amando tomar o café da manhã sozinha, com calma, amando treinar em casa, amando o privilégio de priorizar meus aprendizados.

    • Maki  em abril 20, 2020

      que legal, Ingrid! fico feliz que você esteja conseguindo aproveitar esse momento <3

  3. K.  em março 28, 2020

    tô doida pra ler esse livro do a.kleon e amei o post, maki! eu amo ter uma rotina, mas ando péssima em manter a minha. acordar cedo sempre me deixa feliz, amo a luz da manhã, mas meus horários andam muito desregulados, aí acabo atropelando meu dia inteiro :/ minha meta para os próximos dias é tentar ajustar os horários pra conseguir dormir mais cedo e levantar mais cedo

    • Maki  em abril 02, 2020

      K., você conseguiu dormir mais cedo?
      eu tô com o sono bem desregulado também, mas acho que mais pela falta de cansar o corpo, sabe? comecei a fazer aulinhas de yoga pra ver se ajuda!
      e eu amo demais as manhãs. sou muito maluca por essas primeiras horas do dia <3