cotidiano

desde que eu mudei (eu contei que eu mudei? pois é, menina, mudei), a minha rotina ficou bem maluca. eu não sei muito bem onde foi que eu perdi a mão, mas a sensação é que eu caí do cavalo de novo e tô no meio de um rodamoinho sem saber como sair.

exageros à parte (sempre tem um exagero), eu percebi que retomar uma rotina regrada é mais difícil do que parece porque a gente meio que fica sem saber por onde começar, né? você tem uma coisa toda certinha, estruturada, daí vem alguma coisa que sacode tudo e você fica se sentindo o baralho que caiu de cima da mesa e se esparramou pra tudo quanto é lado (inclusive com uma parte sua bem escondida embaixo do sofá).

eis que eu comecei a entender de verdade o que significa começar aos poucos, e a importância de reconhecer os pequenos passos. não que eu já não tivesse uma ideia disso, mas ficou mais claro nas últimas semanas.

por exemplo, eu mostrei no Instagram que voltei a fazer as morning pages e meldels como eu senti saudade de escrever à mão. é um exercício maravilhoso que eu tinha mesmo deixado de lado por causa da loucura dos últimos meses.

ao mesmo tempo, eu consegui manter o hábito de ler um pouquinho todos os dias, o que, por si só, eu acho uma grande vitória (mesmo que seja duas páginas por dia e ler um livro inteiro leve uma eternidade).

mas, sei lá, eu tô relendo Roube como um Artista, do meu muso maior Austin Kleon, e recentemente li também uma entrevista muito boa com ele falando sobre esse assunto e percebi que dá pra ir ajustando as coisas aos poucos só tirando da frente esse desespero mental de não-sei-por-onde-começar-a-me-organizar-de-novo.

(inclusive, essa conversa também rolou com a Bru, que me ajudou a olhar pras coisas de um jeito diferente e me lembrou da importância de priorizar. brigada, amiga!)

anyway, all this to say (como já diria Angelica em Hamilton) que eu encontrei um jeito de retomar a rotina sem pressão. meio que só ajustando o (pouco) tempo que eu tenho. isso dá pra ser resumido numa listinha assim, ó:

  1. começar pequeno, mesmo: por exemplo, uma das coisas que eu me propus a retomar é arrumar a cama todo o dia de manhã, porque nessa de “tenho muita coisa pra fazer” a cama ficava desarrumada e o quarto, uma bagunça.
  2. usar ferramentas que ajudem: o habit tracker pode ser o meu melhor amigo ou pior inimigo, mas eu decidi olhar pra ele como um parceiro que me lembra coisas que eu posso fazer por mim mesma durante o dia (tipo arrumar a cama).
  3. ser flexível: realmente, vão ter dias que seguir à rigor uma rotina simplesmente não vai dar certo, então, tenho feito muito um exercício de tirar a culpa, sabe? tudo bem se não deu pra arrumar a cama, tudo bem se não deu pra escrever as morning pages, tudo bem.

tem dias que foram sucesso, outros nem tanto, deixei a cama desarrumada algumas vezes essa semana porque, literalmente, sem tempo, irmão, mas fiquei feliz de perceber que retomar algumas coisas (como as morning pages) foi bem simples mais do que eu pensava.

acho que começar aos poucos é mesmo a melhor maneira de retomar a rotina, porque se eu tentasse fazer tudo de uma vez seria frustração na certa.

ah, é. como a leitura matinal já tava meio que estabelecida, eu fui pra próxima pequena coisa que podia fazer pra deixar o dia mais gostoso (no caso, arrumar a cama) e, depois, pra próxima coisa da listinha (as morning pages). uma coisa por vez, devagar e sempre.

daí, é aquela coisa: eu acordo entre 6h e 6h30 todos os dias (durmo meia hora a mais nos dias em que eu não treino às 7h, YAY!), e sigo mais ou menos esse esqueminha:

  1. remedinhos que tem que ser tomados em jejum;
  2. higiene pessoal;
  3. arrumar a cama;
  4. fazer o chá;
  5. morning pages;
  6. fazer o café da manhã;
  7. leitura;
  8. maquiagem / arrumar a bolsa;
  9. sair de casa!

nos dias que eu treino, fica assim:

  1. remedinhos do jejum;
  2. higiene pessoal;
  3. terminar de arrumar a mala;
  4. fazer a marmita pós-treino;
  5. café da manhã;
  6. sair de casa!

tô falando de rotina matinal (mais uma vez) porque é onde eu mais me embanano, e o que eu percebo que mais me deixa com uma sensação de houston, temos um problema durante o dia.

o próximo passo vai ser retomar a alimentação certinha, porque desde que eu mudei e descobri algumas (muitas) intolerâncias alimentares, as coisas tão bem malucas. vamos acompanhar.

tem alguma coisa que você gostaria de retomar na sua rotina?

me conta o que é nos comentários!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!