cotidiano

eu nunca achei que diria isso, mas eu tenho uma youtuber preferida e o nome dela é Rowena Tsai. a Rowena faz vídeos muito legais sobre rotinas e produtividade e eu me deparei com essa pergunta do título em um dos (muitos) vídeos que vi no canal dela nas últimas semanas.

afinal, como se come um elefante?

como se come um elefante

parece uma pergunta absurda (e eu espero que seja mesmo) mas ela tinha um objetivo: mostrar como as coisas ficam mais fáceis quando a gente começa com uma tarefa por vez.

parece que essa era uma pergunta que a mãe da Rowena fazia com frequência quando tudo parecia demais, e a resposta era justamente essa: um pedaço por vez. não dá pra comer um elefante inteiro de uma hora pra outra, mas se você começar de pedacinho em pedacinho… uma hora acaba.

espero que a ideia de comer um elefante fique só na metáfora mesmo, porque estamos falando aqui de outra coisa. podemos dizer que esse post é quase uma ode às pequenas ações e aos pequenos começos.

digo isso também porque tô lendo um livro incrível, chama Tiny Habits, do B.J.Fogg, que fala sobre a força de um hábito quando ele começa tão pequeno que quase não precisa de esforço pra acontecer.

eu tenho testado tudo o que ele fala em mim mesma primeito (pra falar sobre depois) e tenho achado a incrível a ideia de dividir um hábito em algo muito pequenininho pra você fazer mudanças de um jeito mais consistente no seu dia a dia.

e, aí, somou com os vídeos da Rowena e temos eu mesma, a maior fã de começar pequeno que você já viu nesse mundo.

eu já falei sobre isso no meu livro, mas eu tenho a impressão que a gente criou uma mente megalomaníaca que tem certeza que começar as coisas de forma gigantesca é o único jeito de fazer qualquer coisa. mas isso não é verdade, né?

na real, é só um jeito muito bem bolado de ficar frustrado e sem motivação pra fazer qualquer coisa – e vamos combinar que as ~redes sociais~ não ajudam muito nesse aspecto, dando pra gente a impressão que todo mundo já começou gigante.

esse post mesmo é um exemplo. eu achava que tinha que sair de um jeito, que tinha que ser perfeito, que tinha ser incrível, um viral, etc. mas quebrei em milhares de mini-tarefas até chegar num post-it que colei no meu espelho logo depois de acordar com “escrever 1 post do blog” em caneta preta e com uma carinha feliz.

pra mim, a tarefa já começou a ser cumprida ali, quando eu coloquei o post-it no espelho de manhã. (muitas) horas depois, quando eu sentei pra escrever, pensei que deveria ter tudo estruturado, mas a verdade é que olhei pro rascunho desse post aqui (que tava há uma semana e meio parado) e achei que valia a pena tentar de novo.

recomecei o texto três vezess antes de chegar na versão final.

a moral disso tudo é: tá tudo bem começar pequeno. mais do que isso: leve os pequenos começo a sério. eles são tão importantes quantos os grandes, sinal de que você teve coragem de tomar aquele passinho de formiga que vai te levar pra lugares incríveis.

aliás, valorize os pequenos passos. mesmo que você faça uma coisa incrível da noite pro dia, saiba que você deu muitos pequenos passos pra chegar até ali – com todo mundo é assim.

o meu pequeno passo de hoje foi esse: escrever algumas palavras e um emoji num post-it. que virou um post finalizado. que vai virar sei lá o quê depois. valorize os pequenos passos. e celebre a sua coragem. faz uma dancinha comemorativa, come um chocolate. assiste um episódio favorito da sua série depois. sei lá, cara! só pega mais leve com você mesmo.

como se come um elefante 2

porque a gente come um elefante um pedaço por vez. e tá tudo bem você começar com coisinhas pequenas antes de finalizar as grandes. guarda um par de meias se atacar a pilha toda de roupas for demais. passa o fio dental num dente só (como diz o B.J em Tiny Habits) se passar em todos os 32 parecer muita coisa. arruma só os sapatos se o armário todo tiver uma bagunça.

começa pequeno. e se dê um tapinha nas costas, um abraço, um carinho. se faz um afago.

você começou, ainda bem.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
14 Comentários
  1. Caroline.  em março 24, 2020

    Acabei de virar sua fã!
    Que texto simplesmente maravilhoso!
    Cheguei aqui através do seu Episódio no Jornada da Calma,
    já tinha entrado no Blog mas só pra ver os posts sobre Bullet Journal.
    Agora, em meio a tanto caos, resolvi ler algo que não tenha a ver com a situação atual do mundo,
    esse momento desesperador que estamos vivendo.
    E me peguei sorrindo e aplaudindo (literalmente) o seu texto ao terminar.
    Obrigada, de verdade.

    • Maki  em março 26, 2020

      brigada você, Caroline. brigada pelo seu carinho, pela sua força e por estar aqui <3

  2. clara rocha  em março 22, 2020

    maaaki, às vezes, queria que aparatar fsse uma realidade possível para nós, nesse caso, eu te daria um abraço tão forte. você muitas vezes faz com que eu sorria mais leve no meu dia. você tem noção dessa importância para mim ? hoje, nesse exato segundo, eu estava me sentindo meio presa e ansiosa em casa, decidi ligar o notebook e falei “vou ler os meus logs favoritos, tem tempos que não faço isso” até, me desacostumei, mas cá estou lendo, coisas que parecem terem sido feitas para que eu lesse nesse momento. OBRIGADA ♥ e vou dar meu pequenino passo depois desse post.

    • Maki  em março 26, 2020

      aaaa sua maravilhosa! é isso mesmo, vamos dando pequenos passos juntos. você não tá sozinha <3

  3. ..  em março 15, 2020

    Nossa, amo seus textos!! Isso que escreveu vale pra tanta coisa na vida!! Muito bom!!

    • Maki  em março 18, 2020

      obrigada ❤️

  4. Ana  em março 15, 2020

    Esse texto é tão necessário! Atualmente as pessoas tem se obrigado a fazer TANTO e em tão pouco tempo. A gente acaba perdendo a noção do todo, pq esquece de olhar para as pequenas coisas que fazem parte do resultado final.

    • Maki  em março 18, 2020

      Ana, é isso mesmo! é uma sobrecarga gigante e não precisa disso, né?

  5. Gabe Pinheiro  em março 14, 2020

    Ler esse texto hoje (sábado) fez com que eu relembrasse uma frase que disse pra mim mesma essa semana que foi, “está tudo bem não dar conta de tudo”. Nem sempre vamos conseguir fazer várias coisas ao mesmo e o simples ato de fazer uma atividade a cada, começar um projeto novo e terminar ele só amanhã. E é como você disse no final do post, está tudo bem começar com coisinhas pequenas.

    • Maki  em março 18, 2020

      aaa Gabe, sim! é isso. tá tudo bem não dar conta de tudo, de passar tarefas pra amanhã, de descansar, sabe? tá tudo bem mesmo <3

  6. Aline Amorim  em março 11, 2020

    Amei ler esse post! Eu larguei meu emprego e abri um escritório e as vezes fico triste por estar indo tão devagar, mas essa frase do título me deixou feliz, por lembrar que preciso dar um passo de cada vez!
    E essa semana eu pensei em limpar todo o guarda-roupa, mas só de pensar já deu preguiça… vou aderir esse “um pedaço de cada vez” e limpar cada dia um pouco!
    Beijos

    • Maki  em março 18, 2020

      Aline, é a melhor coisa que você faz! uma coisinha por vez, sabe? real oficial. vai dar tudo certo e tudo bem começar pequenininho!

  7. Rayane Camargo  em março 10, 2020

    Obrigada por esse começo maravilhoso, precisava desse texto!

    • Maki  em março 18, 2020

      brigada você, Rayane! ❤️