cotidiano

queria dizer que a ideia desse post é original, mas não seria verdade. surgiu numa conversa com a Lominha, quando a gente saiu pra tomar café da manhã e começou a conversar sobre as coisas que eu tenho estudado. na ideia original, ela falou do Mark Zuckerberg, mas como eu ando pensando muito na Marie Kondo, achei que o nome dela e o que ela faz caberia melhor aqui.

marie kondo

na real, eu tenho pensado bastante mesmo sobre rotinas, sabe? sobre hábitos e como a gente pode construir um dia a dia mais confortável. não é nem mais organizado. é mais confortável mesmo.

então, tô lendo muito sobre o assunto (o livro do momento é Tiny Habits, do B.J Fogg) e, por algum motivo, pensamentos sobre Marie Kondo invadiram a minha mente.

fui pesquisar.

descobri que ela acorda todos os dias às 6h – sem despertador. ela só come refeições japonesas que ela mesma prepara. ela usa óleos corporais antes de dormir. as noites dela são dedicadas a passar um tempo com a família. é, como diz um dos textos que eu li, uma rotina deliciosa.

mas, de fato, não é pra todo mundo. pode ser a rotina mais maravilhosa do planeta, mas não é pra todo mundo.

outro dia, eu vi alguém comentando no Twitter sobre como os livros com fórmulas prontas sobre rotina tão disparando em vendas e que isso era meio triste. por um lado, achei triste também. por outro, achei incrível. porque, na real, é um sinal que as pessoas tão ligadas que tem alguma coisa na vida delas que não tá boa e elas tão procurando saídas. por outro, achar que uma rotina pronta vai resolver o desconforto que você sente… ixi. são outros 500, já diria o dito popular.

o que eu entendi, estudando e aprendendo cada vez mais sobre o assunto é que rotinas são absolutamente personalizadas. o que funciona pra uma pessoa não funciona pra outra porque as pessoas vivem coisas diferentes. e o que parece funcionar pra duas pessoas só parece mesmo – no fim, cada uma faz aquela coisa (que seja um bullet journal) por motivos e de formas diferentes.

como faz, então? é mais simples do que parece. mas também é mais complicado. a gente tem que trabalhar com o que já existe antes de buscar colocar um monte de coisa nova na sua rotina. ter um habit tracker é incrível, mas de nada adianta se você não tem consciência sobre a sua própria rotina e sobre o que precisa melhorar.

é preciso, antes de mais nada, de consciência. depois trabalhar em cima que você tem. no espaço de tempo que você tem quando acorda, o que a gente pode fazer pra deixar esse momento mais confortável?

ah é, mas tem um passo antes também. que é: por que a gente quer uma rotina mais confortável? porque o que é confortável pra mim é diferente pra você… ou seja, antes de mais nada mesmo, o que a gente precisa é entender qual a sua meta. o seu propósito.

senão, dali dois meses você perde a motivação. ou, pior, você começa a fazer as coisas por obrigação e aquilo vira uma prisão. você fica com uma bola de ferro, que você mesmo criou, amarrada no pé. e isso é horrível.

a última coisa que a gente precisa é mudar uma rotina que não gosta por outra.

então, sim, a rotina da Marie Kondo é incrível, mas não é pra você. é pra ela! que vive no Japão e tem o trabalho dela (que é incrível, por sinal), os filhos dela e os compromissos dela. a gente pode se inspirar no que ela ensina? claro! inclusive, eu uso o método KonMari direto.

mas rotinas não são reproduzíveis, elas são personalizáveis.

e é um trabalho de consciência mais do que de hábitos. do porque, do como, do que funciona, do que não funciona, do que tá desconfortável e do que pode ficar mais gostoso.

é um trabalho em andamento. mas eu já entendi que não dá pra gente reproduzir um monte de coisa sem antes observar a gente mesma. e ver o que a gente já faz que pode ser mexido antes de querer acordar às 5h da manhã só porque alguém diz que é legal.

observa antes de mudar. daí a gente vê o que faz.

o que você faz hoje que pode ficar mais confortável?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
10 Comentários
  1. Lary Zorzenone  em abril 27, 2020

    Perfeito seu texto. Eu sou uma pessoa que ama planejamento e rotina, porém ando desanimada, sem motivo aparente além dessa quarentena chata que estamos enfrentando. Já criei planejamentos de rotina que funcionavam super bem comigo pra jogar fora dois dias depois porque fiz um total de zero coisas da minha rotina tão bem planejada. Eu não sei o que e nem como, mas eu preciso voltar a ter uma rotina. Meus dias vem sendo bolas de neve com zero de produtividade cada uma. Rotina, assim como planejamento, não tem como copiar de ninguém. A gente se inspira, adapta, faz o que funciona melhor pra gente e só assim consegue realmente fazer.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em maio 30, 2020

      Lary, lembra de começar pequeno! e pega leve com você. estamos num momento muito atípico.
      o melhor que você é ir retomando a rotina aos pouquinhos e prestando atenção no que você precisa, sabe?

  2. monique  em março 09, 2020

    Muito legal o post. Aliás, esse livro está na minha lista de próximas leituras. Acredito que tudo temos que moldar a nosso dia a dia. Igual qualquer história, que a gente tira o melhor para a gente. Cada um pode interpretar de um jeito a moral, e assim é com tudo. E isso é maravilhoso. As pessoas precisam parar de querer copiar e sim criar o que fica melhor para elas, como você falou. E de uns tempos para cá vi o quanto ter rotina é algo bom. Está me ajudando muito a viver melhor.

    • Maki  em março 18, 2020

      nossa, Monique, exatamente! ter uma rotina não é um problema, é um suporte pra você conseguir o conforto que precisa pra fazer o que tem vontade, sabe? e sempre com carinho. mas a gente não consegue esse resultado se fica tentando aplicar as regras de outras pessoas na nossa vida ❤️ tem que se observar e ver o que funciona mesmo

  3. Tatiana  em fevereiro 21, 2020

    Perfeito!!! Muito sábio e amadurecido.

    • Maki  em fevereiro 23, 2020

      obrigada!! ❤️❤️❤️

  4. Daniela  em fevereiro 21, 2020

    Obrigada por este texto.

    • Maki  em fevereiro 23, 2020

      que bom que você gostou ❤️❤️

  5. Loma  em fevereiro 18, 2020

    caramba, o conteúdo que eu precisava e não sabia! eu tenho muito orgulho da forma como você consegue ver com clareza como rotinas e produtividade funciona. amo sua empatia e como você faz as perguntas certas. como conversamos naquele dia, estou mega feliz que vc vai me ajudar nessa jornada de encontrar a minha rotina! amei o post, Maki, como sempre.

    • Maki  em fevereiro 23, 2020

      sua maravilhosa ❤️ obrigada por tudo, sempre