cotidiano

olhei pra primeira página do blog e senti como se ele tivesse virando um grande tutorial de coisas que eu preciso ler. querendo ou não, esse post é exatamente desse jeitinho: como se organizar se você não tem tempo?

como se organizar

a primeira coisa que eu percebi, enquanto escrevia essas palavras, é que essa história de que a gente não tem tempo é uma grande bobagem. foi a Bru Miranda que me ajudou a ver que o tempo que eu tenho só não tava sendo utilizado direito, com uma newsletter muito legal sobre as horas que você tem numa semana e como elas são ocupadas.

mas se o trem tá à toda velocidade, parece quase impossível parar, né?

foi meio essa a sensação que eu tive nas últimas semanas, que a velocidade do trem tava rápida demais pra eu conseguir um segundo de respiro pra colocar as coisas em ordem. e por mais que parar pra organizar a vida pareça o sonho de muita gente, tem horas que não tem como tirar um dia inteiro pra organizar o bullet journal, montar o google agenda do jeito que você sempre sonhou e ter aquela rotina maravilhosa que a gente vê no Instagram.

me peguei pensando várias vezes que seria ótimo ter um dia inteiro só pra eu me organizar direitinho, mas ao mesmo tempo eu percebi que isso seria muito pouco realista.

então, eu fui pra segunda melhor opção que eu encontrei:

me organizar com o trem em movimento mesmo.

por exemplo, esse post está sendo escrito às nove da noite de um sábado, depois de um dia incrível em que muitas coisas aconteceram (tantas que parece que eu vivi uma semana inteira num dia só). o bom e velho não é o ideal, mas acontece.

mas é parte desse meu movimento de reorganização.

eu acho mesmo que é pouco realista tirar um dia pra parar tudo e colocar as coisas em ordem, mas dá pra começar a colocar tudo em ordem enquanto as coisas estão andando mesmo. é o que eu tenho feito na última semana.

e acredito que dá pra fazer esse processo em dois passos:

  1. identificar o que você precisa organizar;
  2. usar as ferramentas que você tem à mão.

uma coisa não funciona sem a outra. não dá pra você pegar a ferramenta mais incrível do mundo se você não sabe o que precisa organizar e nem saber o que você precisa organizar, mas não ter uma ferramenta pra isso.

comentei lá no Instagram que agora eu tô usando duas coisas pra me ajudar: o bullet journal e o google agenda. percebi que tava ficando muito confusa com datas e prazos e precisava de alguma coisa que me avisasse quando alguma data importante ou evento tava chegando. então, nada melhor do que notificações propositais pra isso. eu ainda tô testando esse formato e vou falar mais sobre ele mais pra frente.

e eu precisava organizar o meu trabalho. a carga tá bem grande, o que é ótimo, mas não adianta eu me comprometer com um monte de trabalho se eu não sei por onde começar ou perder os prazos e entregas – e nem ter tempo pra descansar ou cuidar de mim no processo.

‘ah, mas eu já sei o que tenho organizar e tenho a ferramenta, e agora?’

agora é o momento em que você só sai fazendo o que tem que fazer, sabe? se é começar a colocar as coisas na sua agenda, só escreve nos dias o que tem que ser feito. se é começar um bujo, só sai escrevendo, mesmo que sem grandes pretensões ou layouts. se é anotar as coisas num evernote da vida, só anote. não tem muita receita, sabe?

com o passar dos dias, você vai vendo o que funciona melhor e você vai criando um ritmo de atualizações dessas ferramentas. mas é a típica coisa que você tem que começar de algum lugar, então só comece. eu garanto que é o melhor jeito, quando você acha que não tem muito tempo disponível.

daí, eu acho que a segunda parte do processo vem de você entender como o seu tempo tá sendo gasto, sabe? isso precisa, mesmo, de um pouco mais de atenção. tipo, eu percebi que o pós-almoço é o mais difícil pra mim, eu levo um tempo pra retomar o ritmo, então, decidi colocar pra depois desse horário uma tarefa mais mecânica e que não exige uma concentração imensa que é limpar minhas caixas de e-mails e responder mensagens de whatsapp. tá funcionando.

‘a ferramenta não tá dando certo, o que eu faço?’

troca. na hora! nem pensa duas vezes. tentou o calendário online por uma semana e não rolou? muda pra outra coisa. mas não para. só continua. uma hora você encontra o que funciona pra você, sabe?

o foco não tem que ser o formato e, sim, o que você precisa organizar. lembra disso. senão, a coisa fica sem sentido e você fica doido tentando montar um bujo incrível quando o que funciona mesmo pra você é a organização digital.

pela minha experiência, uma hora você vai perceber que já tá se organizando bem e a coisa tá andando. e, quando o tempo estiver mais livre, você pode usar pra refinar o que já tá funcionando, sabe? sem essa pressão de sair com um processo sem falhas, mas ajustando pro que você precisa.

bem mais fácil e indolor, eu garanto.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
7 Comentários
  1. […] como se organizar se você não tem tempo?, neste link […]

  2. Marina Menezes  em agosto 09, 2019

    Maki meu sonho da vida é ser essas pessoas que fazem bujo e consegue manter aquilo. Não precisa nem ficar bonito, só de ser feito já é suficiente hahah’ Meu ápice de organização foi baixar um aplicativo de calendário na época da faculdade e colocar nele as datas de provas e trabalhos que precisava entregar, aí no domingo eu olhava o que tinha na semana e ficava tudo bem.

    A minha dificuldade com organização é definir o que exatamente eu preciso organizar, e a partir daí pensar em como fazer isso. Nunca consigo sair do lugar, mas sempre continuo tentando. Acho que não encontrei ainda uma forma de organização que funcione para mim

    • Maki  em agosto 22, 2019

      Mari, eu super entendo do que você tá falando… mas o seu dia tem coisas que voc6e precisa fazer, certo? começa por aí. organiza um dia, depois o outro, depois o outro. vai vendo o que precisa ser priorizado dia a dia… talvez assim você consiga encontrar um jeito de começar, porque sabendo o que tá rolando no dia você entende se precisa de algo mais a longo prazo, se um bujo te ajuda, se é melhor um calendário online… o que você acha?

  3. Dory  em agosto 09, 2019

    Escrever texto pra nós mesmos é a melhor coisa haahha na verdade é por isso que eu tenho um blog xD muito obrigada por compartilhar essa reflexão com a gente ♡ mesmo mesmo! Eu sou muito insegura e não consigo começar algo que eu o tenha bem definido na cabeça e por causa disso acabo por o fazer nada ;^; agora com as suas palavras eu me senti encorajada a simplesmente começar ~

    Abraços ♡

    • Maki  em agosto 22, 2019

      vai em frente, Dory <3 tá tudo bem! (e cê vai arrasar, tenho certeza!)

  4. Lary Zorzenone  em agosto 07, 2019

    Oi querida
    Eu sempre acho que tenho tempo de menos, mas não é verdade. Temos é problema pra nos organizar e a mania de procrastinar. Em dias que estou produtiva e resolvo levar essa produtividade pro blog, consigo criar o esboço de, pelo menos, cinco posts. Se direciono pra revisão (meu trabalho), faço quase um livro todo no dia. Mas quando estou procrastinando, levo uma semana pra fazer um post, uma semana pra revisar 50 páginas. Ando me vigiando pra não ficar procrastinando. Minha rotina voltou a funcionar e estou feliz e produtiva. É com o trem andando mesmo que a gente organiza o trem.

    Vidas em Preto e Branco

    • Maki  em agosto 22, 2019

      Lary, é bem isso. é muito questão de foco, sabe? do porque a gente tá fazendo as coisas, onde a gente quer chegar. senão, cai numa onda de procrastinar que é difícil sair, né?