inspiração

eu fiquei pensando muito tempo no que escrever pro blog essa semana, porque queria alguma coisa que você pudesse fazer, sabe? tipo, colocar no seu dia pra que ele fosse um pouquinho melhor.

começar bem a semana

daí que eu tô lendo um livro muito incrível que chama Grande Potencial. é uma leitura que eu super recomendo e espero falar mais sobre ela por aqui em breve. mas o que eu queria trazer dela pra cá é o ponto-chave do último capítulo que eu li, sobre criar uma fortaleza mental.

eu tenho a impressão que a gente subestima muito o quanto a gente se deixa levar pelas sensações do mundo, sabe? a gente já acorda sendo bombardeado de todos os lados por informações e mais informações e notícias e atualizações e feeds e, se a gente não ficar esperta, se deixa levar por uma onda de negatividade que é difícil soltar depois.

e eu não to dizendo que a gente tem que parar de se informar, não é isso, mas desconectar é preciso de vez em quando, e eu gostei do que o autor falou no livro sobre como a gente precisa criar uma fortaleza mental pra manter a nossa positividade.

o Shawn Achor chama isso de “defender-se das influências negativas“, mas pensar em defesa é confuso pra mim. defesa e ataque são uma coisa só e se você precisa se defender é porque está sendo atacado de alguma maneira, o que só alimenta a negatividade, a meu ver.

gosto mais de pensar nesse movimento como “fortalecer a sua frequência“, cuidar pra que você se mantenha num lugar positivo a ponto da negatividade não gerar um efeito no seu humor ou no que você tá sentindo.

parece difícil – e talvez seja mesmo. a gente tá tão acostumado a se manter nesse lugar pesado, com notícias ruins, reclamação e mais um monte de problema que a gente tem que resolver, que cuidar da nossa frequência é a última coisa que passa pela nossa cabeça durante a semana.

mas, sei lá, mesmo que hoje já seja terça-feira, a gente pode aproveitar pra tentar algumas coisas que colocam a gente mais próximo desse lugar de positividade e alegria.

o Shawn fala isso no livro, mas eu não preciso ler muito pra ter certeza que cada pensamento positivo que a gente tem é um passo nesse caminho – principalmente se for de gratidão.

então, pensei em duas coisas que você pode começar a fazer hoje, agora até, pra gente começar a semana de um jeito diferente:

1.pensa em 3 coisas legais que aconteceram com você ontem

ou na semana anterior, ou no mês anterior. sei lá. olha pro que aconteceu com você um dia antes: tem alguma coisa que rolou e te deu aquele quentinho no coração? tipo uma mensagem legal que você recebeu, uma comida gostosa, um abraço… vale qualquer coisa.

2.foca na sua respiração por 3 minutos

sabe essa coisa de atenção plena? dá pra chamar isso também de presença e é um exercício muito importante pra gente entender que tem uma diferença entre ficar pensando um monte de coisas sobre tudo o que tá acontecendo e focar, de verdade, no que tá rolando.

parece besta você parar 3 minutos do seu dia pra ficar concentrado só na sua respiração, mas pensa no tanto de tempo que você faz isso sem nem prestar atenção. daí você traz o foco e meio que se situa, sabe?

(aliás, a Nat me lembrou desse exercício há um tempo, com um grupinho de meditação muito legal que ela montou. valeu, Nat! ❤️)

começar a semana bem
inspira, expira e não pira ❤️

nem é difícil fazer essas duas coisas, né? e dá pra fazer todos os dias, tornar isso um hábito mesmo. vira e mexe eu recorro à respiração pra acalmar a cabeça, quando ela tá meio maluca.

e desde o começo do ano, eu peguei o costume de anotar 3 coisas legais que aconteceram comigo durante o dia, bem nesse estilo #gratidão. tenho preferido olhar as coisas por esse lado, sabe? no fim das contas, mesmo os dias mais difíceis têm alguma coisa incrível.

espero que ajude. eu tenho pensado muito no que eu posso fazer pra melhorar o dia das pessoas – mas entendi também que quanto mais eu fizer a minha parte, mais fácil fica pros outros fazerem a parte deles. e não custa compartilhar como eu tenho feito isso, né?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Vini Almeida  em agosto 13, 2019

    Oi, Má! Obrigado por isso!
    Lendo eu me lembrei de algo que vi recentemente e fiquei com vontade de compartilhar. Ananda Marga (https://www.anandamarga.org/) é uma organização internacional que nasceu na Índia e se propões a ensinar a todos o caminho para o fim dos conflitos e para o reconhecimento da unidade entre todos através da meditação. Inclusive, as pessoas podem se inscrever em um curso gratuito em que vão recebendo instruções por e-mail a cada 3 dias de práticas meditativas que fazem parte desse caminho. Tem unidades dessa organização espalhadas pelo mundo e no Brasil inclusive. Eles prestam serviços sociais, entre outras coisas.
    Eu conheci esse trabalho através desse TED talk de Dada Gunamuktananda, que é discípulo do fundador dessa organização (https://www.youtube.com/watch?v=lo0X2ZdElQ4). Ele fala coisas incríveis sobre o futuro da humanidade nesse vídeo e vale muito a pena ver.

    É isso! ^^
    Beijos!

    • Maki  em agosto 22, 2019

      aaaaaa Vini!
      primeiro, que legal você por aqui <3
      segundo, eu amei isso! vou pesquisar mais sobre, até porque tô querendo voltar a meditar <3

  2. Renata  em julho 28, 2019

    Nossa, que coisa boa ler esse texto nesse exato momento. Essa história de atenção era algo que eu achava meio bobo, até fazer pela primeira vez. É como se a gente realmente voltasse para si. Obrigada pela indicação do livro, fiquei interessada!

    Renata
    Rivière du Souvenir

    • Maki  em agosto 03, 2019

      que bom saber disso, Renata! o livro ótimo, eu recomendo muito mesmo! <3

  3. Renan Moura  em julho 26, 2019

    Oi, Maki! Eu super concordo que temos de cuidar de nossa mente antes de enfrentar o mundo.
    Comecei a meditar há umas 3 semanas. Faço isso logo quando acordo, sem olhar whats App ou outras redes.
    São meditações curtas, mas que conseguem me trazer um bem que dura o dia todo.
    A noite escrevo no caderno da gratidão coisas boas que aconteceram no meu dia. Isso estimula a minha mente a ver que todos os dias tive algo gostoso e que o legal mesmo são os detalhes que fazem aquele afago no peito!
    Está sendo realmente gratificante pra mim e eu acho que todos deveriam parar para olhar pra si, nem que seja pouco no começo, afinal temos tempo para todos então por que não cuidarmos de nós para estarmos bem para os outros né?!

    • Maki  em agosto 03, 2019

      nossa, Renan, sim! isso é tão, tão importante! que legal que você tá conseguindo fazer isso, sabe? meditar é uma delícia e o mais legal é perceber que dá pra colocar isso no seu dia a dia também <3

  4. Natacha  em julho 25, 2019

    Obrigado por isso Maki, você de coração é uma inspiração pros meus dias garota!

    • Maki  em agosto 03, 2019

      que amor saber disso, Natacha! muito obrigada mesmo <3