inspiração

meta ter um diário desancorando

eu tenho a sensação que o Austin Kleon já escreveu um post sobre tudo o que tem na minha cabeça sobre escrita, e dessa vez não foi diferente. já trombei mais de uma vez com o post que ele fez sobre ter um diário e porque isso é uma parte tão importante do trabalho dele (inclusive, ele já deu a letra de como ele faz isso, também).

no começo do ano, eu passei a fazer as morning pages, que descobri primeiro num vídeo da Aileen Xu, pra depois saber que veio do livro (incrível) O Caminho do Artista (um dia eu termino de ler, juro!), e meio que entendi isso como escrever um diário. afinal, colocar no papel tudo o que você pensa, sem filtro, e todos os dias, consiste mesmo nesse exercício.

com a tal Grande Crise Criativa de 2018™, eu tomei um capote do cavalo e larguei mão das morning pages. fazia de vez em quando, dia sim, dia nunca mais, e perdi o ritmo mesmo. Eu comentei no post das pequenas metas pra semana que retomei um pouco o hábito, num estilo um pouco diferente, mas que tava funcionando pra mim: escrever 10 minutos, sem parar, todos os dias. isso tem rendido, em média, uma página completa de um caderno A4. não são as 3 folhas que a Julia recomenda, mas tem rolado todo dia, certinho, e quero tentar manter.

somado a isso, eu percebi um movimento diferente com o meu bullet journal. também já tinha comentado por aqui que ele tem ficado meio artístico e eu tenho sentido um prazer real em montar os spreads da semana, completar os espaços em branco com frases importantes que eu tenho escutado durante os meus dias, preencher o habit tracker direitinho… enfim, separar um tempo pra colocar coisas que me tocam, de verdade. de novo, não deixa de ser um diário, já que o bullet journal, como eu também já comentei por aqui, é uma mistura de agenda com diário, né?

não sei muito bem onde vou com tudo isso, mas o que eu queria dizer é que eu tenho percebido um desejo real de começar a manter diários. inclusive, recebi aqui em casa um caderninho fofíssimo da papelaria Infinito Criativo, pra me ajudar com um desafio super legal que eles lançaram pra esse mês (e que eu vou participar), e me deu um comichão de transformar esse caderno num diário estilo colagem. a Melzinha tem feito isso com um caderninho também, além do bujo dela, e fiquei muito empolgada com a ideia de ter um segundo caderno, onde eu só coloco frases inspiradoras, poemas, anotações… não sei. inclusive, me fez pensar que o meu próximo caderno pra bujo seja um no estilo aqueles da A.craft, em que eu consigo juntar vários caderninhos debaixo da mesma aba e usá-los com propósitos diferentes. vamos ver.

de qualquer maneira, esses tempos que eu fiquei sem escrever as morning pages e usando o meu diário em tópicos meio que no automático, me fez pensar em como esse hábito é legal e como ele pode ser importante. por isso que escrever as morning pages é uma das minhas metas pra primeira semana de setembro, mas ter um diário também vai ser a minha meta do mês. não importa a forma de fazer isso, se vai ser no bujo, se vai ser nas páginas matinais mesmo ou nesse novo caderninho que eu tenho vontade de montar, mas, com certeza, vai acontecer.

tem duas coisas nesse processo todo que eu acho muito legal:

  1. escrever num diário me ajuda a ficar com a mente menos barulhenta: tipo, eu percebi que acordo com a cabeça cheia de coisa, e quando eu coloco no papel (mesmo que parcialmente e com o tempo contado) o que tem aqui dentro, fica mais fácil de focar nas coisas depois. parece que sai uma nuvem da frente dos olhos e eu fico mais tranquila.
  2. é um registro do meu processo: eu já contei pra vocês sobre o curso que eu faço na Coexiste, mas, independente dele, manter um diário é tipo manter um registro do momento em que eu tô, do que eu tô passando, os passos que eu dei, quais são os meus enroscos e como eu consegui resolvê-los. e por mais que, lá na frente, isso não seja usado, eu tenho todo o meu caminho registrado no papel.

tem mais uma coisa interessante que é: as coisas nunca parecem tão sérias quando elas são passadas pro papel. eu acho que os monstros são muito gigantes na minha cabeça, mas na hora que eu escrevo cada um, eles ficam do tamanho de um camundongo. bem pequenininhos mesmo, e meio sem sentido. dá até uma vergoinha de perder a minha paz por causa dessas coisas, sabe?

sei lá, acho que o meu objetivo com isso é muito de incentivar a reflexão. não sei se você já reparou, mas a gente passa os nossos dias meio sem prestar atenção nas coisas, mas se eu me proponho a anotar, a escrever, a colocar numa folha de papel – o que seja -, eu meio que preciso prestar atenção. e, aí, fica meio fácil você generalizar a lição e querer prestar atenção em mais coisas (mesmo que com a desculpa de querer colocar no seu diário depois).

‘ah, mas eu já tenho um bullet journal, vou ter mais um caderno?’

se você achar que é válido, sim! eu tenho um caderno separado pras páginas matinais. a Rachel Miller (autora do livro Diário em Tópicos – que é incrível, recomendo a leitura!) escreve o diário no próprio bullet journal, fazendo algumas anotações sobre o dia dela ali mesmo. o Austin tem vários cadernos diferentes, incluindo um arquivo de furtos (eu amo tanto essa ideia!).

menos regras, mais registros. se você acha que é importante pra você e que te faz bem, é claro! acho que pode ser um treino legal, né?

meta diário

você tem um diário? curte escrever nele todos os dias? 

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
20 Comentários
  1. Hellen Gomes  em setembro 27, 2018

    AMO DIÁRIOS…. não vivo sem, pra mim é uma das poucas coisas que me colocam no eixo de novo quandos as coisas não vão muito bem, ainda mais essa escrita livre e aleatorioa que um diario permite, muitas vezes no meio das reflexões do que devo escrevr, descubro o que realmente está me afetando e me incomodando !

    • Maki  em setembro 28, 2018

      eu também! acho um exercício maravilhoso!

  2. RENATA  em setembro 26, 2018

    Eu mantenho diários desde os oito anos <3 ou seja, desde que aprendi a escrever meus pensamentos 😀
    Sempre fui fascinada pelo mundo da escrita, dos cadernos, do papel… inclusive, do desenho, mas este último eu tive que adiar por causa dos estudos. Não sei se foi só isso ou se fui realmente gostando mais de escrever do que de desenhar. Só sei que o diário é, para mim, uma necessidade vital, porque eu sempre acho que conversar com alguém não é suficiente. Fico insatisfeita com a reação das pessoas e nem falo 50% do que penso. O diário, não… ele me deixa livre para refletir e desenvolver as ideias, para refutá-las depois, para acreditar em algo novo… um mundo de possibilidades sem julgamentos. Percebo que, do ano passado para cá, ele tem me ajudado a me reencontrar, a definir a mim e ao meu projeto literário <3 [vamos ver se em 2019 atualizo meu blog].

    • Maki  em setembro 28, 2018

      simmmm! cara, escrever num diário tem um quê de catarse, você meio que se deixa levar pelo momento e coloca no papel tudo o que tá na cabeça e parece que as coisas clareiam mesmo, né? é bem doido!

  3. Aline Amorim  em setembro 10, 2018

    Eu tenho quele livro que tem “uma pergunta por dia’, estou no terceiro ano dele, mas tem dias que eu esqueço de responder…
    Eu gosto de ter um planner e anotar algumas coisas que aconteceram ali mesmo. Acho legal para recordar além de planejar.
    Beijos

    • Maki  em setembro 10, 2018

      aaaa sempre quis um livro desses, mas acabava não comprando por medo de abandonar no meio… mas acho que é um treino, lembrar de preencher, tanto quanto lembrar de escrever no diário, né?

  4. Ednice  em setembro 10, 2018

    Comecei com o Morning Pages e ele acabou virando um caderno de anotações de tudo que vem a mente (menos compromissos) desde frases motivadoras, desabafos, pensamentos aleatórios. Não tenho regras com ele, quando tenho vontade, simplesmente pego e começo a escrever. Claro que me forço a escrever um pouco pra ele não ficar esquecido e abandonado, mas tem sido bem legal ter um espaço pra limpar a mente.
    Gosto também de escrever à mão, não faço nada artístico, mas é bem bom “descarregar” os pensamentos sem pensar se a diagramação está correta, se tem erros de português.
    Simplesmente aliviar a mente e o coração né !

    • Maki  em setembro 10, 2018

      isso! é muito legal esse exercício de meio que “vomitar” o que tem na mente, sem filtro mesmo, sabe? acho que foi uma das minhas descobertas preferidas de 2018!

  5. Carolina Benevides  em setembro 05, 2018

    Sempre tive agendas/diários, desde muito nova… Eu gosto bastante, apesar de não ser tão organizada. Simplesmente escrevo o que aconteceu, as coisas que estão na minha cabeça, mas minha letra anda cada vez pior, porque sempre que paro para escrever estou muito cansada, com sono… aí já viu rsrs Não tenho tido muito tempo também, então, quando vou atualizar meu diário é tanta coisa para contar, que é quase um livro que tenho que escrever! kkkkk Tenho sentido vontade de fazer esses registros com mais capricho e a ideia de usar diferentes cadernos para fazer coisas diferentes também, como colagens e desenhos é algo que me agrada. Só preciso organizar melhor meu tempo para fazer tudo que me dá vontade! 🙂 Beijinhos!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Carol, às vezes, tudo o que a gente precisa é pensar um pouquinho melhor na forma como a gente gasta o nosso tempo, sabe? eu percebi que ficava tanto tempo no Instagram de manhã, que podia trocar esse tempo por dez minutos escrevendo no meu diário. virou um comprometimento comigo mesma, sabe?

  6. Nanda  em setembro 04, 2018

    Ai Maki não me faz lembrar do meu diário que já tenho um treco aqui haha. Para encurtar a missa eu tenho / tinha um diário que não era bem um diário daqueles de escrever todos os dias, mas um desabafário (essa palavra existe?) em que eu escrevia sempre que estava com a cabeça cheia demais, mas tenho uma necessidade absurda de contar um resumo do que rolou desde a última entrada antes de escrever qualquer coisa nova. E está aí o motivo do meu treco: faz tanto tempo que não escrevo e não quero recordar das coisas para resumir, aí fiquei travada.

    Me salva! (ou me dá um tapa e manda parar de frescura que também serve ;-;)

    Mas bem que eu estava pensando em pegar um caderno novo para fazer um diário, só me dá preguicinha e paranoia. Tipo e se acharem ele? Ou e se eu perder em algum lugar? A vez em que esqueci o BuJo na faculdade quase tive um troço e olha que nem tem nada de interessante no meu…

    Enfim, deixa eu parar de paranoia aqui e te avisar que indiquei seu cantinho para o Sunshine Blogger Award

    Abraços,
    Nanda

    • Maki  em setembro 10, 2018

      NANDA VOLTA A ESCREVER NO SEU DIÁRIO! sabe o que eu penso? se um dia encontrarem o meu eu espero, de coração, que a pessoa entenda que eu sinto as mesmas coisas que ela e que tinha as mesmas neuras e que colocar isso no papel me ajudou a aliviar o coração (porque alivia mesmo!). e eu amei tanto a palavra desabafário que vou adotar pra vida <3

  7. Mônica  em setembro 04, 2018

    Ahhh! As meninas da Infinito Criativo estudaram comigo na faculdade! Toda a linha de cadernos/planners delas é um amor só 🙂

    Eu super curto a ideia de ter um diário sabe? Mas nem me arrisco porque nunca consigo manter… eu começo toda empolgada e depois deixo pra lá… mas queria muito conseguir um dia. O bujo eu tô conseguindo manter, acredita? Não muito decorado, artístico e tal, mas tem me ajudado muito no dia a dia. Quem sabe não começo um diário depois né? Nunca é tarde pra se fazer algo novo!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      aaaa não acredito! elas são MUITO fofas <3
      nossa, super entendo. eu só to conseguindo manter um diário muito por uma motivação de limpar a mente e começar o dia mais leve, sabe? tem dado certo até agora hehehehehe

  8. Márcia Siqueira  em setembro 04, 2018

    Oi, eu já tive o hábito de escrever muito durante a adolescência e até os meus 25 anos mais ou menos. Mas depois parei :/ sou apaixonada por papelaria, cadernos, poemas, poesias, versinhos, frases, etc. Tentei fazer um Bujo, mas não consegui… travei. Meu marido super me incentiva a escrever. Mas não consigo. Gostaria muito de voltar. Lendo o seu relato agora me deu uma vontade imensa de voltar. Vi também que você cita algumas referências. Vou tentar. E se puder gostaria saber mais sobre esse universo. Obrigada pela inspiração.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Márcia, escrita é muito uma coisa de deixar fluir, sabe? quem sabe um diário não te incentiva e ajuda a destravar? vale a tentativa mesmo. vou pensar em conteúdos pra fazer sobre esse assunto também!

  9. Crystal  em setembro 04, 2018

    Eu sou super a favor de diários! É simplesmente incrível registrar o dia a dia da gente e lá na frente ver como foi legal ter superado aquele problema (que a gente achava que era um problemão), que no fim das contas nem era tudo isso. É muito legal acompanhar nosso amadurecimento.
    Desde o ano passado que eu implementei o bujo na minha vida e nesse ano encontrei um método que tem sido bem bom pra mim. Em 2017 tive um surto geral e parei de escrever, o que foi bem ruim, mas esse meu novo método de 2018 tem me ajudado muito a voltar a escrever, mesmo que pouco. Eu tenho uma quantidade x de páginas pra semana no caderninho do bujo e não defino a quantidade de espaço que vou usar pra cada dia. Aí, vou preenchendo durante a semana meus compromisso diários e quando termino geralmente fica um espaço de uma página até a próxima semana. E é nesse espaço que eu escrevo. Gosto de fazer um resumo da semana, pensar sobre algo importante que aconteceu, alguma coisa que tem me deixado ansiosa, feliz ou “pra baixo”.
    Não é o ideal ainda, mas aos poucos eu acredito que vou escrevendo mais e mais e trazendo o hábito de volta à minha rotina
    Bjão Maki!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      aaaa que ideia legal, Crystal! e acho que o mais importante é que tá funcionando pra você <3

  10. Laura Nolasco  em setembro 04, 2018

    Adorei o post!
    Tenho um planner e um outro caderno que chamei de Creative Journal – nele tem morning pages (ok, só de vez em quando também), tem moodboards, tem brainstorms, tem ilustrações e colagens e tudo mais o que me faz bem, me faz botar a mão na massa e parar de ficar só pensando em tudo, sabe? É uma forma gostosa que arranjei de concretizar as coisas… Tenho a mesma sensação com os problemas, que eles diminuem quando escritos.
    Adorei o post!
    Beijos!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Laura, amei essa ideia de juntar tudo numa coisa só??? mas, confesso, eu tenho alergia ao meu caderno de morning pages hehehe escrevo nele e depois não toco mais, pra não correr o risco de ficar lendo de novo o que escrevi e pirando nas minhas loucurinhas! mas tô curtindo ter um caderninho pra descarregar tudo o que aparece durante o dia!