inspiração

o que fazer para ter um dia bom

esse é um daqueles posts que eu escrevi quase inteiro e deletei logo em seguida. não tava certo, sabe. na vibe que eu queria. não tava dizendo o que eu queria dizer. sendo sincera, isso resume bem os meus últimos dias. um tal de deleta e começa de novo, porque o coração não tava em paz e a mente, muito confusa.

lá no Twitter, eu perguntei o que você costuma fazer quando precisa desacelerar, porque, na verdade, eu precisava desacelerar também. a cabeça tava bem maluca, sabe? cheia de coisas e pensamentos e ideias e ela não parava quieta e eu não sabia o que fazer ou o que falar. e, nessas horas, a confusão é tão grande que você percebe que tem gente falando com você e você tá respondendo mas, na real, você não tá sabendo qual é o assunto.

sabe esses dias meio estranhos? e aí, vem na cabeça que a melhor opção é a gente dormir e acordar no dia seguinte e tentar de novo e parece que a coisa meio que se resolveu depois de algumas horas de sono e uma xícara de chá.

com todo respeito ao chá e seus poderes curativos, claro.

mas entende que a vozinha gritando que tem alguma coisa acontecendo de errado segue lá? no fundo da sua mente? colocando uma sensação nas coisas que você faz e dizendo que, talvez, tudo seja em vão mesmo e o melhor é você continuar deitada em posição fetal na sua cama e esperar o mundo passar.

e, por algumas horas, parece que isso funciona.

mas eu percebi, buscando a resposta, que só tem uma coisa que a gente pode fazer pra ter um dia bom de verdade:

mudar de ideia.

eu preciso mudar de ideia. e você também. a gente precisa acreditar que essa possibilidade existe, sabe? que dá pra gente olhar pra própria mente e perceber que tem uma mentira sendo contada ali dentro (“você não presta“, “você só faz coisa errada“, “você vai perder todos os seus trabalhos e morar debaixo da ponte“) e que a gente fica alimentando, meio que em segundo plano.

e tem horas que a sensação fica meio gritante e a gente tem certeza que o mundo inteiro tá contra a gente. só que, na sua cabeça, tem uma coisa rodando que tá alimentando toda essa loucura, sabe? e é quase como se você não tivesse percebendo.

então, muda de ideia.

nossa, mas como assim? como faz pra mudar de ideia?‘. bom, a gente vai junto, pra começo de conversa. é tanto costume em ficar presa na própria cabeça, que parece que esse é um trabalho que a gente tem que fazer sozinha, na calada da noite, ou enquanto a gente se tranca no banheiro do trabalho por alguns minutos enquanto chora o que tá preso na garganta.

acho que o primeiro passo, então, é lembrar que a gente não tá sozinha. que, mesmo diante de toda loucura e da vozinha que não. cala. a. boca. tem um lugar em que a gente se encontra, que é o mesmo que quer fazer as coisas com carinho, que quer cuidar de quem não tá bem, que quer tratar a si mesma com gentileza.

sabe do que eu tô falando, né?

a gente precisa olhar pra fora pra mudar de ideia. buscar aquele contato com o outro. procurar aquele desejo de ver todo mundo bem, que quer que todo mundo tenha um dia bom também, sabe?

ah, mas e eu? como é que eu fico nessa história?‘ então… talvez você se esqueça de você por um tempo e isso seja a melhor coisa que aconteceu no seu dia, porque esquecendo de você e lembrando dos outros você deixou de ficar sozinha com as suas ideias e se abriu pra uma coisa nova, diferente, pra ver com outros olhos e procurar a saída também.

me lembraram hoje que o relacionamento é a saída pra tudo. por isso que eu tô escrevendo esse post, me relacionando com você e esquecendo um pouco de mim. compartilhando o caminho que eu tô fazendo pra mudar de ideia e torcendo com cada celulinha do meu corpo pra você decida por isso também.

porque, no fim das contas, é uma decisão sua.

ninguém consegue fazer você mudar de ideia e você não consegue mudar a ideia de ninguém também. isso é uma decisão nossa com a gente mesma, de escolher fazer diferente e não dar atenção pro que a gente tá pensando.

e é claro que tem muito jeitos incríveis da gente buscar essa reconexão, de fazer esse pedido e tomar essa decisão. às vezes, escrever tudo o que tá na cabeça é um caminho pra entender melhor o que precisa mudar. outras horas, sentar um tempinho pra respirar fundo e tomar um café depois do almoço ajuda muito. até se fechar no banheiro pra chorar pode ser um catalizador disso. mas tudo tem que culminar num mesmo lugar.

a gente precisa mudar de ideia. 

escolhe de novo. pede por uma saída. conversa com alguém, se joga no mundão e vai se relacionar com as pessoas. fica ligado no quanto de atenção você tá dando pras coisas que não prestam na sua cabeça e faz o oposto. conta pra elas que não são verdade. cuida. sai daí de dentro.

escolhe pelo amor.

e não precisa brigar, viu? o amor não precisa de defesas, ele só é. amoroso. calmo. tranquilo. e a gente pode viver os nossos dias só com ele no coração. é só parar. escolher de novo. e escolhe de novo. escorregou? tudo bem, escolhe de novo. você pode. tá tudo bem.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
13 Comentários
  1. Ndias  em setembro 04, 2018

    Estou passando por um momento muito difícil. E tudo que preciso é mudar de idéia. Obrigada pelo post, é inspirador, é ainda melhor saber que não estou sozinha e que podemos mudar e fortalecer nossos pensamentos de forma positiva.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      isso! você não tá sozinha <3

  2. Thamy  em setembro 04, 2018

    Simplesmente tudo que eu precisava lê e refletir… tem horas que eu me sinto em uma caixa fechada,escura e não sei por onde sair e o que fazer.. texto incrível!!!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Thamy, espero mesmo que esse texto tenha deixado o seu coração mais leve e acendido uma luzinha nessa sala escura <3

  3. […] – Tem só uma coisa que vai te ajudar a ter um dia bom […]

  4. Graciela Araujo (Menina Xadrez)  em setembro 03, 2018

    Maki,

    Tem vezes que de fato isso acontece. De que se sente que tem algo errado, mas como você disse precisamos jogar toda esses pensamentos no ralo e viver o que a vida tem para gente e para as pessoas em nossa volta.
    Dar um abraço em alguém importante pra mim é uma forma de resgatar a força perdida dentro de mim ou fazer alguém rir. Os pensamentos negativos muitas vezes me entristeceu, mas logo tento resolver de forma prática aquele problema e percebo que não era nada do que estava pensando. Determinadas sensações nós mesmos é que criamos e quando se enfrenta não era nada mais que um simples pensamento ruim.
    Agradeço muito esse texto.
    Bj.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Graciela, é isso mesmo! a gente cria sensações na cabeça e se perde nelas… e, na verdade, tudo o que a gente precisa é lembrar que tá tudo bem, é olhar pro outro e lembrar da gente mesma <3

  5. Taís  em agosto 30, 2018

    Que interessante essa perspectiva, Maki!
    Esses dias mesmo tava ”conversando” comigo mesma, sobre isso da gente acumular umas coisas na cabeça que não precisa, que nos deixam no fundo do poço, imaginando coisas…. e como a gente fica ali, naquela ”bolha” e como é importante a gente sair desse lugar. E como isso faz uma diferença danada!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      nossa, sim! se a gente deixar, passa o resto da vida nessa bolha, sem olhar pra fora, alimentando uma angústia sem cabimento. e tem uma escolha nossa de querer sair disso, mesmo <3 é muito importante esse movimento, sabe?

  6. Luciana Souza  em agosto 28, 2018

    Estou precisando fazer muito isso nesses últimos tempos, tenho passado mai tempo brigando comigo internamente do que fazendo algo para mudar de fato. Moça amo demais os seus textos e confesso que eles tem me ajudado bastante.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      Luci, fico muito feliz que os textos te ajudem, é pra isso que eles servem <3 espero que o seu coração esteja mais leve!

  7. BA MORETTI  em agosto 26, 2018

    nossa, eu tinha essa mania de tentar resolver as minhas tretas mentais sozinha. ficava angustiada, sofrendo calada e isso parecia apodrecer tudo ao redor. é como se a gente contaminasse o ambiente com a nossa energia né? ai eu comecei a criar o hábito de conversar a respeito, mesmo quando soa repetitivo. normalmente faço isso com o namorado e dá super certo. levando todas as dúvidas, angústias e questões que parecem simples mas que por alguma razão não consigo conclui-las. tento levar a ideia de que não existe problema tolo. se tá incomodando é porque é importante. e foi a melhor coisa que comecei a fazer. consequentemente, quando não consigo ter esse alívio de primeira, tento sempre lembrar que eu sempre consigo resolver. as vezes demora mais, mas a situação se resolve. tudo no seu tempo 🙂

    • Maki  em setembro 10, 2018

      aaaa Ba, sim! é isso. na nossa cabeça, as coisas sempre parecem muito maiores. e tem horas que só de você decidir expor o que tá na sua mente, por mais repetitivo ou maluco que pareça, isso é o suficiente pra aliviar o peito, né? fico feliz que isso esteja funcionando pra você <3