bullet journal

caderno muji desancorando

eu tinha certeza que o meu caderno de florzinhas ia durar o ano inteiro, porém, ledo engano, ele durou exatos 7 meses. tudo bem, segue o jogo, lá fui eu atrás um caderninho novo e que atendesse às minhas necessidades. o meu maior sonho, acho, é um daqueles que tem elastiquinho e a capa molinha (dessas que dobra, sabe? de um material que parece courinho), com uma folha decente. seguimos na busca.

nesse meio tempo, quando a Mel veio pra São Paulo participar da Flipop, a gente fez um passeio pela Japan House, que na época tava com uma loja pop up da Muji. óbvio que eu já fui com o radar ligado, porque o meu bujo tava terminando e eu já tinha que procurar uma nova opção. calhou que, por lá, tinham caderninhos pontilhados, então, decidi comprar um pra testar!

posso dizer que estou apaixonada? posso sim. acho que o que eu mais amei é a textura da folha. sério, queria que vocês pudessem sentir daí. mas ela é MUITO MACIA, dá vontade de ficar acariciando o dia inteiro (por mais estranho que isso pareça). apesar da capa não ser de courinho (é de um papel mais grosso, tipo uma cartolina bem resistente), ela é molinha e o caderno fica mais maleável e eu curti muito esse estilo.

outra coisa legal é que ele é montado de um jeito pra abrir bem aberto mesmo, você não tem aquele problema de ter que “amaciar” as folhas pra poder escrever – inclusive, lembro que a Mel me contou que essa era a proposta da Muji, que os cadernos fossem super práticos e utilizáveis e ajudassem você na hora de escrever, por isso eles abrem 100% no meio, não importa em que parte do caderno você abra (começo, meio ou fim).

agora, acho que vem aquela informação que, com certeza, todo mundo quer saber: as canetas vazam pro outro lado da folha? eu fiz um teste na última página com todas as canetas que costumo usar, as Tombow, os marcadores Mildliner, alguns marca-textos das Pilot e as canetas de escrever no dia a dia (incluindo a minha favorita, a Frixon Ball, também da Pilot), e o resultado é: nada vazou. os marcadores da Pilot deixam a folha um pouco manchada atrás se eu passo mais de uma camada e se forço a ponta no começo e no fim do traço, mas, fora isso, tudo certo. não testei as famigeradas Stabilo pra saber se marcam, porque não tenho usado, mas no geral senti que essas folhas me atenderam bem.

eu não encontrei em nenhum lugar a gramatura as páginas do caderno Muji (nem no site da marca), mas não imagino que deva ser muito alta – apesar das canetas não vazarem pro outro lado, você consegue ver que tem coisas escritas na página de trás, sabe? ainda assim, tenho feito os meus letterings e as minhas firulas normalmente e não tenho visto grandes problemas.

nesse caderninho novo, eu ainda não usei um monte de adesivos, então, ainda não sei também se isso afeta o uso, no geral, do caderno. mas, como um todo, posso dizer que estou bem satisfeita e queria que o preço original tivesse vindo pra cá também (eu paguei R$ 55 nesse modelo, o preço nos EUA é $ 3.50).

o teste de canetas!

gostei? gostei muito! queria que tivesse mais páginas? sim, o que eu comprei tem só 96 folhas. queria também que tivesse um elástico pra segurar tudo no lugar? sim. acho que essa foi a única coisa que eu senti falta mesmo, porque coloquei algumas coisas ali dentro pra guardar e elas ficavam caindo o tempo todo.

enfim… deu pra perceber que esse é um caderno que foi feito pensando em quem vai usar, sabe? a marca é original do Japão e tem toda uma missão de fazer produtos de qualidade de áreas bem diversas (tem até comida!). pra isso, eles priorizam sempre os materiais, embalagens simples e um processo de produção racional. então, deu pra ver um pouco de tudo isso nesse caderninho.

tem uma ideia de ser prático e útil, e essa coisa da abertura das folhas pra mim foi muito útil, porque eu sempre precisava colocar um grampo de papel ou um peso em cima das folhas pra elas ficarem abertas (ou ainda fazer aquela “forçada de barra” na lombada pro caderno não fechar sozinho), isso foi um ponto super positivo pra mim.

você já usou um caderno da Muji alguma vez? me conta nos comentários o que você achou!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
5 Comentários
  1. Lu Sá Freire  em janeiro 13, 2019

    Oie Maki,
    Que caderninho fofo! Nunca usei essa marca, na verdade acabei produzindo os meus. QUeria uma folha com 90 gr e pontilhada, de wire-o, capa dura… os valores que encontrei eram altos, daí eu mesma criei! fiquei muito feliz e satisfeita. até pensei em colocar no site pra vender, por um preço justo. Como a técnica virou modinha, os valores são altos e os produtos são, muitas vezes, ruins… enfim.. seguimos! rsrsrs
    bjos

    • Maki  em fevereiro 10, 2019

      Lu, que ideia ótima essa! confesso que se tivesse tempo também faria os meus, mas hoje não rola hehehehe. esse caderninho da Muji é incrível mesmo e eu amo esse formato dele, que dá pra abrir no meio sem precisar amassar as folhas ou “amaciar” a lombada!

  2. Eloá Moraes  em setembro 02, 2018

    ai que vontade!

  3. nathalia  em agosto 21, 2018

    oi maki! eu comprei um caderninho da muji na pop-up da japan house tbm! o meu é pontilhado, espiral, com capa dura kraft e elástico! estou simplesmente amando! as folhas são super macias, me lembrou um pouco a textura das folhas do moleskine. em breve viajarei para uma cidade que tem uma loja da muji e estou ansiosa para conhecer todos os produtos da marca. que venham novas inspirações no novo bullet <3

    • Maki  em agosto 31, 2018

      menina, sim! eu queria ficar passando a mão nessas folhas o dia inteiro, de tão macias!