inspiração

escrever tanto desancorando

muitas vezes eu me pego sentada na frente do computador com um monte de coisas pra falar, mas as palavras me fogem. parece que eu tenho que forçar uma barra pra coisa sair e se o post não flui – se eu não consigo escrever o que tá na minha cabeça e ficar com o coração tranquilo – tem alguma coisa errada. fica um peso no peito, uma sensação esquisita.

quase um sufocamento.

outro dia eu tava transcrevendo uma reunião do trabalho e, depois de três horas, eu percebi que tinha escrito mais de 10 mil palavras. é muita coisa. são 15 páginas de Word. como os meus dedos conseguiram acompanhar o que tava sendo dito foi um mistério (um que eu me pergunto como acontece várias vezes ao dia), mas ainda assim, rolou. curiosamente, tudo o que foi dito naquela reunião eram coisas que tavam na minha mente, e colocar aquelas palavras no “papel” me deixou muito em paz.

tem horas que eu me pergunto mesmo como é possível eu escrever tanta coisa, o dia todo. eu escrevo e tomo chá, é o que diz na minha bio. e, de fato, o que eu faço no meu dia não foge muito disso. eu escrevo e tomo chá. e quando não escrevo e tomo chá estou buscando palavras pra escrever e chás pra tomar (acompanhada, de preferência).

eu acho que já comentei aqui outras vezes como eu sinto que tenho uma facilidade muito maior em falar sobre o que sinto através da escrita, e não tanto na fala (apesar de já terem me dito que eu sou boa nas duas coisas e tudo isso não passa de uma imaginação da minha mente, bem, imaginativa). então, escrever sempre foi um refúgio.

é estranho, porque, mesmo em um mundo com tantas mídias diferentes, com tantos formatos diferentes, eu ainda encontro um acalento maior na escrita. essa semana, me perguntei muito como eu consigo escrever tanto, e encontrar tantas palavras pra digitar, sabe? mas, sei lá, parece que o teclado acompanha mais as coisas que passam pela minha cabeça (por mais que escrever à mão seja igualmente incrível).

então, eu escrevo.

eu faço matérias, eu tuíto, eu escrevo newsletters, eu posto no blog, eu escrevo até nas fotos dos Stories (você bem sabe que me dá um nervosinho falar muito por ali), eu faço legendas. eu escrevo e tomo chá. não sei.

divagando sobre tudo isso, eu pensei em algumas coisas que queria compartilhar com você:

  1. escrever é treino: eu já escrevi tantas milhares de palavras nessa minha vidinha, que é mesmo muito fácil sentar e escrever um texto inteiro sobre qualquer assunto que você me der. às vezes, sai meio truncado. às vezes, sai cheio de vícios de escrita. às vezes, eu não fico com o coração 100% em paz. mas ele sai.
  2. a exigência com a escrita é real: eu percebi, desde nova, que sou muito exigente com a escrita, minha e dos outros, e tenho um certo nervosinho com textos que eu não sinto que são bem escritos. você começa a buscar por coisas diferentes pra satisfazer esse seu desejo pela boa escrita, sabe? não é à toa que, por um tempo, eu era obcecada por sonetos e dramaturgia antiga (por muito tempo, o meu soneto favorito era esse aqui, de Camões).
  3. querer ler de um tudo também faz parte: como eu sempre li muito, eu criei, desde cedo, um repertório gigantesco de palavras pra usar por aí. tinha que ter algum lugar pra colocar tudo isso, né?
  4. observar o mundo é legal: eu lembro de, já novinha, ver alguém pegar um caneta de um jeito tão bonito que eu ficava tentando encontrar um jeito de descrever aquilo e criar uma imagem mental que fosse condizente com o que eu tinha visto. era muito difícil (alô, perfeccionismo!), mas ainda assim, eu tentava. por isso, sempre fui muito observadora. ficava na minha, só olhando, meio também por medo de mostrar a minha cara, e criando um acervo de imagens mentais que eu queria tentar colocar no papel depois.
  5. eu achava que tinha que escrever sozinha: eu meio que tinha uma certeza no meu coração de que escrever era uma coisa muito solitária. eu comigo mesma, o meu computador, uma xícara de chá e as ideias que rodavam na minha mente. mas tem um tempo que eu percebi que escrever sozinha não é legal. eu posso encontrar um lugar, dentro de mim, em que eu me sinto junto das pessoas, em que eu considero todos, e, com essa consideração em mente, escrever um texto que tem valor. sabe?

escrever tanto

 

acho que todo mundo já alimentou em algum momento a ideia do escritor atormentado, que precisa se trancar num quarto escuro pra escrever um livro e colocar tudo o que ele quer no papel. mas escrever sozinho não tem graça.

eu já escrevi muitas palavras, e provavelmente escreverei muitas mais, mas percebi que prefiro muito mais aquelas que eu escrevi com essa sensação de junto, de que eu tô fazendo alguma coisa com propósito e que as pessoas vão usufruir disso junto comigo. parece que faz mais sentido, sabe? mesmo que esteja só eu, o meu computador e a minha xícara de chá no quarto, tem um lugar que eu me lembro que eu não sou sozinha, e eu busco por esse ponto de inspiração pra colocar o que eu tanto quero no publicador (qualquer que seja ele). tem horas que eu meio que esqueço disso, e aí o texto não sai mesmo. tem outros momentos em que eu não tenho certeza do que quero dizer, e aí também fica difícil. tem horas que eu me distraio muito, daí levo o dobro do tempo pra fazer uma coisa tão simples.

mas tem horas que flui, e digitar 10 mil palavras vem bem facilmente (sejam minhas ou dos outros!).

mas acho que… o segredo é só tirar da frente o que eu tô querendo, entende? encontrar esse lugar de escrever tanto, independentemente do que seja, só acontece mesmo quando eu consigo parar de pensar nas minhas coisas, no que eu quero e não quero, e lembro que tem um propósito no que eu tô fazendo, e que tem pessoas fazendo isso junto comigo e pessoas que vão usufruir disso comigo.

sei lá, eu tava com esse assunto na mente, e o clima tá gostoso, e eu tava tomando um chá de frutas vermelhas bem do bom e pensei que seria legal compartilhar com vocês um pouco mais desse processo, desse meu estímulo pra escrever tanto. tomara que isso ressoe aí do seu lado da tela e você se sinta inspirado a tirar da cabeça algumas palavras bonitas também.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
11 Comentários
  1. Carolina Benevides  em setembro 05, 2018

    Com certeza, esse post ressoou aqui dentro sim <3 Eu também também sempre recorro à escrita quando estou precisando dizer alguma coisa mais profunda a alguém… me sinto mais livre e mais à vontade para me expressar dessa maneira. Adoro escrever, sempre fui assim… Aprendi a ler cedo e os livros sempre foram meus companheiros. Também comecei a fazer diários bem nova, com uns nove anos de idade tive minha primeira agenda e lembro que cheguei a escrever minha primeira "paródia". Um pouco mais à frente escrevi algumas histórias, imaginei (e escrevi) romances inteiros com meus amores platônicos… kkkkkk Gosto muito de poesias também… Tenho o sonho de escrever um dia pelo menos um livro, do qual eu realmente me orgulhe, sabe? Esse universo das artes sempre me encantou. Música, escrita, desenho, fotografia… Sou apaixonada por tudo isso, embora não consiga dedicar tanto tempo quanto gostaria a esses meus "hobbies". Fico me perguntando: será que são hobbies? Ou simplesmente minha forma de me sentir viva e realizada? Minha respiração… Quando fico muito tempo distante dessas coisas todas, apenas cumprindo minhas obrigações, parece que vou ficando sem ar.
    Beijinhos pra ti!

    • Maki  em setembro 10, 2018

      super entendo essa coisa de ficar sem ar, viu… e confesso que a crise criativa me pegou de jeito aqui e escrever anda meio difícil, mas ao mesmo tempo… acho que a vontade de compartilhar o que eu sinto com os outros tem ganhado e aí as palavras meio que ressoam bem facilmente. é um treino de olhar o que eu quero com isso, qual a minha intenção… e lembrar que tem um propósito!

  2. Manuela da Mata  em agosto 15, 2018

    Descobri que a sua melhor amiga é a sua ESCRITA, que legal vocês estão sempre juntas e tomam muito chá!!!! uma amiga real e verdadeira que te entende e às vezes se dá puxão de orelha!!! Estou adorando conhecer a sua melhor amiga sempre. Beijos Manu

    • Maki  em agosto 23, 2018

      é verdade, Manu! eu não tinha pensado por esse lado, sabia? hehehe

  3. […] – Como eu consigo escrever tanto? […]

  4. Nanda  em agosto 11, 2018

    Acabei achando seu texto por via de uma postagem da Julie do Julie the blog e ele realmente me ajudou, porque vocês duas conseguiram colocar no papel – ou no caso, na tela – aquilo que nem eu estava conseguindo: escrever faz parte de mim e gosto dessa coisa coletiva, amo a ideia de que posso ajudar alguém nem que seja com uma dica de filme ou só porque a pessoa gosta de ler coisas aleatórias. Foi por isso que crei o blog lá em 2009 e porque nunca consegui largar completamente dele.

    Eu ainda não sei direito qual o meu futuro, nem o do N2D, mas sei que se eu parar de escrever desapareço.

    Enfim, meu comentário está meio desconexo, porque eu estou desconexa, mas só vim agradecer pela postagem, de verdade. ♥

    • Maki  em agosto 17, 2018

      aaaa Nanda, como você é fofa! brigada mesmo por esse comentário (mesmo que tenha parecido meio desconexo pra você! hahaha)

  5. jennifer constantino  em agosto 11, 2018

    esse post aqueceu meu coração maki <3

    não escrevo tanto quanto você, mas escrevo bastante também (não tanto quanto eu gostaria, confesso). escrevo pra faculdade, escrevo pro blog, escrevo pra mim. eu gosto de escrever, me encontro melhor nas palavras escritas do que nas palavras faladas. mas diferente de você, não sou muito observadora com as pessoas, eu não costumo lembrar das coisas que eu vi, mas sim dos sentimentos que tive em determinados momentos da vida. não costumo apreciar as imagens, mas meus sentimentos com relação a elas (um pouco confuso talvez), acho que é por isso que gosto mais de escrever sobre sentimentos do que qualquer outra coisa, como esse meu comentário por exemplo 🙂

    • Maki  em agosto 17, 2018

      jennifer, super entendo! a boa notícia é que esse pode ser um exercício incrível pra você começar a observar mais e, quem sabe, começar a falar mais também! (sobre o que você sente e pensa ❤️)

  6. erika murito.  em agosto 10, 2018

    amei seu texto e me identifiquei muito! fico feliz que você escreva, suas palavras são lindas, sempre.
    um abraço de urso,
    http://www.espelhodoreino.tk

    • Maki  em agosto 17, 2018

      brigada, erika ❤️