inspiração

amorzices aconchego desancorando

aconchego. só de falar essa palavra parece que brota um calorzinho gostoso no meio do peito, que vai se espalhando devagarinho até chegar no dedinho do pé. curiosamente, esse termo virou uma constante na minha vida e acho que tudo o que eu mais desejo é conseguir transmitir (e sentir) essa sensação o tempo inteiro. de que tá tudo bem, eu tô aconchegada, eu tenho um respaldo, um lugar onde me apoiar.

é difícil definir, pra mim, o que é exatamente o aconchego. claro, eu consigo listar milhares de coisas que me transmitem essa ideia (e vamos chegar nessa parte do post em breve), mas é que elas não ficam limitadas ao fazer, entende?

eu ando bem viciada no livro que a Melzinha me deu, The Little Book of Hygge (se pronuncia hoo-ga!), que fala sobre esse segredo dinamarquês pra felicidade. é um estilo de vida que gira em torno da sensação de aconchego. de que, independentemente do frio e da neve que cai lá fora (na Dinamarca, né?), você tá quentinho por dentro, passando um tempo com as pessoas que ama, sentindo aquela completude, sentando de frente pra lareira com uma xícara de chá.

por aqui, eu não tenho lareira e não neva, mas percebo cada dia mais que a minha sensação de aconchego tem andado comigo um pouco mais a cada dia. mesmo que esteja um calor do cão lá fora e eu saia na rua de regatinha, eu tô me sentindo aconchegada.

parece que eu tô sendo abraçada o tempo inteiro, sabe? e tem horas que eu recebo uns abraços gostosos mesmo. tomo uma xícara de chá gostosa. passo horas enrolada num sofá conversando com alguém sobre a verdade da vida, vejo filmes que me deixam com o coração confortado, sinto o sol de inverno bater no rosto e percebo que tá tudo bem.

tem tudo a ver com conforto, sabe?

essa coisa de você se sentir aconchegada e abraçada pela vida o tempo todo, e começar a sorrir sem motivo porque você tá se sentindo bem. eu acho que amo o aconchego. a palavra e o seu significado literal, o que ela me faz sentir, e o tanto que ela envolve os meus dias. se eu vou postar no Instagram, eu penso em aconchego. se vou escrever pro blog, também. se vou abraçar alguém, penso de novo, e o abraço fica mais querido, mais forte, regenera, purifica. se vou comer uma comidinha gostosa, sinto um aconchego ali também, porque tem uma vibe em comer coisas gostosas acompanhada de pessoas que você curte, sabe? e, na real, nem é tanto a comida em si, mas esse abraço cósmico que faz você ter uma certeza no coração de que a vida é boa sim, e que você pode se sentir aconchegada mesmo que não tenha lareira em casa e neve caindo do outro lado da janela.

amorzices aconchego

lá vou eu divagando demais sobre um assunto, mas eu queria tanto que você entendesse o que o aconchego é… é um tipo isso, ó:

  1. um pratão de lámem numa noite de fria;
  2. tomar chá enquanto o sol tá nascendo;
  3. dormir com meias felpudas;
  4. abraçar alguém just because;
  5. se enrolar num cobertor fofinho pra ver série;
  6. ler os comentários incríveis do blog;
  7. dar bom dia pro porteiro do prédio;
  8. esquentar a mão na xícara quente;
  9. receber uma mensagem de carinho do nada;
  10. mandar uma mensagem de carinho do nada;
  11. tomar um banho quentinho antes de dormir;
  12. reler as passagens preferidas do meu livro favorito (Anna e o Beijo Francês!);
  13. rever as cenas favoritas do meu filme preferido (Orgulho e Preconceito);
  14. olhar no olho de quem a gente ama;
  15. um sorriso;
  16. montar uma página nova do bullet journal;
  17. fazer uma foto de um momento feliz;
  18. andar pelo bairro reparando nos detalhes do caminho;
  19. ver a luz do sol batendo na parede logo de manhã;
  20. fazer carinho em alguém.

e olha que isso tudo são coisas que eu faço, pelo menos, uma vez por dia ou por semana. mas tudo isso é só um reflexo de uma coisa que eu sinto, sabe? é a representação de uma sensação que vem de mim, de quem eu sou de verdade, e de querer que as pessoas ao meu redor fiquem bem também. sei lá, eu tô num caminho de aprender a viver o amor que eu sou, como isso não pode ser aconchegante? e mais, como isso pode não ser compartilhado com as pessoas?

tudo isso pra dizer que eu acho que todo mundo consegue ser um pouco mais hygge no dia a dia, é só a gente lembrar que aconchego não é uma coisa reservada pra momentos especiais, mas algo que a gente pode viver o tempo inteiro, entende?

e, enquanto eu escrevo esse post, pleno sábado à noite pós-plantão, eu tô pensando que daqui a pouco eu vou fazer um pouco de chá e assistir Orgulho e Preconceito pela milésima vez (e que esse é um dos meus filmes favoritos da vida), mas tudo isso com esse carinho já se espalhando pelos meus membros cansados e lembrando dos momentos incríveis que eu vivi nesse dia, que foi cheio de trabalho e comidas gostosas e conversas incríveis e companhias mais ainda.

a gente merece, sabe? merece viver esse abraço cósmico o tempo inteiro, todo tempo. dá pra viver assim sempre. e tanto faz o que você tá fazendo, o cenário que você tá ou qualquer outra coisa. as costas quentes não vão embora assim tão fácil, quando você assume que são suas por direito.

amorzices aconchego

o que significa o aconchego pra você?

você pode fazer parte dessa blogagem coletiva com a gente. o amorzices é um projeto mensal, criado pelo trio amorzinho sernaiotto + serendipity + desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de julho é 'o que significa conforto e aconchego pra você?'. então, faz um post no seu blog e deixa o link nos comentários pra gente ver também, tá bom?
Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
12 Comentários
  1. Caroline Abreu  em agosto 13, 2018

    Acabo de me sentir abraçada por este texto <3 me inspirei e também vou fazer uma lista das coisas que me trazem esse quentinho no coração tão bom!

    • Maki  em agosto 23, 2018

      aaaaa faça isso! é tão bom <3 <3

  2. Eva Camargo  em julho 26, 2018

    Eu também acredito no poder do aconchego, me agarro ele às vezes. É como se fosse uma proteção, tipo quando tá frio e coloco uma blusa ou muito sol e passo protetor solar (meio confuso, mas faz sentido na minha cabeça, eu juro kkk).
    Se sentir aconchegado é conseguir manter o sentimento de paz interior, do tipo: eu sei que tá ruim, mas tá bom ao mesmo tempo, pq aqui vai tudo bem.

    Senti aconchego ao ler esse texto. Gostei 🙂

    Beijos
    Com amor, Eva
    amavelgirassol.blogspot.com

    • Maki  em julho 27, 2018

      isso, é isso mesmo! conseguir manter o sentimento de paz interior ❤️

  3. Maria Tandel  em julho 23, 2018

    Oi Maki,

    Quantos textos ótimos! Obrigada pelo conteúdo cheio de carinho.

    Concordo com você!
    Aconchego pra mim, eh estar bem comigo mesma, me cuidar, estar aonde sinto que sou querida e fazer os outros se sentirem acolhidos.
    Na minha lista colocaria:
    – comer chocolate
    – tomar chocolate quente
    – revelar fotos de momentos especiais e montar um álbum e/ou enviar para quem esta na foto.
    – enviar carta pelo correio e receber a mensagem da pessoa que recebeu e ficou super feliz.

    Abraços.

    • Maki  em julho 27, 2018

      aaaaaa enviar cartas pelo correio, tão amor, né?
      e revelar fotos também é incrível <3 amo demais!

  4. Ana Palombo  em julho 23, 2018

    Ahh Maki, tu me deixaste com uma vontade imensa de fazer uma lista das coisas que me deixam bem, me fazem feliz, me dão aconchego.
    E farei! Esse POST foi bem inspirador, tanto que até o livro quero também! :*

    • Maki  em julho 27, 2018

      faz faz faz faz faz ❤️

  5. BA MORETTI  em julho 18, 2018

    eu me senti tão abraçada lendo esse post que não resisti e resolvi escrever sobre isso também (espero que o post saia HAHA) ♥ e sabe, acho que isso tem muito a ver com como a gente tá se sentindo né? e ai a gente transborda toda essa good vibes com o coração quentinho. e quando o coração tá quentinho tudo ao nosso redor é aconchego ♥

    • Maki  em julho 27, 2018

      exatamente, Ba! e é a melhor coisa, né? essa sensação de coração quentinho ❤️

  6. angelica cirne  em julho 18, 2018

    Que post tão aconchegante, eu ia lendo os seus e pensando nos meus, e quando a gente para pra pensar nem são coisas tão difíceis, mesmo quando as coisas estão difíceis, deitar na rede, escutar um música, rever Amélie Poulain, tomar banho com umas velinhas acesas e com aquele sabonete de baunilha que a gente guarda pra dias que quer se sentir melhor, depois colocar aquele pijama limpinho e gostosinho… por aí.

    • Maki  em julho 27, 2018

      SABONETE DE BAUNILHA! amo demais, meldels ❤️