cotidiano

fotos da maki desancorando

eu sei que normalmente eu falo sobre a meta do mês no mês seguinte, mas eu não consegui me aguentar dessa vez.

eu tinha uma ideia na minha cabeça. que fazer fotos fora de casa não era pra mim. que eu era horrível, ruim de foco, que eu não saberia como fazer, que as pessoas iam ficar me encarando na rua e achar que eu tava maluca de fazer fotos com uma câmera profissional em plena luz do dia. até pra fazer qualquer foto dentro de casa, no meu quarto, eu era assombrada com a ideia do ‘imagina, nada do que você faz fica bom‘. bem, me enganei.

a verdade é que tem uma árvore muito linda aqui do lado de casa. fica bem na esquina, e ela tá cheia de flores. eu não sei exatamente que espécie é essa (ipê?), mas os buquês tão lindos, e eu ficava olhando essa belezura pela janela da área de serviço aqui de casa e falando pra mim mesma ‘puxa, eu preciso mesmo tirar uma foto dessa árvore um dia‘.

fotos da maki

fotos da maki

eu voltei a fazer os exercícios do livro Caminho do Artista. recomecei da semana 1 (lembra que eu falei que cai do cavalo?) junto com um amigo, pra gente fazer lado a lado essas coisas, sabe? daí, um desses exercícios fala justamente sobre escolher uma profissão diferente da sua pra praticar. e como eu já tinha uma meta pra esse mês e eu sempre coloco ‘fotógrafa‘ nesse exercício, eu pensei que essa era a oportunidade perfeita pra fazer isso.

lá fui eu, com a câmera na mochila, a sacola de mercado a tiracolo (porque eu aproveitei que ia sair de casa pra comprar umas coisinhas) e toda a minha coragem (que cabe dentro de uma casca de noz, eu diria) pra fazer as tais fotos. eu dei muita sorte. segunda-feira foi um dia cinza e chuvoso aqui em São Paulo, mas terça tava bem ensolarado (e frio, meu tipo favorito de dia!).

saquei a câmera. tirei a tampa da lente. mirei. e clique.

fotos da maki

nada aconteceu. a mão não caiu, os fiscais de fotos em lugares públicos não apareceram. a multidão que me julgaria em conjunto não se reuniu e fechou a passagem dos carros por causa do volume de gente. tava tudo bem. depois disso, foi fácil tirar mais 350 fotos da árvore de ângulos diferentes, sem medo de ser feliz.

aliás, achei até engraçado, porque algumas pessoas ficaram se perguntando porque eu tava tirando fotos olhando pra cima e acabaram parando pra perceber como a árvore tava bonita também. fizeram fotos com o celular e continuaram com os seus dias, como se nada tivesse acontecido. enfim, fiquei feliz. me deu um quentinho no coração. me fez perceber que os medos que eu alimentava sobre tirar fotos fora de casa existiam só na minha cabeça, e que eu fui muito besta em ficar me boicotando de fazer uma coisa tão legal só porque eu tava com medo do que poderia acontecer. me deu uma certa vergonha de mim mesma e uma vontade de bater a cabeça contra a parede pensando ‘ai, como eu sou besta‘.

fotos da maki

mas foi legal. eu gostei. as fotos ficaram lindas. agora eu olho pra elas e sinto um calorzinho no peito, a alegria de ter feito uma coisa diferente e percebido que é muito legal, que é gostoso e que fica tudo bem. tô apaixonada por cada uma dessas fotos por causa do que elas representam. decidi postar tudo sem edição mesmo, porque eu amei o resultado e não quis mexer em nada.

a gente se subestima tanto, né? poxa, a gente deixa de fazer coisas que gosta por pensamentos ruins que vivem na nossa cabeça e que a gente deixa que continuem ali, distorcendo a visão que a gente tem da gente mesma. que loucura.

fotos da maki

fotos da maki

enquanto fazia fotos na rua, ouvindo o álbum novo o SHINee (que hino, amigos), eu tava sorrindo e pensando em como é legal poder ter experiências como essa e em como eu mudei nos últimos anos. acho que, até um mês atrás, eu jamais teria feito o que eu fiz, jamais teria saído pra fazer fotos e me divertido tanto. agora, me sinto mais animada pra fazer isso mais vezes e trazer fotos diferentes pra vocês. num é incrível?

sei lá, a gente acha que não pode, que não consegue, mas é tudo mentira. “um engano da visão, que maltrata o coração”, como dizem Kaw Yin e Yan Yin. tudo invenção dessa nossa mente doidinha, que acha que sabe o que é melhor pra gente (spoiler: não sabe).

já tô aqui pensando onde mais posso ir pra tirar fotos e mostrar pro mundo um pouco mais do que eu vejo todos os dias. sugestões?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
29 Comentários
  1. Ianê Arantes  em julho 20, 2018

    Menina, ainda bem que você descobriu o quanto é bom fazer isso. Aqui em Goiás o sol está sempre forte, quando não estou fotografando arvores e flores estou fotografando o por do sol, tenho zilhoes de fotos assim, gosto demaissssss. Hehehe. E já que perguntou, eu amo fotos no estilo “cotidiano” sabe aquelas fotos de casas, ruas, prédios, pessoas andando… Fotos simples… Gosto demais! Pode fotografar tudinho por ai que vou ficar namorando cada foto por aqui, rs.

    Beijinhos!

    • Maki  em julho 27, 2018

      aaaa eu amo essas fotos também (mais do que posar pra elas hehehehe)

  2. Loma  em julho 05, 2018

    Eu sempre prometi a mim mesma tirar muitas fotos aqui em Seoul. Nunca tirei, pelos mesmos medos e anseios. Engraçado como somos tão interligados e sentimos os mesmos medos bestas. A gente se congela e se limita – porque não há limites. Não tem mesmo a multidão que julga. Não tem fiscal do certo ou errado. Só tem a gente tentando se libertar dessa prisão boba na qual a gente mesmo se coloca. Eu tô tão feliz que vc se libertou, que vocÊ tá se jogando nas fotos e usufruindo da sua câmera incrível e que vc comprou com tanto trabalho e esforço. Aproveita mesmo. Teste. Registra. Muda o ângulo. E mostra pra gente como você vê o mundo.

    • Maki  em julho 09, 2018

      Lominha e sua capacidade incrível de me fazer chorar com comentários. apenas. ahahahahah brigada, amiga <3 você sabe como tem sido importante nesse processo!

  3. Deivy  em junho 27, 2018

    Eu já desfrutei da arte da fotografia, é incrível e muito confortável para alma.

  4. BA MORETTI  em junho 24, 2018

    te falar uma coisa, depois isso vira um hábito tão forte que até quando aparece os tais “fiscais” a gente ignora porque os resultados fazem valer muuuito a pena HAHAHA ♥ e que demais essa do povo parar pra ver o que tu tava fazendo e se dar conta do quão bonita essa árvore é (e decidir fotografar também!) amei ♥

    e parabéns por tentar coisas novas ♥

    • Maki  em julho 02, 2018

      aaaaa brigada, Ba! eu fiquei muito feliz mesmo. sério. me senti meio super-heroína da fotografia! hahahahaha

  5. Karina Marques  em junho 23, 2018

    Tenho muita vergonha de fazer fotos na rua, seja foto minha ou de paisagens, lugares… até no hall do prédio fico envergonhada pensando que pode ter alguém olhando pelas câmeras e que o porteiro vai rir de mim… É engraçado em como a gente se preocupa com essas coisas tão pequenas com medo de que alguém vá nos julgar, rir da nossa cara ou dizer “pare de tirar fotos”. Meu objetivo esse ano é produzir minhas próprias fotos para o blog, sejam elas dentro ou fora de casa.
    Seu post me incentivou a quebrar a vergonha, botar a cara no sol e fotografar livremente e feliz! Obrigada!!
    E antes que eu esqueça, suas fotos ficaram lindas.

    Beijo enorme ❤

    • Maki  em julho 02, 2018

      aaaaa que legal, Karina! isso, pratica mesmo! tenho certeza que o resultado vai ser incrível <3

  6. Karina B.  em junho 22, 2018

    Oi Maki, as fotos ficaram muito bonitas mesmo! Também gosto de fotografar e sempre que posso estou com meu celular tirando fotos de plantas, pôr-do-sol, objetos… As pessoas olham e às vezes até comentam algo do tipo “por que você tá tirando fotos disso?” mas eu tento não ligar haha De vez em quando ainda bate a vergonha de tirar fotos ao ar livre, mas tô trabalhando nisso. No fim, conseguir fotos lindas assim faz tudo valer a pena.

    • Maki  em julho 02, 2018

      faz mesmo, Karina! é o que me deixa mais feliz, ver o resultado depois <3 <3

  7. Nati  em junho 22, 2018

    Eu adoro todas as fotos que tu tira sempre e posta nas redes que eu te acompanho: blog, fanpage e instagram. Todas são tão lindas e inspiradoras que dá vontade de guardar num potinho pra olhar sempre que me sentir desanimada por algum motivo. As tuas fotos ficaram lindas mesmo, eu adorei.

    Há um tempo atrás eu tirei a foto de um pôr – do – sol que ficou tão lindo que guardo até hoje, no facebook, mas guardo. Tem coisas que vejo na rua e sinto vontade de tirar foto, não tiro com medo de assalto e também porque nem levo o celular.

    Tu me deu coragem pra tirar foto das coisas que eu gosto. Ah, achei muito bacana esse exercício de praticar outras profissões. Vou experimentar.

    Beijos

    • Maki  em julho 02, 2018

      ah, é tão legal, sabe? eu tenho praticado muito isso de registrar as coisas que eu gosto, sem me perder nessa coisa de ficar fissurada como celular o tempo inteiro. é mais um exercício de treinar o olhar pra não deixar passar aquilo que faz a gente feliz, entende?

  8. AMANDA ALMEIDA  em junho 21, 2018

    Oi Maki, tudo bem?
    é tão estranho como a gente se limita né? E criamos alguns medos tão estranhos. Mas é tão libertador quando conseguimos transpassa-los.
    Eu sou apaixonada por essa arvores, são ipês mesmo e esse é o que chamam de lilás, apesar de que eu vejo rosa rsrsr. Aqui em BsB estamos no tempo dos ipês e os lilases já começaram a florir. O meu favorito é o ipê branco, o último a florir, mas sou apaixonada por essa árvore porque nesse momento já estamos na estação seca, tudo começa a ficar meio cinza, mas no meio de toda essa ausência de cor de repente aparece essas árvores floridas, e é simplesmente lindo.
    Suas fotos ficaram linda, espero ver mais delas.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    • Maki  em julho 02, 2018

      nossa, eu tô muito apaixonada por essas árvores. a sensação é que eu nunca tinha reparado como elas ficam floridas nessa época do ano? doidera, né?

  9. Êrica  em junho 21, 2018

    Maaaaki! Eu sou super envergonhada com isso também, sabe? Principalmente, quando sou eu estrelando na foto. E eu até tirava as fotos meio escondidinha, mas nunca postava. Achava que as pessoas iam ficar me achando uma idiota por postar tantas fotos. Aí, acabei percebendo que minhas redes sociais, que poderiam ser uma otima fonte de memórias e recordações, estavam sempre em branco. Semana passada fiz uma viagem com a minha mãe e foi um grande sonho realizado. Então, tirei muuuuuita foto e estou postando até agora. Mesmo que estejam me achando uma idiota, estou feliz de guardar essa partezinha nas minhas redes. <3

    • Maki  em julho 02, 2018

      aaaaa, sim! faça isso mesmo! não tem nada a ver as pessoas acharem isso ou aquilo, o mais importante é você se sentir confortável com isso!

  10. Marina  em junho 21, 2018

    Oi Maki!
    Conheci seu blog um tempo atrás e vira e mexe entro aqui pra ver seus textos, que me fazem mto bem!
    E desse de hoje, vc falou que sua coragem cabe dentro de uma casca de noz, pois eu acho que ela foi do tamanho exato para o que vc se propôs a fz!

    Bjuus!

    • Maki  em junho 24, 2018

      hahahaha fofinha! brigada, Marina!

  11. Flávia  em junho 21, 2018

    Que fotos maravilhosas ♥ queria uma árvore linda dessa na minha rua haha

    • Maki  em junho 24, 2018

      ficaram muito fofinhas, né?

  12. Claudia Hi  em junho 21, 2018

    Ai adorei esse desafio Maki! Eu também era assim. Principalmente quem tem uma câmera maior (que não seja celular ou compacta) chama mais atenção e dá muito tic nervoso de sair na rua pra fotografar e as pessoas ficarem te olhando. Mas acho que já consegui ultrapassar essa barreira. Agora o que me falta é coragem pra ficar tirando selfies. O próximo passo (o maior de todos) é fazer vlogs (falando em frente a câmera) na rua. Assustador. rs

    • Maki  em junho 24, 2018

      menina, eu tenho uma trava com vlogs que você nem imagina! inclusive eu comecei um ontem e parei no meio por falta de atenção mesmo. quem sabe não consigo mudar isso né? pode ser um desafio pro próximo mês!

  13. Laura Nolasco  em junho 21, 2018

    Aaah, que incrível!
    Eu desde muito nova sou a louca que sai com câmera tirando foto das flores e sempre me impressiono com como as pessoas não reparam – sempre me perguntam o que tô fotografando tbm… quando não são flores é o por-do-Sol
    Que legal que você conseguiu sair da zona de conforto, as fotos ficaram lindas, e que venham muitas outras!
    Aah, e é um ipê rosa sim <3 BH também já tá lotada delas – como é em todo inverno, época do meu aniversário… AMO!
    Aah, e dias frios com sol são os melhores mesmo!
    Beijos!

    • Maki  em junho 24, 2018

      nossa, Laura, sim! se deixar, a gente passa batido e nem percebe a beleza que tem bem do ladinho, né? coisa doida.
      e dias de inverno com sol são os melhores ❤️

  14. Mel  em junho 20, 2018

    Que post mais fofinho, Maki!
    Amo fotografar galhos de árvores <3
    Eu não sinto vergonha de fazer fotos externas quando sou eu que estou atrás da câmera, mas quando estou na frente orientando a pessoa que vai me ajudar a me fotografar eu fico tensa e muito envergonhada hehe
    Antes ficava mais, mas até hoje fico consideravelmente nervosa nessas horas.
    Queria tanto que o Brasil fosse um lugar mais seguro para sairmos por aí com nossas câmeras no pescoço prontas para serem usadas quando algo nos encantasse. Sonho com isso 🙂
    Fiquei muito feliz em saber que você conseguiu deixar seu medo de lado e fez essas fotos lindas.
    Tenho certeza que esse post inspirou mais pessoas a fazerem isso também :* e continue fotografando!

    • Maki  em junho 24, 2018

      menina, sim! eu também fico meio esquisita de ficar na frente da câmera posando… acho estranho? mas as vezes que rolou as fotos ficaram lindas, então acho que é questão de prática mesmo, né? brigada pelo incentivo Melzinha, você não tem ideia de como ele é importante pra mim <3

  15. Cíntia  em junho 20, 2018

    Que fotos lindas! Eu amo ipês e aqui em BH também tem muitos, dos rosas, amarelos e alguns roxos. Ao mesmo tempo em que morro de medo de ficar tirando o celular da bolsa na rua, eu não resisto, estou sempre tirando foto de florzinha em qualquer lugar que passo.

    :*

    • Maki  em junho 24, 2018

      é bonito demais pra não fazer uma fotinho sequer, né?