inspiração

escrever a mão desancorando

as páginas matinais viraram uma coisa tão institucionalizada na minha rotina que eu acho muito estranho quando escrevo menos do que o proposto (acontece com uma certa frequência) ou quando não escrevo (com menos frequência, mas já aconteceu). apesar de fazer bullet journal há três anos, e escrever à mão todos os dias desde então, eu percebi que tem uma diferença quando a gente faz isso por mais do que algumas páginas – como na época da escola, né.

daí que todo esse exercício (já são quase dois meses de páginas matinais, yay!) me mostrou algumas coisinhas bem legais. olha só:

1.o teclado deixou a nossa mente muito doida

tipo, a gente escreve tão mais rápido com um teclado que parece que a nossa mão não consegue acompanhar o que acontece com a cabeça, sabe? fica um gap entre uma coisa e outra e eu me senti meio tonta não conseguindo escrever com a mesma rapidez que eu digito (no meu antigo trabalho falavam que eu era a notinha mais rápida do oeste, pra você ter uma ideia da agilidade de digitação que eu tenho).

tipo, as coisas passavam tão rápido pela caminha cabeça que eu precisei respirar fundo algumas vezes e organizar a cabeça pra saber o que era prioridade, sabe? porque é fácil a gente se perder nessa espiral de pensamentos e não saber o que colocar no papel primeiro. o que me leva à minha segunda lição sobre escrever à mão:

2.é uma forma de meditação mesmo

não tem como negar que eu precisei acalmar a minha mente para saber o que tava passando ali e deixar cada pensamento se apresentar pra ser colocado no papel depois. eu sempre considerei a escrita uma terapia (principalmente a escrita pro blog), mas voltando a colocar a mão na caneta e a caneta no papel, eu percebi como isso é uma terapia de verdade verdadeira.

é por isso que as morning pages acalmam e são um ótimo exercício pra quem tem ansiedade. você precisa colocar a cabeça em ordem pra saber o que tem ali dentro e conseguir olhar pra tudo o que você pensa. é uma meditação porque você para alguns minutos no seu dia pra colocar uma lupa em cima de tudo o que fica girando na sua mente de novo e de novo, e você só consegue fazer isso se acalmar as vozinhas doidas que não param de matracar. ah, e isso me faz lembrar de outra coisa:

3.você nunca sabe o que tem ali dentro até parar pra arrumar

o legal desse exercício é que você escreve sem julgamentos e sem filtros, então é óbvio que vão aparecer muitas coisas que você nem imaginava que estavam enterradas ali. o que pode ser assustador, mas eu prefiro ver como extremamente incrível! é uma oportunidade maravilhosa de você entender a forma como você pensa, o que te leva a agir do jeito que você age. é uma ferramenta muito poderosa de autoconhecimento e eu tive muitos insights escrevendo as minhas páginas matinais.

4.é muito legal colocar o foco nas mãos

eu não sei você, mas eu escrevo tão rápido no computador que é como se tivesse perdido o costume de usar as mãos de verdade. tipo, é óbvio que eu uso as mãos pra digitar, mas é diferente quando você tem o hábito de fazer alguma coisa e quebra esse hábito pra tentar outra. você fica meio desengonçada por um tempo, mas é um treino de foco muito interessante, porque você percebe como os músculos funcionam de outro jeito e a força vem de outro lugar para segurar a caneta. sei lá, essa coisa de usar as mãos é muito legal – tipo quando eu crio moodboards e recorto adesivos e faço desenhos diferentes e tudo mais. é divertido mesmo, sabe? e o foco fica em outro lugar.

alguém me perguntou uma vez se era permitido mostrar as morning pages pra alguém (como um terapeuta), e eu acho que isso não é um problema mesmo, viu? eu mesma, muitas vezes, levo coisas que eu escrevi pras minhas tutorias na Coexiste, porque são insights muito ricos pro meu treinamento e pra entender como eu penso. mas acho que, acima de tudo, esse é um treino pra você se observar, se entender. e usar as mãos de outra maneira pra fazer isso é muito legal.

tem horas que eu ainda sinto dor tentando alcançar a velocidade dos meus pensamentos com a escrita no papel – e às vezes eu até consigo. mas na maior parte do tempo, esse é um treino muito importante de dar um passo pra trás e ouvir o que a minha mãozinha tá dizendo, e acompanhar o ritmo dela pra descobrir o que tem de interessante na minha cabeça.

você gosta de escrever à mão?

vê isso como uma terapia também? me conta o que você sente nos comentários!

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
16 Comentários
  1. Eva Camargo  em junho 09, 2018

    Oi Maki. Conheci seu blog hoje e já li muitos posts, contudo, acabando um texto em uma categoria encontrei esse.
    Faz exatamente uns 10 minutos que fiz o que relatou no post: peguei um caderno, canetas e escrevi. Reorganizei o que tava bagunçado aqui e mandei para o mundo. E como é bom!

    Foi como uma brisa fresca ao rosto, sabe? Enfim, estou amando conhecer seu blog, muitos posts me ajudaram muito. Obrigada! E não se sinta pressionada por isso, você não tem obrigação disso, você faz, pois é isso que é ser você.

    Beijos.

    • Maki  em junho 11, 2018

      Eva, que legal saber que você topo o exercício! é muito gostoso, né?
      e não se preocupe, não vou me sentir pressionada! eu faço porque amo e receber esses comentários de quem me lê só me incentiva a continuar, sabe? então, brigada por isso <3

  2. Daiane  em maio 07, 2018

    HAHAH, pensava que eu era a única pessoa que se sentia assim. Digito tão rápido que quando vou escrever me sinto enferrujada, as letras tem q sair, mas o pensamento é mais rápido e a mão é lenta, as vezes chego a pular letra (rss). Sinto falta de escrever, então tento durante a semana pegar uma página em branco e escrever qualquer coisa, me sinto bem….

    • Maki  em maio 10, 2018

      é muito doido isso, né? a cabeça é muito rápida e parece que no computador dá pra acompanhar melhor. mas não necessariamente, né? hehe por isso escreverà mão é uma terapia mesmo!

  3. Tatyanna Gois  em abril 27, 2018

    Maki, comecei a ler o Caminho do Artista há algumas semanas e tô amando demais! Já aprendi tanta coisa sobre mim com as páginas matinais, mesmo que eu tenha tirado uma semana “de folga” delas. Eu me acostumei demais a escrever digitando (nem na faculdade eu usava caderno) então voltar a escrever à mão foi uma coisa muito diferente pra mim, por incrível que pareça. Minha mão doía muito e eu demorava hooooras pra completar minhas páginas, mas com o tempo tudo foi fluindo de uma maneira mais natural. Já chorei e já ri com as coisas que escrevi nas minhas páginas matinais hahaha. É uma terapia/meditação e tanto!

    • Maki  em maio 05, 2018

      num é? aaaaaaahhh que incrível que tá rolando pra você Taty! eu acho que é um dos exercícios mais legais que eu já fiz, sério!

  4. Divana  em abril 25, 2018

    Maki, eu amo escrever à mão! E o que eu mais vejo também é minha mão tentando alcançar o meu pensamento, o que não acontece. Sempre fica uma palavra ou outra faltando pra dar sentido na frase.
    Isso chega a ser engraçado (e digitando no teclado também). Talvez seja porque minha cabeça é meio imperativa por si só.
    Beijão!

    • Maki  em maio 05, 2018

      mas acho que a cabeça de todo mundo é meio assim. por isso escrever à mão é tão terapêutico, você precisa respirar fundo e dar um passo atrás pra entender o que é prioridade e o que pode ser descartado, sabe?

  5. clebia silva  em abril 24, 2018

    Maki eu tenho que dizer, que simplesmente, não consigo terminar nada que escrevo basicamente pelo fato de querer escrever tudo a mão. a alguns meses comprei um computador de mesa com a ilusão de que escreveria textos gigantes e completos mais ate agora, toda essa mudança não fez diferença alguma no fim das contas acho que sou mestre em procrastinar e não importa o quanto eu ame escrever a mão, sinto que isso é apenas uma desculpa para desistir mais facil.

    • Maki  em maio 05, 2018

      Clebia, pode ser isso mesmo! mas não se cobra tanto, sabe? começa aos pouquinhos, tenta uma coisa por vez. não precisa sair escrevendo milhares de coisa de uma vez. um passo de cada vez!

  6. Jéssica  em abril 23, 2018

    Eu tô tentando o desafio do “morning pages” há alguns dias e a principal dificuldade é justamente isso que voce comentou, digitando a gente consegue colocar mais rápido pra fora o que estamos pensando..aí tento escrever mais rápido pra acompanhar meu pensamento e aí: a letra fica horrorosa, o pulso dói e o pensando continua mais rápido que a escrita mesmo assim haha
    Mas tem sido interessante! Tenho gostado..valeu pela dica! foi por aqui que descobri 🙂

    • Maki  em maio 02, 2018

      Jéssica, que legal que você tá tentando! espero que dê resultados tão legais quanto os que eu tive ♥

  7. Cecília Monteiro  em abril 22, 2018

    AAAAAAAA Maki! Quanto amor envolvido! Voltar a hábitos fora desse mundo da tecnologia pode ser muito louco mas é tão revigorante! Obrigada por compartilhar seus aprendizados! Fiquei realmente muito inspirada com todo esse momento que você tem vivido a escrever mais no papel. Obrigada por esse post repleto de carinho!
    Beijos!

    • Maki  em maio 02, 2018

      Cecília, que comentário mais amoroso! amei demais, mesmo ♥ brigada por todo esse carinho!

  8. Karina Marques  em abril 22, 2018

    Faz tanto tempo que não escrevo à mão… bateu uma saudaaaade!! Lembro que até meus 18 anos adorava fazer diários porque eles eram como um alívio pra minha mente cheia de preocupações e meu coração atolado de emoções. Já pensei e voltar a escrever no papel, mas quando penso na correria que anda minha vida… desisto 🙁

    Um beijo enorme ❤

    • Maki  em abril 30, 2018

      Karina, sabe que eu também acreditava que não ia ter tempo pra isso? e sei lá, me faz tão bem, sabe… eu me sinto tão mais leve, tão mais focada. tem sido incrível ♥ se você sente que isso vai te fazer bem de verdade, tenho certeza que você consegue encontrar um tempinho pra se dedicar a isso!