livros

abandonar livros desancorando

o legal de ter criado um clube do livro é que eu comecei a ler mais e me sentir mais motivada para ler mais. pra quem tava mega bloqueada, foi incrível. mas mesmo quando você volta pro ritmo e tenta de todo jeito terminar o livro do mês, tem horas que a coisa não anda. foi assim com Me Chame Pelo Seu Nome, um dos livros de março do infinistante.

eu não queria ter largado o livro no meio, mas fiquei pensando que não tinha outro jeito – eu teria que deixar ele de lado mesmo. com todo respeito ao autor e aos fãs (bem assíduos) do livro, tem horas que a gente sabe quando uma leitura não é pra gente. e tem um conselho do Austin Kleon que ficava martelando na minha cabeça o tempo inteiro, enquanto eu tentava me forçar a continuar com a leitura:

se você não gosta de um livro abandone-o imediatamente.

eu insisti bastante antes de fazer o que o Austin falou.

parece que é errado, né? uma coisa meio heresia, você largar um livro no meio – ainda mais se é um livro que as outras pessoas amam tanto. sei lá, eu tinha um negócio de me sentir meio culpada por isso. ficava forçando a barra e isso travava todo o meu fluxo de leitura. eu ficava sem saco pra ler até conseguir terminar o bendito. até chegar na última página e soltar um ‘finalmente‘.

daí, o Austin (e tantas outras pessoas), me ajudou a entender que eu não sou obrigada a ler um livro que não tô gostando. isso não é um problema, entende? eu tava, inclusive, comentando disso com a Loma e a Mel quando desisti de Me Chame… parece que a gente tem a obrigação de terminar uma leitura, principalmente se anunciou publicamente que tá lendo esse livro, de alguma forma – e, vamos combinar, um clube do livro é um comprometimento e tanto.

mas eu fiquei com a sensação de que desistir de um livro é uma oportunidade. eu posso ler outros livros que vou gostar mais e tentar coisas diferentes. esse não deu certo, tudo bem, vida que segue, tem outros livros incríveis por aí. você gostou desse livro que eu não curti? poxa, que legal! eu fico feliz por você, mas não era pra mim sabe?

isso pode gerar relacionamento também, sabia? eu tento entender porque você gostou tanto e posso até dar uma segunda chance pro bonito no futuro. ou posso só conversar com você sobre isso, a gente se entende e tem uma conversa legal e tá tudo bem, cada um vai ler o próximo livrinho da lista.

sei lá. tô desde o mês passado com isso na cabeça, como é difícil a gente aceitar que algumas pessoas não gostam de coisas que a gente ama e vice-versa. me fez pensar, inclusive, sobre o que eu escrevi quando li Simon vs A Agenda Homo-Sapiens, sobre como falta empatia no mundo e a gente tem algumas dificuldades em entender o lado do outro.

é, a gente pode entender muito sobre as pessoas através de um livro. lembra que eu comentei isso sobre Tartarugas Até Lá Embaixo? a gente consegue saber o que o autor pensa, a gente conhece a cabeça dele, olha pro que ele pensa e fala ‘nossa, eu sei exatamente o que é isso também‘ ou ‘ah, num sei o que ele quer dizer com isso…‘ essa identificação que a gente encontra com o autor não deixa de ser uma conexão, um ‘a gente pensa parecido‘, um reconhecimento de não estamos sozinhos pensando coisas, tem alguém que pensa assim também e até escreveu um livro sobre o assunto! coisa maluca.

sim, um livro é um meio de comunicação, é um canal pra gente conhecer outra pessoa. mas diferente de estar ali, cara a cara com o autor, nem sempre a gente se entende com essas páginas, né? às vezes, o livro não dá match, quem escreveu é muito diferente de você, pensa de um jeito diferente e a gente precisa entender que tá tudo bem em não querer forçar uma barra pra entender uma coisa.

eu sentia uma dorzinha no coração de abandonar livros, sabe… mas hoje prefiro abandoná-los a ficar forçando uma barra e interrompendo um fluxo que não caminha, que não evolui. e tudo bem… pode ser que hoje, esse livro não seja pra mim, mas daqui alguns anos eu ache muito interessante e tente ler de novo. vai que dá certo, né?

você já abandonou algum livro? qual?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
32 Comentários
  1. KELLY  em janeiro 21, 2022

    Eu me identifiquei completamente. Porém agora tenho um novo obstáculo eu não consigo terminar nenhum livro (estou lendo 4 ao mesmo tempo) fiquei trocando e iniciando várias outras novas leituras e nenhuma sai ou flui, SOCORROOO… edtou em um momento em gostaria de conhecer novos gêneros e sair um pouco do romance, só que nenhum flui e eu não sei se é a minha ressaca, pois não leio há bastante tempo ou são os livros 😭😭😭

  2. Marlene  em dezembro 17, 2021

    Maki, vc me salvou. Obrigada!
    Estou tentando ler Orgulho e Preconceito, mas não rolou. E o sentimento de culpa é ou era ENORME!!!!. Obrigada!!!!!!(

    • Maki  em dezembro 18, 2021

      aiiii, Marlene, eu super entendo!
      eu amo, amo, AMO, esse livro. mas não é pra todo mundo e tá tudo bem, sabe? <3 fico feliz que o post ajudou você!
      obrigada pelo carinho!

  3. Nick  em julho 08, 2021

    Estou lendo Orgulho e Preconceito, pensei em abandonar, a edição tem letras pequenas.
    Ele é bom, mas Talvez não seja o tipo de leitura pra mim.Mas vou tentar mais uma gez.

  4. Vitória  em abril 05, 2021

    Amei! Eu estava me sentindo do mesmo jeito que você, estava me sentindo culpada por abandonar um livro, porém, quando li sua publicação tomei bravura para interromper a leitura e iniciar outra. Obrigada por ter me ajudado.

    • Maki  em maio 01, 2021

      brigada por você por comentar, Vitória!

  5. Cora  em setembro 03, 2018

    Vou abandonar agora depois desta publicação. O livro é Pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Como o seu ele é famoso e muita gente gosta, mas eu nao consigo mais e vc me encorajou para parar com algo que nao me desperta.

    • Maki  em setembro 10, 2018

      boa, Cora! tem tantos livros pra ler, né? tudo bem a gente deixar um que não curtindo para buscar outros <3

  6. Nathalia  em julho 28, 2018

    Salvei esse post na lista do “ler depois” e agora estou lendo no momento que mais precisava <3. Agora consigo realmente entender tudinho que tem em cada linha do seu texto, porque é agora que estou conseguindo me libertar desse medo de abandonar os livros

    • Maki  em julho 31, 2018

      arrasou muito, Nathalia!

  7. Wanila  em abril 18, 2018

    Eu não tenho o costume de abandonar livros! Mesmo quando não tô gostando muito, tendo ler até o final pra dar uma chance, sabe? Os que abandonei foram porque não rolou MESMO. mas concordo muito com tudo que você falou e acho que não vou insistir muito nas próximas vezes <3

    • Maki  em abril 21, 2018

      né? tem horas que a gente fica forçando uma barra e começa a subir um ranço, sabe? sei lá. acho que a gente não precisa passar por isso. se não deu, tudo bem, esse livrinho vai encontrar alguém que goste dele.

  8. Stefhanie  em abril 17, 2018

    Quando não to curtindo algum livro eu sempre leio mais umas 20 paginas e se continuar não curtindo, eu abandono. Antes eu ficava com peso na consciência, mas hoje eu não ligo e tento sempre focar nas inúmeras opções de livros incríveis que tem nesse mundão.

    • Maki  em abril 21, 2018

      olha, essa é uma ideia ótima! me deram uma dica uma vez de tentar chegar até a página 100. porque daí você pega o ritmo. foi só assim que eu consegui ler morro dos ventos uivantes.

  9. Quézia  em abril 17, 2018

    Oi Maki ! Estou amando esse BEDA. Toda vez que chega e-mail avisando de um novo post seu eu corro pra cá para lê-lo. Kk’ E sim, eu já larguei muitos livros. Morte Súbita, O Mundo de Sofia, Em busca de abrigo… vários. E eu me sentia mal também por ter que deixá-lo pela metade. Mas lendo esse post me conformei mais. 😀 Beijo.

    • Maki  em abril 23, 2018

      menina, acho que O Mundo de Sofia é meu karma. já tentei ler várias vezes e nunca consegui ahahaha

  10. Paloma  em abril 17, 2018

    Concordo com o que você disse, mas só consigo largar um livro quando ele está extremamente ruim e insuportável. Às vezes não estou gostando do livro mas leio até o final mesmo assim. Mas acho que seria até melhor fazer que nem você e desencanar.

    • Maki  em abril 23, 2018

      pois é. tem horas que mesmo a trancos e barrancos a leitura flui… mas tem outras que não dá mesmo e não adianta ficar forçando uma barra. é cansativo, né?

  11. Silmara  em abril 17, 2018

    Na verdade nem foi um abandono, eu simplesmente decidi não ler este livro quando soube do que se tratava. Mandei até um e-mail pedindo a indicação de outro livro, e o retorno do e-mail me fez perceber que eu não estava disposta a atender totalmente objetivo do clube, de conhecer coisas novas, sair da zona de conforto sem PRECONCEITO. Na verdade, não se tratava de preconceito, e sim de preferência. Ninguém gosta de tudo e tem coisas que não precisamos experimentar para quem sabe descobrir se vamos gostar. É como você disse, não adianta forçar. E como eu disse no e-mail, a palavra é respeito. Eu respeito a temática! Então resolvi me dedicar a ler algo que gosto e isso me fez um bem enorme, li um livro religioso. Foi bom ler este seu post, me senti humana, não foi fácil tomar a decisão de não ler…poderia ter tentado? Não! Eu não quis! E já fiz tanta coisa por obrigação…Agradeço pela iniciativa do clube…e agradeço ainda mais por sua sinceridade! =)

  12. Carla  em abril 17, 2018

    Também não gosto de abandonar livros, e acho que isso só me aconteceu uma vez e o “trauma” foi tão grande que eu nem lembro o nome do livro…
    Mas isso tbm acontece com as séries! Odeio abandonar mas tem hora que não dá mais e pode ser justamente essa oportunidade que vc falou, de assistir outra série, de ler um livro ou fazer qualquer outra coisa. 🙂

    • Maki  em abril 23, 2018

      menina, minha história com Grey’s Anatomy. era apaixonada com a série, mas parei depois do acidente de avião porque não aguentei o que rolou com os personagens ahuhauhahu

  13. Diana Orecchio  em abril 17, 2018

    Nem fala.. Minha mãe me incentivou a ler desde muito pequenininha e, por isso, livros são minha paixão.
    Sempre fui do time que acreditava que todo livro começado deveria ser lido até o fim. O que é uma pena porque você acaba não aproveitando o livro e ainda pegando uma certa birra. Aí, quando chega a hora certa da vida para ler aquele livro, você não quer porque pegou birra (ranço). Sem contar que demora tanto para terminar que você acaba deixando de usar esse tempo para ler os livros que você se identificaria no momento e te fariam bem.
    Demorei tanto para aprender isso 🙁

    Essa história de abandonar um livro era tão complicada para mim que quando finalmente abandonei o primeiro, me marcou pra caramba. Tanto que sei até hoje qual foi esse livro: A Menina que Roubava Livros. Nada contra, mas não era o que eu precisava ler no momento. Não era o tipo de leitura, não era o tipo de escrita, não era a temática, simplesmente não era.

    Tem muito livro por aí escrito para o momento atual da sua vida para se prender em livro que simplesmente não é! <3

    • Maki  em abril 23, 2018

      concordo em gênero, número e grau ♥

  14. Eve  em abril 16, 2018

    Isso vive acontecendo comigo e confesso que só terminei “Me Chame Pelo seu Nome” pelo Infinistante, pois não teria tempo de ler a outra opção! Mas foi muito difícil! É bem o que você escreveu, também não é um tipo de leitura pra mim e na próxima vez que isso acontecer, vou abandonar mesmo o livro!

    • Maki  em abril 23, 2018

      boa, Eve ♥ não porque ficar lendo as coisas à força, sabe? o clube do livro é um baita incentivo e me ajudou a sair da minha zona de conforto de muitos jeitos já. mas tem que ser prazeroso ♥

    • Cibele  em dezembro 03, 2021

      Existe um livro ( que agora não me lembro o nome) que fala sobre a leitura ter a ver com o momento que vivemos. Penso que pode acontecer isso, quando a leitura de um livro não flui. Não era o momento para aquela leitura.

  15. Su  em abril 16, 2018

    Maki, às vezes é só a fase que não combina mesmo… já abandonei vários livros e voltei a ler depois de um tempo e a leitura engrenou bem! talvez ele não seja o livro pra você ler no momento, mas quem sabe você não dá uma chance no futuro? 🙂

    • Maki  em abril 23, 2018

      Su, eu penso isso também! pode ser que agora não seja o melhor momento, ou talvez só não seja o meu estilo de leitura mesmo. quem sabe, né?

  16. Jessie Faustino  em abril 16, 2018

    Olá, tudo beleza?
    Logo que comecei a ler tive um pouco de receio em abandonar os livros que eu não gostava. Um sentimento como: comecei e não terminei ou/e tenho algo inacabado na minha vida. Mas recentemente me lembrei do porque que eu estou nesse meio dos livros e aprendi que a leitura é para ser algo gostoso de se fazer. Falando assim parece que já abandonei muitos, mas se não me engano foram apenas 3. Um deles pelos mesmos motivos que você, mas talvez, depois de anos, eu tente uma leitura com um deles novamente. Acho que tem muito isso de não estarmos “no momento”.

    p.s.: “Quando o livro não dá match” daria um ótimo título, haha.

    • Maki  em abril 23, 2018

      ahahaha seria um título ótimo mesmo ♥
      ah, sim! muito disso da gente achar que tá falhando de alguma forma, né? mas é o que você falou, a leitura tem que ser um hábito prazeroso!

  17. Pedro  em abril 16, 2018

    Nossa já abandonei vários e vários livros por não me encontrar ali na leitura. E foi assim que hoje eu procuro por aquilo que vá realmente me agradar e não porque os outros falaram que é ótimo e precisa ler. Eu era muito assim de uma pessoa falar que é bom e eu seguir aquilo.

    • Maki  em abril 19, 2018

      entendo super. eu já fiz isso também. hoje prefiro só ler o que eu sinto que me acrescenta, sabe? fica mais prazeroso!