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planejamento de conteúdo desancorando

daí que esse mês eu tô fazendo o BEDA, né, e pra conseguir fazer todos os 30 posts do mês, eu precisei me planejar muito – ou pelo menos um pouquinho – pra coisa dar certo e eu não ficar sobrecarregada. a minha maior dificuldade sempre foi seguir um planejamento, eu até comentei sobre isso aqui, lembra? porque eu tinha certeza que planejar coisas ia acabar com a minha criatividade. tudo mentira da minha cabeça.

daí que essa é a primeira vez que eu criei um planejamento todinho e tô seguindo ele à risca. desde o mês passado, o Trello tem sido o meu melhor amigo pra planejar as coisas pro blog, mas antes disso tem um outro passo bem importante que tô seguindo: montar tipo um calendário editorial pra conseguir dar conta de todas as milhares de postagens pra abril (ô, exagero!).

levando em consideração que são 30 posts pro blog + 30 posts pro Instagram (pro projeto #30diasdebujo), no total são 60 conteúdos pra planejar e produzir. isso significa pensar nos posts, escrever cada um, fazer foto pra todos eles, daí pensar nos posts pro Insta, escrever as legendas em português e em inglês e fazer as fotos também. já cansei só de pensar e nem acredito que já fiz metade do mês nesse ritmo. é por isso que planejar o conteúdo é tão importante. é muita coisa pra fazer, mas rolou até agora porque rolou um planejamento prévio, sabe? (e muitas xícaras de café pra ajudar a pegar no tranco).

coincidentemente (ou não), eu estava estudando sobre planejamento de conteúdo para o trabalho, e descobri que dava pra adotar muita coisa pro blog. achei que seria legal compartilhar esse processo com você, porque vai que você tem um blog que anda meio paradinho porque você não consegue se planejar? pois bem.

1.sobre o que você quer falar?

acho que o primeiro passo, e o mais importante de todos, é você saber exatamente sobre o que você quer falar no seu blog. porque com os assuntos principais definidos, você consegue pensar nas categorias base que vão separar o seu conteúdo, e isso te ajuda a cair de cabeça no próximo passo, o brainstorming. se você tem ideia do que você quer falar, fica mais fácil definir temas que tenham a ver com o que você quer entregar pro mundo, né? sabe o que mais ajuda com isso? isso mesmo, a minha palavra preferida da vida: propósito. sabendo o porquê você quer escrever sobre esses assuntos também facilita o processo.

2.brainstorming

daí, se você sabe sobre o que quer falar, pode passar para o próximo passo. você senta com papel e caneta na mão e pensa em vários temas dentro das categorias que você definiu. tipo, se você quer falar sobre bullet journal, o que pode explorar dentro desse assunto? tem muita coisa, né? eu costumo fazer assim: além de pedir ajuda dos universitários (ou seja, ajuda sua, que me acompanha), eu escolho uma categoria por vez. tento pensar em cinco ideias pra ela antes de passar pra próxima. fazer desse jeito ajuda você a manter todas as suas categorias atualizadas também. ♥

3.agora, joga tudo num calendário

tá, você já sabe sobre o que quer falar, pensou em ideias… agora é a hora de jogar tudo num calendário. eu comentei ali em cima que tenho usado o Trello pra me ajudar com o blog. foi perfeito porque, no bullet journal, eu não tava encontrando um formato que fosse prático pra mim. o Trello é uma ferramenta online de planejamento de tarefas (muitas empresas usam pra adotar um método de produtividade chamado scrum) e o legal é que dá pra você colocar um formato de calendário que fica tudo bem visual. como eu funciono muito na base do ‘tô vendo o que tenho que fazer bem grande na minha cara‘, foi perfeito pra mim. o meu trabalho é jogar todas as ideias de posts no Trello e dividir cada post em pequenas tarefas que eu passo pro meu bujo e vou fazendo durante a semana, sabe?

mas tem vários jeitos de fazer isso. pode ser no Trello, numa planinlha no Drive do Google, numa boa e velha planilha do Excel… até num calendário feito a mão mesmo. você precisa só encontrar um jeito que funcione pra você.

4.aí vem o mais difícil: seguir o calendário

pois é. acho que a maior complicação das pessoas é seguir um calendário, sabe? por isso que eu acabo voltando sempre pra questão do propósito, que serve pra tudo nessa vida. se você sabe o porquê de fazer todo esse conteúdo e ter todo o trabalho de fazer um planejamento, então segui-lo vira quase algo natural, né? não fica complicado. daí é questão de hábito também: lembrar de sempre checar o seu calendário, e quebrar as tarefas grandes em tarefas menores, principalmente se você tem pouco tempo pra blogar e equilibra isso com uma profissão. pode demorar um pouquinho pra pegar o jeito, mas quando rola, vira o tipo de coisa que você faz sem nem pensar muito, sabe?

acho que depois desse mês de BEDA e com toda a minha experiência de seguir um planejamento em fevereiro, eu dificilmente vou voltar atrás. claro, ainda vão ter textos mais inspirados que eu vou escrever no calor do momento e vou querer compartilhar com o mundo na hora que surgirem na minha cabeça – o legal de um planejamento é que ele pode ser bem flexível também, né? mas o tanto que isso facilitou a minha vida e tornou o meu processo mais tranquilo… não tem preço mesmo, sabe?

 

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Escrito pelaMaki
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6 Comentários
  1. Nati  em junho 29, 2018

    Eu tentei fazer o BEDA durante duas vezes e falhei, por não ter um planejamento editorial, até que tentei, mas da forma que fiz não deu muito certo pra mim. Escrevia uma lista de assuntos que poderia escrever sobre num caderno e nunca mais olhei o caderno. Eu estou pensando agora em fazer um mural, grande mesmo, com letras coloridas pra que eu olhe todos os dias, pra realmente conseguir fazer e dar inicio finalmente.

    Quero participar do BEDA de agosto, tomara que eu consiga. Tomara que a gente consiga.

    Beijos

    • Maki  em julho 09, 2018

      Nari, essa é uma ótima ideia! fazer um mural bem grande pode ser o segredo pra você não se perder no planejamento né? você pode até montar um calendário com post-its!

  2. sara  em abril 20, 2018

    realmente, a parte na qual eu mais sofro é seguir o calendário. tinha tudo planejadinho pro beda, lindo maravilhoso, desde fevereiro, chegou a hora e me perdi toda pra escrever os posts
    acho brainstorming uma coisa mágica (sempre uso o método que a lominha ensinou no orgblog), mas nem sempre consigo criar uns títulos interessantes
    tenho uma agonia, porque parece que sempre to escrevendo umas coisas que ninguém quer ler, sabe? muito pessoal, muito poético, meio bobo, umas coisa que só tem importância pra mim
    amo demais compartilhar meus pensamentos na internet, e queria muito ter uma “voz” por aqui, haha
    trabalhando nisso, assim como ando trabalhando nessa minha auto estima vacilada e na gigantesca procrastinação que me impede de escrever as coisas que estão planejadas faz meses :p

    • Maki  em abril 23, 2018

      mas Saaaaaara ♥ escrever coisas pessoais é o que eu mais faço, acho. daí vou trabalhando em cima disso, coisas que eu gosto, que eu vejo por aí… e parece que as pessoas gostam também. acho que o primeiro passo é começar mesmo, depois você vai adaptando conforme o tempo passa e você muda ♥

  3. Divana  em abril 18, 2018

    Eu tenho muito problema com planejamento… Principalmente no trabalho onde tudo meio que é urgente.
    A pessoa aqui fica como uma barata tonta!
    Compartilha mais Maki! Gostei bastante.
    Abraços!

    • Maki  em abril 21, 2018

      ahahahaha pode deixar, Divana! vou compartilhar mais sim!