bullet journal

bullet journal na agenda comum desancorando

mais um post da série ‘já me perguntaram isso tantas vezes que eu não consigo mais contar nos dedos‘. haha (eu tô rindo, mas é de nervoso). toda vez que eu falo em bullet journal, muita gente fica se perguntando se dá para adaptar o processo para outros meios (tipo o digital). mas eu acho que antes de entrar no mérito de isso ser possível ou não, tem uma coisa que precisa ficar bem clara pra todo mundo:

se você não segue o que foi ensinado, você não tá fazendo o que aprendeu.

mas, Maki, cê tá brava?‘ calma, gente, eu explico. é assim: quando alguém te ensina uma receita de bolo, mas você não segue a receita do jeitinho que foi passado, concorda que você não tá fazendo o bolo dessa pessoa, mas aquele que você criou na sua cabeça? tipo, se você não segue uma orientação, você não tá fazendo o que foi ensinado, mas criando uma nova versão daquela coisa (ou daquele assunto) conforme o que você acha que é melhor pra você, sabe?

tá, mas como esse discurso maluco se aplica pro bullet journal? o principio é o mesmo. se o Ryder Carroll, o criador do bujo, ensinou um jeito de fazer o método, um formato, mas você não segue essa configuração básica, então você não tá fazendo bullet journal. é óbvio que esse é um processo muito mais livre e que te dá muita abertura criativa – você consegue fazer o que quiser com o seu caderninho, pode encher de desenhos, de letterings, pode colocar adesivos e até fazer um moodboard, desde que você tenha um propósito (aliás, o último post da série 52 pontos fala MUITO sobre isso). mas mesmo assim você segue uma premissa de base, que é:

usar um caderno em branco e uma caneta para se organizar segundo um sistema de bullets e checagem.

deu pra entender, né? muito bem. depois disso tudo, o que eu quero dizer é: não dá para fazer bullet journal numa agenda comum, porque a agenda comum tira a liberdade que o bujo pede para funcionar. você não consegue criar um future log, não consegue montar um índice, e fica difícil colocar collections no meio, já que todas as páginas são previamente numeradas com as datas do ano.

mas, calma

o que dá para fazer, mesmo com uma agenda comum, é levar alguns elementos do bullet journal pra ajudar na sua organização de todos os dias e desenvolver um método seu em um formato que já existe. por exemplo:

  • a legenda ainda é válida: e você pode criar uma para anotar as suas tarefas e fazer a transferência de tarefas e eventos de um dia pro outro (lembra do uso do símbolo ‘>’?);
  • algumas agendas comportam o future e monthly log: têm modelos com uma visão geral do ano, outras com algumas divisões por mês pra você anotar tarefas anuais e que também vêm com um calendário mês a mês (tipo, antes do mês começar você tem lá o calendariozinho). é uma questão de sair em busca de um modelo que tenha o que você precisa (pode ser meio trabalhoso, mas vale a pena se você fizer questão de ter isso na sua organização);
  • dá pra personalizar (só não tanto quando o bujo tradicional): dá pra colocar adesivos, fazer desenhos, colocar frases que você gosta, imagens, fotos… você só vai ter páginas certas para cada dia e não vai conseguir montar um spread semanal como aqueles que você vê no Pinterest;
  • não dá pra fazer collections, mas não significa que não role anotar coisas legais ali: e tem muitas formas de fazer isso, com um post-it, criando um box, anexando uma outra folha à página do dia, ou usando algum caderninho extra mesmo, pra separar o que é organização do dia a dia das outras coisas.

usar uma agenda normal significa que você está fazendo bullet journal? não, não significa. quer dizer apenas que você encontrou uma forma de usar alguns elementos de bujo em um outro sistema de organização (porque uma agenda comum é exatamente isso) e que está funcionando pra você.

é um problema não fazer bujo porque você usa uma agenda? não! tem uma coisinha que precisa ficar bem clara também, sabe. tipo, só porque uma coisa tá bombando, porque ~tá na moda~ não significa que você é obrigado a fazer. eu já falei sobre isso antes, mas nunca é demais repetir. se você precisa de páginas com data e uma agenda comum é a solução pra você, tá tudo bem – faz o que te deixa com o coração calminho e te ajuda a ter um dia mais tranquilo, entende? é ok você não fazer bujo e usar uma agenda, ou usar algumas coisas do bujo na agenda, ou usar algumas coisas do bujo no seu calendário do celular ou no bloco de notas. não tem problema mesmo! o mais importante é você se organizar de um jeito que seja confortável pra você, tá bom?

mas vamos ter um comprometimento com as palavras e chamar de bullet journal o que é bullet journal e de outras coisas o que são outras coisas, né?

que método você usa pra se organizar?

vamos conversar sobre isso nos comentários!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
10 Comentários
  1. Stephanie Ferreira  em maio 10, 2018

    Eu uso o planner argolado por ter essa praticidade de por tirar e colocar folhas, algumas pontilhadas, lisas ou outras pautas para trabalhar com bujo ou folhas prontas qnd bate a preguiça… mas essas agendas normais diária limita muito o planejamento ):

    • Maki  em maio 10, 2018

      sim, pois é. limita demais mesmo! mas se você não consegue montar um bujo sempre, se não tem tempo, é uma boa opção mesmo!

  2. Julia  em abril 15, 2018

    Eu tenho pensado bastante nisso… a principal qualidade do sistema de Bullet Journal, na minha opinião, é justamente a LIBERDADE/VERSATILIDADE que agendas pré-moldadas não nos dão. Mas aí as pessoas vem com aquela spreads semanais prontos super lindos e eu penso: Ué, se o espaço dos dias já está pré-delimitado, qual a diferença pra agenda?

    • Maki  em abril 16, 2018

      ahahahaha sim, eu penso isso tbm! perde o ponto principal, né? e tudo bem ser assim, nem todo mundo vai se adaptar ao bullet journal. só não vale usar uma agenda pronta chamando de bujo!

  3. Carol  em abril 13, 2018

    Acho que muita gente esquece do propósito do bullet journal (e planner, agenda, etc) que é: organizar a vida. É tanta preocupação com adesivos, decoração, temática, que o principal fica esquecido. Eu fiz muito isso até que botei a mão na consciência e falei “eu tô gastando esse monte de dinheiro em washi tape e adesivo mas a minha vida continua uma zona” e comecei a organizar de verdade. Agora, consigo fazer coisas bonitinhas mas, acima disso, consigo cumprir com meus compromissos e tarefas.

    • Maki  em abril 15, 2018

      arrasou, Carol! é muito isso, né? a gente fica tão preocupada com a estética, que esquece da funcionalidade das coisas (e o bujo é só um dos exemplos onde isso acontece, né?)

  4. Carolina  em abril 13, 2018

    Oi, Maki. Muito legal sua colocação final sobre não termos que fazer só porque está na moda.
    Eu tentei o BuJo três vezes. Em cada uma comprei um caderno novo, canetas super legais, pronta pra fazer mil artes, e cheguei até a montar índice, calendários anuais, páginas semanais, etc. Até mesmo o livro “Diário em Tópicos” eu comprei pra fazer tudo como manda o figurino (aliás, tenho adorado suas recomendações de livros. “O Caminho do Artista” é o da vez). No fim das contas, só percebi que não é pra mim mesmo. Achei trabalhoso, achei confuso, achei cansativo e não achei divertido. E acabou que estou me ajeitando com uma agenda semanal que tem páginas pautadas no fim. Tenho as páginas semanais já todas definidas, prontas de fábrica, e a liberdade que preciso pras minhas contas e outras coisas no fim da agenda. O importante é que é um sistema que funciona, que me tranquiliza e me ajuda, que não me deixa ansiosa, com sensação de “mais uma obrigação”.
    E daí que eu não tenho um Bullet Journal? É pra mim, não pros outros, que eu faço. O que importa é funcionar.
    Grande Beijo. 😉

    • Maki  em abril 16, 2018

      exatamente, Carol! o importante é funcionar pra você ♥ faça o que te deixa confortável e te ajuda a ter um dia mais tranquilo mesmo!

  5. Laura Nolasco  em abril 13, 2018

    Adorei o post!
    Escrevi um post sobre esses dias: Usei o BuJo por 1 ano e meio, ganhei um planner e fiz o post contando como estou adaptando e “unindo” as duas coisas: agora eu tenho um planner, mas uso tudo do bullet journal: todos os logs, símbolos, usando as páginas pontilhadas q o planner tem pra coleções… Tô pegando tudo q funcionou pra mim no BuJo e tentando adaptar pro planner. Tem funcionado pra mim e acho q foi uma decisão legal prq não tinha tanto tempo pra ser mais criativa prq passava o tempo fazendo os calendários e tals… agora posso brincar um pouco mais com doodles e decorações.
    Ainda acho q volto pro BuJo, mas por enquanto tem funcionado.
    Beijos

    • Maki  em abril 16, 2018

      ai, Laura, que bom ler isso! é importante, sabe? você entender o que funciona pra você e facilita a sua vida.