cotidiano

como evitar distrações desancorando

há um bom tempo, eu perguntei pras pessoas que me seguem no Insta o que elas queriam ver no blog. teve uma seguidora (muito fofa, por sinal) que pediu dicas pra não se distrair no dia a dia. você percebe que eu levei um tempo pra descobrir como escrever sobre isso, até porque eu mesma estava tentando entender como isso funciona.

durante o dia, a gente se distrai muito, né? você para um minuto pra falar com alguém e já tá pensando no que vai comer no almoço. você tá escrevendo um relatório, entra na internet pra confirmar uma informação e de repente tá maluco vendo vídeos de gatinhos no Youtube (ou dando F5 na timeline do Twitter a cada dois minutos). eu sei bem como isso funciona e, inclusive, já fui presidente desse clube por um tempo.

hoje, o meu tempo de distração diminuiu bastante. e não tem só a ver com o tanto de coisas que eu tenho pra fazer num dia, sabe? (e olha que é bastante coisa) tem a ver com uma sensação. eu sei, parece meio nada a ver falar de sensação quando o assunto são distrações, mas você vai entender porque essas coisas estão tão ligadas, com base em algumas dicas que eu pensei pra você ficar mais focado.

1.procure ‘o porquê’

eu acho que comentei muitas e muitas vezes por aqui a importância de você ter um propósito, né? então. nessas horas, ele é, tipo, a coisa mais importante de todas. lembrar do porquê você faz o que faz é a melhor maneira de cortar qualquer distração. você trabalha pra quê? tem certeza que é só pra pagar as contas? e, mesmo que seja, será que isso não é um mínimo de motivação pra você conseguir fazer esse trabalho direitinho, com carinho? poxa, o dinheiro é uma retribuição pelo o que você faz, né? mas, de qualquer maneira, se pergunta de verdade: por que você faz o que faz? qual é a sua motivação, o seu objetivo? qual a sua meta? já é meio caminho andado. sempre que você se distrair, vai lembrar da meta e voltar pro foco rapidinho.

2.esqueça as redes sociais

não tem jeito, gente. eu ainda não descobri um jeito de ser produtiva com todas as redes sociais abertas o tempo inteiro. o que eu faço? fecho todas as abas, deixo aberto o que eu preciso pra trabalhar (mais o Spotify, porque música me ajuda a ficar mais concentrada), e abro o Twitter ou o Instagram durante as pausas – entre uma tarefa e outra, sabe? daí é uma questão de saber o momento de voltar também, pra não ficar o resto do dia só olhando o feed.

3.use um aplicativo pra ajudar a focar

eu ando bem viciada em um app chamado Tide: ele te ajuda a focar e também a controlar o sono. funciona assim: você conecta o fone de ouvido no celular, escolhe um tempo (tem de 5 minutos a mais de uma hora) e ele te oferece uma variedade de sons de fundo para ajudar nessa tarefa (eu amo o barulho da chuva, tanto pra dormir quanto pra concentrar). daí, quando o tempo acaba ele para de fazer o sonzinho. é óbvio que só colocar isso pra rodar não significa que você vai conseguir focar 100%, mas é uma forma de você se comprometer a fazer uma tarefa pelo tempo que ele marca. eu tenho usado pras tarefas mais difíceis e também pra tirar sonecas quando preciso, sem ficar a tarde inteira na cama e acordar acabada depois.

4.observe o que você está sentindo

você já parou pra observar o que você tá sentindo quanto tá distraída? às vezes, a música que você tá ouvindo é agitada demais pra tarefa ser feita com calma. tem horas que você tá meio preocupada com outras coisas e não consegue focar numa só. para um segundo, respira fundo e percebe o que tá passando pela sua cabeça e no seu coração. num tá legal? calma, vê se tem algo que você pode fazer agora pra mudar isso e volta pro foco. num é difícil.

5.coloque o celular fora de vista

talvez a coisa mais preciosa que eu aprendi: deixar o celular bem longe do meu computador. já me peguei várias vezes olhando o Twitter no celular, sendo que ele tava aberto no computador. vai entender como a mente humana funciona, né? mas olhar o celular o tempo inteiro é um vício, então, se você não consegue parar de olhar as notificações, deixa ele fora de vista quando você precisa focar muito numa atividade, assim você já diminui bem as distrações.

6.lembre do seu porquê

achou que eu ia deixar a coisa do propósito por isso mesmo, né? não, não. ele é tão importante, mas tão importante, que você precisa lembrar que ele tá ali com você o tempo inteiro. só assim para você não se distrair mesmo e saber quando é o momento de colocar a mão na massa ou de tirar um tempo pra descansar. distraiu? lembra dele e volta com as energias renovadas ♥

e tem mais uma coisinha: não fica se sentindo mal porque você tá muito distraído, sabe? pega isso como um sintoma de que alguma coisa não tá ok. investiga, presta atenção, fica atenta ao que você tá sentindo e como estão as coisas a sua volta. não se culpa, viu? tá tudo bem, mesmo se você estiver distraído. precisa de uma pausa? vai lá, fica uns 10 minutos olhando o movimento da janela, vai conversar com alguém, pede um abraço, toma um cafézinho, dá uma volta no quarteirão… depois volta. tá sobrecarregada? pede ajuda. não tá MESMO no clima de trabalhar? tudo bem. respeita o seu corpo, para um pouco, depois você volta. não precisa fazer nada forçado, tá bom?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
10 Comentários
  1. Michele Santos  em abril 30, 2018

    Otimo txt, dicas uteis e a leitura flui tão gostosinho

  2. Vivian  em abril 17, 2018

    Ei, Maki! Estou amando o app, que baixei depois de ler seu post. Obrigada pela dica (e por todas as outras!).
    beijos!

    • Maki  em abril 23, 2018

      aaa que bom que você gostou, Vivian! ♥ fico feliz mesmo!

  3. Bia  em abril 15, 2018

    Dicas valiosas!! Vou tentar essa do aplicativo! Vc utiliza para se focar nas tarefas mesmo? Ou seria mais para relaxar (meditação ou algo do tipo)?

    Bjus!

    • Maki  em abril 16, 2018

      pra focar! eu marco um tempo lá pra fazer uma tarefa que me proponho e me ajuda muuuuuito a ficar focada!

  4. Juh Oliveira  em abril 12, 2018

    Eu tenho um problema mto sério com isso! Tem dia que consigo ser muito produtiva e tem dia que não consigo produzir nada. Isso me dá um mega desânimo. Ainda mais que o andamento das minhas tarefas dependem só de mim. Vou tentar adotar essa dica de focar no propósito, mas acho que tem dia que exagero na dose, a ponto de não dar pausas pra mim mesma.
    Obrigada por compartilhar suas dicas conosco!
    Bjos

    • Maki  em abril 13, 2018

      Juh, quando você foca no seu propósito você sabe, inclusive, quando é hora de parar, sabe? propósito não tem nada a ver com sacrifício, pelo contrário! é a sua motivação para fazer as coisas de um lugar de calma e tranquilidade ♥

  5. Annie Fontoura  em abril 11, 2018

    Oi Maki!
    Concordo com você que o propósito é o mais importante. Sempre que eu fico meio desmotivada pra bloggar eu penso no meu porquê. Mesmo assim ainda tem muitos momentos em que eu acabo procrastinando. Não conhecia o aplicativo Tide. Eu adoro colocar som de chuva pra dormir, mas não sei se funcionaria pra me concentrar. rsrs
    Beijos!

    • Maki  em abril 11, 2018

      olha, eu também achei que o barulho de chuva me daria muito sono! mas tem funcionado bem. e eu vario com os outros barulhinhos pra não fiar criando links com um só sabe? e aí ouvir barulho de chuva e sentir vontade de trabalhar ou de dormir ahahahahaha