bullet journal

moodboard desancorando

tem dois meses que eu comecei a colocar um moodboard no meu bullet journal, com algumas imagens que representam o meu momento e as minhas inspirações. um moodboard pode ser traduzido como ‘painel de humor‘ ou ‘painel de emoções‘. é bem como o nome diz, você coloca ali coisas que traduzam o que você está sentindo. eu uso como um balizador pro meu mês: o que eu quero pra essas próximas semanas? o que tem me inspirado que vai me colocar nesse fluxo? traduzo tudo em imagens e desenhos e frases fofinhas.

lembro que quando postei isso da primeira vez no Instagram, alguém comentou comigo que queria muito ter talento pra fazer algo assim. eu fiquei meio indignada. como assim talento, minha gente? eu só peguei um monte de imagens que gosto e colei numa página! não tem nada de talento aí. na verdade, só teve inspiração de uma pessoa que eu sigo também no Insta, a Aline Albino, que começou a fazer moodboards no bujo dela também. eu achei a ideia tão legal que quis tentar!

mas essa coisa de talento é bem louca, né? a gente acha que não tem capacidade de fazer um negócio e julga como o misticismo do talento, que alguns tem e outros não. nada disso! é prática, mesmo. eu ando brincando tanto com o meu caderninho, que criar um moodboard pareceu um jeito incrível de dar continuidade pra essas brincadeiras, sabe? é uma coisa que eu gosto de fazer mesmo, pro começo de cada mês.

tá, mas como que faz um moodboard?

na verdade, é tão simples quanto eu cometei ali em cima:

  1. procura imagens que te inspiram,
  2. cola tudo numa página de um jeito que você sente que fica legal,
  3. fim.

sem segredo meeeesmo. essas imagens podem ser de qualquer coisa, sabe? eu montei uma pasta no Pinterest onde salvo algumas que eu gosto e que vão ditando o meu mood do mês. quando chega perto do dia 30, eu escolho as que estão mais de acordo com o momento, colo tudo numa página só no Photoshop e levo pra imprimir em papel adesivo (não tem impressora aqui em casa).

depois, eu recorto cada imagem e meio que coloco em cima da página (sem colar), pra ver como vai ficar. se eu gosto, eu já vou colando e complemento depois com alguns rabiscos ou frases que estão na minha cabeça nesse momento.

por exemplo: eu tô num momento de ouvir muito a trilha sonora de Hamilton (de novo) e uma das minhas músicas preferidas é Wait For It. tem um verso lindo que diz ‘love doesn’t discriminate‘ (o amor não discrimina). tô tanto com essa canção na cabeça nas últimas semanas, que pareceu natural pra mim escrever essa boniteza ali, sabe?

ah, e sobre as imagens, pode ser de qualquer coisa mesmo. lembra no mês passado, que eu fiz o meu moodboard todo inspirado no outono e usei imagens de Harry Potter? então. não só eu sou super fã, como achei que HP tem tudo a ver com a estação (já que o ano letivo em Hogwarts sempre começa no outono, né?).

mas por que ter todo esse trabalho?

olha, pessoas fazem moodboards por motivos diferentes. pra mentalizar coisas boas, pra pensar num produto ou projeto específico (isso aparece muito em marketing e propaganda, né?), pra guardar boas lembranças… tem muitas razões pra fazer uma página dessas (ou até um quadro real, pendurado na parede e tudo mais).

o meu motivo? bom, eu faço porque encontrei nisso mais uma maneira de compartilhar coisas que eu sinto, através de imagens bonitas e que me inspiram e que levam um pouquinho de carinho pra sua timeline. quando as pessoas olham o meu caderno, elas se sentem felizes, elas gostam, e isso me deixa feliz também. é como eu falei no post de ontem, meio que parei de fazer isso só por mim e faço porque eu sei que as pessoas gostam também. isso virou uma ferramenta pra eu conversar com você, aí do outro lado, de uma maneira diferente.

o resultado fica bonito? fica lindo! e dá um quentinho no coração olhar pra isso de tempos em tempos, tirar fotos e colocar na internet pra você ver. é bem divertido. e é também o tipo de coisa que eu uso pra ficar um tempinho longe da internet, trabalhar com as mãos e colocar o meu foco em outra coisa que não as milhares de coisas que passam pela minha timeline o tempo inteiro. é algo que eu gosto mesmo de fazer. é relaxante, é meio terapêutico, e é algo que me diverte, de verdade. virou até uma das minhas coisas preferidas de fazer nos encontros com o artista (e eu vou explicar tudinho sobre isso num post mais pra frente).

você quer um bujo bonito? a gente já falou que ele já é lindo só por ser seu e receber o seu carinho todos os dias, mas essa é uma outra maneira de você introduzir bonitezas no meio, sabe? e pode virar um treino pra você ficar longe do computador, colocar uma música relaxante e gostosinha e ficar um tempo brincando com as próprias mãos, um monte de papel e cola e canetas coloridas. só vejo vantagens.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
15 Comentários
  1. Stephanie Ferreira  em maio 04, 2018

    Eu sempre faço isso no meu journal e caramba da um baita orgulho e inspiração quando a página fica pronta né <3

    • Maki  em maio 05, 2018

      nossa, demais. eu fico toda me achando a super artista!

  2. Carol  em abril 16, 2018

    Deu saudade de fazer colagem com revistas, sabe? É que nunca mais comprei nada de revista, então não faria isso. Em compensação, você me inspirou a criar um board no pinterest para montar moodboard

    • Maki  em abril 19, 2018

      menina, eu amava fazer isso, sabia? mas hoje em dia compro revista só pra guardar mesmo, me dá dó de recortar AUHAUHAUHAU
      nas essa é uma ideia ótima!

  3. […] – Como (e por quê) criar um moodboard […]

  4. Renata  em abril 13, 2018

    Eu acho tão lindo! Mas sempre acabo fazendo outras coisas e deixando esses momentos de lado.
    Mas realmente é inspirador.
    Beijos

  5. Su  em abril 11, 2018

    eu tenho uma coleção enorme de revistas, e nos útlimos tempos tô recortando tudo que é imagem, ilustração, palavras e frases que me inspiram e toda a semana brinco com as colagens no meu planner (uso o da imaginarium) e como você disse, é questão de prática mesmo!

    btw, VOCÊ TÁ ARRASANDO NO BUJO HEIN MIGA ♥

    • Maki  em abril 13, 2018

      ahahahahahahahahaha que bom que você tá gostando! eu tô muito apaixonada com o meu bujo ♥

  6. Clara Rocha  em abril 10, 2018

    Amo demais fazer moodboard, para mim a arte de recortar e colar é quase uma terapia, faço isso desde criança, então eu realmente, realmente sinto um imenso prazer e me sinto muito inspirada quando faço. ♥

    • Maki  em abril 11, 2018

      nossa eu também! amo tanto esse momento de ficar cortando e colando, vendo a melhor posição e tudo mais ♥

  7. Claudia Hi  em abril 10, 2018

    Quero um bujo só de moodboard!!! Adorei o seu e me inspirei a fazer. Mas tenho uma dúvida Maki, onde você tira essas imagens? Você que imprime?

    Obrigada por sempre inspirar a gente ♥

    • Maki  em abril 11, 2018

      Clau, eu coloquei isso no post! hehehe eu busco as imagens no Pinterest e levo pra imprimir numa gráfica porque não tem impressora em casa ♥

      • Claudia Hi  em abril 12, 2018

        Desculpa Maki, não tinha visto (é a pressa em ver as fotos do post rs) obrigada por responder! ♥

  8. Wanila  em abril 09, 2018

    Que delícia de post, Maki! <3 Eu ainda não fiz nenhum moodboard, mas tenho feito a mesma coisa de imprimir imagens fofas em papel adesivo pra decorar cada semana de acordo com o que sinto e tô amando os resultados. <3

    • Maki  em abril 09, 2018

      num é muito divertido? eu fico muito feliz fazendo essas colagens ♥