livros

kindle ou livro físico desancorando

já me perguntaram muitas vezes sobre isso, mas eu nunca parei pra pensar exatamente se eu prefiro ler no kindle ou no livro físico. agora, com o infinistante, eu voltei a ler com mais frequência e acabei embarcando numa série de leituras no kindle, depois de passar algum tempo lendo só na versão física.

sendo bem sincera, eu acho dar uma opinião o tipo de coisa extremamente complicada – porque, afinal, eu tô falando das minhas experiências. então, ao invés de opinar sobre o assunto, vou contar a minha experiência com o kindle e com os livros físicos.

teve uma época, antes dessa coisinha maravilhosa e levinha existir, que eu andava com um livro embaixo do braço todos os dias. e já andei com uns grandões, viu? do tipo que fazem a bolsa pesar e parecer que você tá segurando um tijolo em um dos lados do corpo. mas eu nunca reclamei disso porque eu sempre amei ler, e era a minha forma de aproveitar as horas que eu passava no ônibus.

por isso, o kindle veio meio que como um salvador da pátria, porque o peso é infinitamente mais leve e eu posso levar vários livros comigo de uma vez (não que eu tenha essa super capacidade de ler mais de um livro ao mesmo tempo, né?). por isso, ponto pra ele. na verdade, acho que, pra mim, essa é a maior vantagem de ter um kindle: o fator peso. você leva a sua biblioteca inteira com você, consegue colocar até numa bolsa pequenininha e a sua coluna agradece.

tem outra coisa legal também. os livros na versão e-book costumam ser bem mais baratos que a versão física, o que acaba sendo uma vantagem. eu meio que peguei o hábito de comprar um livro no kindle e, se gostar muito mesmo, comprar a versão física. pra ter pertinho só os que eu mais amo, sabe? já comprei livros incríveis por R$ 6, quando a versão física tava mais de R$ 40.

mas aí a gente entra num segundo ponto, que pra mim é meio importante. tem alguns livros que não valem a pena serem lidos no kindle, porque são uma experiência por si só. os do Austin Kleon, por exemplo. você pode ler Mostre o Seu Trabalho na versão e-book ou na física (clica aqui pra ver), mas o livro tem uma diagramação tão incrível, um formato tão diferente, que eu acho que vale muito mais a pena você ter o livrinho mesmo, em papel, bonitinho, na estante. pra consultar sempre que quiser também, sabe?

outra coisa: O Caminho do Artista, por exemplo. eu comentei que comecei a ler esse livro no kindle, mas comprei a versão física também. isso porque esse livro tem um ritmo de leitura diferente, e você vai e volta nas páginas várias vezes por causa dos exercícios. fazer isso no kindle é um pouco incômodo, eu achei mais fácil na versão de papel – e é onde estou lendo o livro todo agora.

Simon vs A Agenda Homo Sapiens é um livro que eu li no kindle também. por ser um romance, foi mais fácil. acho que é tudo uma questão de experiência mesmo. algumas coisas são mais fáceis e confortáveis em um formato, outras em outro. vou continuar comprando livros físicos? poxa, vou sim, porque eu ainda gosto muito de ler no papel e, como eu comentei, algumas coisas são muito mais legais quando lidas na versão física, por causa da experiência. mas também aposto que vou ler muito no kindle, por causa da praticidade e dos valores mais em conta para algumas obras. é questão de equilíbrio e o que vale a pena fazer em um ou no outro.

consigo escolher um só pro resto da vida? acho que não, porque não seria produtivo – vai saber quando eu vou precisar mais de um do que de outro, né? mas, por enquanto, eu vou nessa harmonia. ou tentando, pelo menos, porque a última vez que eu viajei, levei o kindle, mas esqueci de carregar e não levei o carregador. ou seja, #fail.

me conta a sua experiência? você prefere o kindle ou a versão física?

ah, e se você estiver considerando comprar um kindle, vale mesmo pensar nessa questão de facilidade, sabe? ele é bem levinho (isso porque o meu já é um modelo mais antigo) e você coloca um montão de livros pra ir devorando no caminho. você consegue comprar o seu clicando aqui (lembrando que se você usar esse link, eu recebo uma pequena comissão, tá?).

e se você é do time do papel, tá tudo bem também. às vezes, eu ainda acho que é mais confortável pra minha visão e prefiro ler no papel do que na tela do kindle (mesmo ela sendo adaptada pra isso, né). é questão de costume e prática. você testa e vê o que funciona melhor pra você, tá bom?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
21 Comentários
  1. Gabriel  em abril 05, 2022

    Talvez seja pelo fato de eu ter TDAH, mas nunca consegui terminar UM livro físico… Eu me irritava com as páginas, que ficavam querendo fechar, me perdia com os marcadores de páginas… Enfim, eu era um CAOS se tratando de leitura! Comprei faz uns 7 meses meu kindle, não devorei uma centena, mas consegui já consegui acabar com quatro… Então eu SUPER RECOMENDO!

  2. Patrícia  em maio 23, 2021

    eu aaamo ler no kindle, pela praticidade. mas também tem a questão emocional, sabe, a memória afetiva de ler um livro físico, o cheirinho de livro novo, etc, que torna a experiência um tanto diferente.
    Obrigado pelo texto, maki, eu amei ler sobre sua experiência <3

    • Maki  em julho 05, 2021

      ahhhhh sim! cheirinho de livro não é a coisa mais maravilhosa?
      eu amo tanto!

  3. Anita Keel  em maio 20, 2021

    eu acho o kindle incrível! além de ser muito leve e muito melhor para ler no escuro, vários livros são muito grandes e gastam muito papel! eu não nego que adoro papel e um livro físico de vez em quando sempre é legal, mas normalmente eu uso o kindle mesmo, principalmente para livros maiores. de vez em quando um livro físico não tem problema, mas se você sempre compra físico e adora ler igual eu, gasta muito papel. papel é feito de madeira, então pra tanto papel precisa desmatar muito, por isso adoro o kindle! em vez de desmatar muito e ter um livro pesado, eu consigo ter minha biblioteca inteira em uma bolsa não tão grande!

    • Maki  em julho 05, 2021

      Anita, você tem toda razão! o Kindle tem muitas vantagens, mesmo <3
      eu ainda amo ter alguns livros na versão física (o sonho da biblioteca própria ainda habita em mim!), mas tenho lido muuuuito pelo Kindle! é bem prático mesmo!

  4. Stephanie Ferreira  em maio 03, 2018

    Eu tenho o meu kindle desde 2014 e sou apaixonada por vários motivos, mais leve pra carregar por aí (eu era dessas que carrega sempre um livro por aí) principalmente em viagens e da pra ler no escuro muito tranquilo… já virei madrugadas lendo no kindle.
    Mas também nunca deixei de ler livros físicos e amo demais, algumas edições realmente merecem estar na estante 🖤

    • Maki  em maio 05, 2018

      eu também. eu vivo pendendo entre um e outro! não consigo escolher um formato só hahahaha

  5. Diana Orecchio  em abril 17, 2018

    Eu sempre fui apaixona por livros, de passar horas e horas nas livrarias, sebos e bibliotecas. Mas, com o passar do tempo, das viagens e das mudanças, acabei me apaixonando também pelos e-readers.

    Não nego que amo papel e amo segurar um livro, mas os e-readers tem um lugar no meu coração quando me permitem ler em qualquer canto sem ter que carregar peso e uma bolsa grande!

    • Maki  em abril 23, 2018

      nossa, sim! acho que é por isso que o Kindle também ganhou meu coração, porque eu consigo colocar até numa bolsa menor, de fim de semana, sabe?

  6. Dalva  em abril 16, 2018

    Maki, cheguei no seu blog por indicação da Chata de Galocha e amei tudo! Sou mãe e apaixonada por papelaria e organização e, retomando meu BuJo agora que as coisas estão começando a entrar num ritmo bom, cheguei na postagem sobre moodboard e tipo que já quero devorar seu blog inteiro! Lindo e cheio de informação boa, amei!

    Eu amo ler nos dois, como você disse, depende muito do tipo de livro. Tenho kindle desde 2013 e adoro a praticidade de levar em viagens, por exemplo. Depois que virei mãe, ele é ótimo pq posso amamentar e ler ao mesmo tempo ou descer com minha filha para passear e ler enquanto ela dorme.

    • Maki  em abril 19, 2018

      Dalva, que leeeegal você por aqui! fico muito feliz que esteja gostando dos posts, mesmo ♥ e acho ótimo que você consegue manter a leitura na sua vida com essas adaptações. é muito bom saber o que funciona pra gente né?

  7. Sybylla  em abril 12, 2018

    Sou adepta dos dois formatos e não entendo essa galera que fica tentando puxar a sardinha tanto de um quanto de outro. A questão é que a leitura sempre se manteve, o que mudou foi a forma de ler. Da parede pintada na rocha da caverna, do papiro para o pergaminho, do papel para a tela do e-ink, o que importa sempre será LER.

    O Kindle catapultou minha leitura, eu passei a ler o dobro, às vezes o triplo do que lia antes e ainda por cima economizei muito na compra de livros, pois agora eu posso escolher melhor o que colocar nas estantes. Já aconteceu de ler um livro no Kindle, eu gostar tanto, que precisei comprar a versão física.

    Eu só não consigo usar o Kindle para estudar porque minha pós-graduação foi em paleontologia. E há momentos em que eu preciso de uma grande resolução de imagens, ler artigos, analisar fotos, que o Kindle ainda não tem condições de suportar. É minha única ressalva.

    Tirando isso, eu amo o Kindle. Tenho o app no celular, que sincroniza com o dispositivo, então posso ler, de verdade, em qualquer lugar. E minhas estantes continuam lindas e coloridas. ❤

    • Maki  em abril 16, 2018

      num é? acho que cada método tem as suas vantagens e desvantagens, sabe? daí é uma questão de você saber as suas prioridades e como conseguir tornar a leitura um hábito mais orgânico pra você.

  8. Divana  em abril 11, 2018

    Oi Maki!!!
    Eu sou adepta aos dois modelos e faço justamente o que você faz: se gosto do livro quero ter o físico bem pertinho. É uma forma de carinho a mais pela obra, na minha opinião.
    Tenho um Kindle há tantos anos que não sei mais direito o que não é ter um.
    Beijão!

    • Maki  em abril 11, 2018

      tô vendo que todo mundo meio que tem essa coisa de não conseguir escolher um! o que eu acho muuuuuito legal, porque é um sinal de que tem espaço pras duas coisas, né?

  9. Wanila  em abril 09, 2018

    Amo os dois! Na verdade não tenho Kindle, leio no celular ou iPad, mas mesmo assim leio bastante e-books. Tenho o costume de sempre pegar um livro físico na biblioteca pública da minha cidade e baixar outro pra ler virtual mesmo. Também acho que depende do livro, mas num geral, eu não conseguiria escolher um só! haha

    • Maki  em abril 11, 2018

      é muito difícil, né? eu acho bem complicado também. principalmente porque você nunca sabe qual vai ser o formato mais disponível, né?

  10. Carol  em abril 09, 2018

    Eu prefiro a leitura no Kindle ultimamente, pelo aspecto do peso mesmo, de poder levar pra cima e para baixo, minha quantidade de leitura melhorou (a qualidade oscila, confesso hahaha). Mas mantenho um apreço pelos livros de papel e acabo comprando os títulos que mais amo também, ou aqueles que oferecem algum tipo de experiência.

    • Maki  em abril 09, 2018

      ih, menina, entendo bem essa questão da qualidade, viu. mas tá tudo bem. o importante é ler coisas que você gosta!

  11. Manuela  em abril 08, 2018

    Ola Maki, sou sua nova seguidora e adoro o desancorando, por mais que já tenha 40 e poucos anos, kkk, tudo que vc fala bate comigo ou meu momento. Em relação ao livro ou kindle(nem sabia o nome disso) vixi, prefiro sempre o cheirinho e o toque das páginas nas minhas mãos, sem dizer que a tela é algo muito cansativo para as vistas.Grande bj!!

    • Maki  em abril 09, 2018

      a tela do Kindle é feita pensando nisso, é como uma página de livro mesmo, mas mesmo assim tem horas que eu ainda prefiro o papel também hahaha