bullet journal

abandonei meu diário em tópicos

uma pergunta que as pessoas me fazem muito é essa que você viu aí no título: ‘abandonei o meu diário em tópicos, e agora?’. bom, para ser muito sincera com você, a única resposta que eu tenho para isso é: ‘se você quer, começa de novo, oras!’.

é meio estranho como a gente tem essa sensação de que falhou miseravelmente toda vez que abandona alguma coisa. um hobby, um hábito, até um livro. ‘meu deus, como eu sou horrível porque deixei de fazer essa coisa e agora todo mundo vai saber que eu sou um fracasso’. já passou por isso?

eu também, claro. mas tem uma coisa que a gente sempre desconsidera: o quanto a gente quer, de verdade, fazer o que a gente se propõe. eu sei que isso parece meio duro e a gente fica meio estranha em dizer que não quer as coisas – mas olha mesmo: você tem certeza absoluta que quer fazer um diário em tópicos?

se a resposta for ‘não’, então, é óbvio que depois de um tempo você vai desanimar. você não vai encontrar um formato que funcione, você vai esquecer sempre de atualizar o seu caderno ou de levá-lo com você para os lugares. você vai ficar com preguiça e vai se sentir muito desmotivada pelas imagens lindas do Instagram. não vai dar certo, entende?

agora, se você pensar bem alto na sua cabeça SIM, EU QUERO UM BULLET JOURNAL PORQUE É IMPORTANTE PRA MIM. aí, são outros 500. você vai se sentir motivada a preencher o seu caderninho, a fazer o que você precisa fazer, a colocar a coisa em prática. voltando lá para o primeiro post do 52 pontos, você tem um propósito e alguma coisa te motiva a continuar com esse hábito – porque isso é algo que te ajuda, é uma ferramenta para o seu dia a dia. no primeiro caso, é algo que mais atrapalha, entende?

vamos supor que, independentemente da sua resposta, você começou um bullet journal e parou no meio. seja por falta de tempo, de organização, porque a sua rotina mudou muito e você não soube como encaixar o método no seu dia a dia direito… enfim, por algum motivo o seu caderno tá lá, juntando pó na escrivaninha junto com todas aquelas canetas e washi tapes bonitonas que você comprou, jurando que ia fazer o bujo mais bonito do planeta.

e agora?

bem, agora você começa de novo. não tem segredo e isso não significa que você falhou. não significa que você não pode tentar de novo para ver se dá certo – e se não der, não significa também que você não pode desistir desse método para tentar outro.

o problema é que a gente se prende tanto em pequenas coisas para falar mal da gente o tempo inteiro, que se vê na obrigação de fazer e provar algumas coisas. ‘ah, eu não fiz porque sou uma incompetente mesmo’, ‘ah, não tá dando certo porque eu não sou boa nisso’, ‘ah, se eu desistir vai todo mundo comentar’. novidade quentinha do dia: não vai, não. na verdade, as pessoas estão muito preocupadas com os próprios problemas pra achar alguma coisa do que você faz ou deixa de fazer. e se estão pensando sobre isso, deixa elas, ué. todo mundo é livre para pensar o que quiser, e ninguém além da própria pessoa tem controle sobre isso.

sim, estamos falando sobre diário em tópicos, porque eu já vi muita gente usando o caderno para falar mal de si. abandonou e não sabe como voltar e tem medo de não dar certo de novo. mas calma, gente, uma coisa por vez. começa pensando em como o bullet journal pode te ajudar no dia a dia, daí pensa num formato que você acha que funciona. depois coloca em prática.

pode reaproveitar o caderno que eu já tinha começado? pode.

pode comprar um novo pra começar tudo do zero? pode também.

pode testar vários formatos diferentes num mesmo caderno? pode.

pode só fazer o que eu tenho vontade, sem firulas? pode.

e se eu quiser colocar um monte de firulas? também pode.

mas eu não sei como recomeçar… lê o parágrafo ali de cima de novo que você vai saber.

mas e se não der certo de novo? tudo bem, ué, uma hora você acha um sistema que funciona pra você!

não é nenhum bicho de sete cabeças você abandonar o seu bullet journal. eu queria tanto alguma coisa para me ajudar no dia a dia que tô há quase três anos com o bujo – e não sei se vou largar um dia -, mas por enquanto é algo que funciona. se eu perder a vontade de fazer, eu vou parar, olhar pra isso, tentar entender o que tá acontecendo e aí começar de novo ou buscar outra coisa que me ajude.

é muito mais simples que a gente imagina, viu?

pode começar o bullet journal quantas vezes você quiser – só lembra que ele é uma ferramenta que ajuda no seu dia a dia e não algo criado para te atrapalhar. tem que ser funcional e tem que ter um propósito.

esqueci o meu propósito, e agora? é só lembrar dele, ué. ou procurar um novo.

mas ele mudoum e agora? agora adapta pro seu propósito novo.

e como adapto o meu bullet journal pro própósito? aí é com você: pesquise formatos, dicas… e coloca em prática! diário em tópicos funciona na base da tentativa e erro.

ah, mas eu não sei onde pesquisar… oxi, nesse blog mesmo tem um montão de post sobre esse assunto (clica aqui, ó) e o Pinterest é um poço sem fundo de inspirações (eu tenho uma pastinha só com ideias pra bujo).

mas… mas… mas… CHEGA! respira fundo, conta até dez e para de pensar um minutinho. relaxa. é só um bullet journal. se você abandonou, começa de novo. se quer abandonar, deixa pra lá, não faz as coisas com essa sensação de obrigação, não. se quer tentar adaptar o bujo para um sistema digital, pode ser também, faz o que você sente que vai ficar mais confortável.

acima de tudo, você precisa fazer aquilo que te faz bem. o bujo precisa ser uma ferramenta, e não um fardo. fica com isso em mente e follow the baile! tá liberado refazer tudo, com caderno novo, caneta nova, washi tape nova, ou usando aquele caderninho antigo que já tem um monte de história pra contar, tá bom?

pra isso, a Duds maravilhosa criou uma folha de adesivos incríveis pra te motivar a voltar com o seu bullet journal, e enchê-lo de carinho. olha só:

CLICA AQUI PARA BAIXAR O FREEBIE FABULOSO

ah, um detalhe importante: esses adesivos foram feitos em um formato de folha A5, tá bom? cuidado na hora de imprimir!

se você imprimir e usar no seu caderninho, não esquece de postar uma foto e marcar a gente, ok? (@bujowithduds e @desancorando) assim, a gente consegue ver também como ficaram as suas páginas maravilhosas!

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
11 Comentários
  1. […] – Blogs nacionais moram no meu coração. A Duds, o Vitor e vários youtubers sobre bullet journal compartilham adesivos que você pode baixar e […]

  2. Maria Eliza  em março 26, 2018

    Adoro suas dicas! Estou conseguindo me organizar bastante desde que iniciei meu beijo, tipo mudou a minha vida! Para melhor, claro! Uma observação, você pulou o ponto 10… será que já estou ficando boa observadora? 😋

    • Maki  em abril 02, 2018

      oi, Mari! menina, preciso chegar isso. porque acho que a gente errou nos númerozinhos só. mas eu vou ver isso depois ♥
      e que bom que o bujo tá te ajudando, eu fico muuuuito feliz mesmo!

  3. Stephanie Ferreira  em março 25, 2018

    Demorei pra achar um método de organização que funcione comigo, eu testei vários jeitos, vários layouts diferentes, sistemas… nossa foi muita árvore jogada fora kk mas me encontrei, o ponto mais importante é o que vc citou, se você quer mesmo, vai dar um jeito (: beijão

    • Maki  em março 26, 2018

      eeeee que bom, Ste! é isso mesmo, a gente demora um pouco, mas uma hora vai!

  4. Carolina Ribeiro  em março 07, 2018

    Eu já passei muito por isso: desistir de algo e me sentir um fracasso (inclusive com o blog).
    Amo sua forma de escrever <3
    Beijos.

    • Maki  em março 07, 2018

      não se sente assim não, Carol ♥ você é capaz de fazer tudo o que quiser ♥

  5. Aninha  em março 06, 2018

    Eu gosto muito do bujo, mas não foi com ele que me adaptei. Uso agendas desde sempre, mas demorei uns bons 5 ou 6 anos com agendas erradas até achar o melhor formato para minha rotina. Achei faz 4 anos e até hoje uso o mesmo formato de agenda semanal, com o índice do Bujo e uma página em cada semana dedicada ao diário em tópicos. Hahahaha, mesclei tudo e criei o sistema mais funcional pra mim. ♥

    • Maki  em março 07, 2018

      Aninha, que incrível! nossa, eu fico muito feliz que você conseguiu encontrar um formato que funciona pra você ♥

  6. Wanila  em março 05, 2018

    Nem sei descrever o quanto essa série tá incrível! Agora que minhas aulas voltaram, volto pro dilema de não ter tempo pra mim e não ter muitas tarefas no bujo, mas vou tentando levar!

    • Maki  em março 07, 2018

      ah, Wan ♥ você me incentiva tanto! brigada mesmo pelos seus comentários e carinhos por essa série ♥