cotidiano

comer direitinho

você lembra quando eu comecei uma reeducação alimentar e que eu tava muito empolgada, porque tinha tudo a ver com carinho e cuidado? lembra, né? você lembra também que eu parei de comer carne vermelha? pois é. eu segui direitinho, viu? fiz tudo o que o nutricionista me falou.

mas aí veio o fim de ano, teve férias e pudim de nozes na ceia. eu continuei seguindo, mas pulei a cerca muitas vezes. desde então, tem alguma coisa estranha acontecendo, porque as coisas que eu como parecem não me nutrir e eu fico meio sem saber o que fazer. e eu não tava me sentindo super bem, tava exagerando nos docinhos e doida com qualquer coisa envolvendo açúcar.

eu comecei a perceber a diferença que faz não seguir a alimentação correta 100% do tempo (ou, pelo menos, uns 90% vai). por isso, eu decidi mudar um pouco e fui atrás de uma nutróloga pra pesquisar a fundo o que não tava me fazendo bem na alimentação. fiz um monte de exames de sangue, tenho mais alguns marcados, mas já comecei uma readaptação.

com a mudança super brusca na minha rotina no último mês (e o fato de eu começar a treinar de manhã e não mais à noite), as coisas ainda ficaram meio confusas. resultado: decidi estabelecer para março a meta de voltar a comer direitinho e seguir o plano alimentar que a médica me passou.

a gente subestima muito o quanto a alimentação influencia no nosso dia a dia. eu voltei a ter muito sono, tinha fome o tempo todo, nunca sabia muito bem o que comer e fiquei um pouco sem energia, sabe? os efeitos estavam lá. eu também comecei a abusar do café (de novo) e usava toda oportunidade de comer fora pra atacar um docinho diferente. mesmo não tendo mais a mesma tolerância com doces como antes (agora eu sempre divido com alguém, porque nunca consigo comer sozinha), ainda assim ele estava lá – aquela obrigação do docinho pós-almoço (ou jantar) (ou no lanche da tarde).

04

mas acho que o mais significativo foi que, depois de quase um ano de reeducação alimentar, eu tive uma crise de sinusite de novo, o tipo de coisa que tinha sumido da minha rotina depois que eu tirei o leite da alimentação e comecei a comer direito. tô com o nariz meio esquisito tem umas duas semanas e com aquela sensação de ‘não consigo respirar direito‘ sabe?

tudo isso para dizer que, pois é, eu escorreguei, não larguei totalmente a minha alimentação saudável, mas também não tava seguindo como foi recomendado. e os efeitos apareceram no corpo. agora, que eu tô acordando bem cedo, percebi a necessidade de, mais uma vez, olhar com carinho para o que eu tô fazendo e como estou cuidando da minha ferramenta – principalmente porque acordar mais cedo não significa que eu estou indo dormir mais cedo. meu horário de ir pra cama continua o mesmo de sempre, eu só passei a acordar uma hora antes.

e eu ando muito ligada nessa coisa de alimentação. porque eu sei o quanto os alimentos curam e como prestar atenção no quê e como a gente come pode mudar radicalmente o funcionamento do nosso corpo. estou no limite com algumas vitaminas, por isso não posso tirar a carne 100% da minha dieta ainda (apesar de hoje em dia eu comer pouquíssimo – tirar a vermelha meio que me fez tirar as outras também, naturalmente). talvez, nem possa fazer isso no futuro, porque são vitaminas importantes que dependem da ingestão de alimentos de origem animal, mas vamos ver.

03

de qualquer maneira, tá aí a minha meta de março: voltar a comer bonitinho, com carinho, pensando no que é melhor para o meu corpo e cuidando do que eu tô sentindo. me peguei comendo super rápido e pensando em milhares de coisas na hora das refeições, e cuidar dessa parte é tão importante quanto cuidar do que eu coloco no prato, né?

ainda bem que a gente sempre tem a chance de começar de novo quando perde o caminho, de recalcular a rota e volta pra estrada que vai levar aonde a gente quer ir.

como anda a sua alimentação?

compartilha comigo a sua experiência nos comentários! vou ficar feliz de saber que não estou sozinha nessa. ♥

 

02

imagens reais do meu café da manhã do planejamento alimentar ♥

este post faz parte do projeto detalhes, uma blogagem criativa criada por desancorando + sernaiotto +serendipity  saiba mais sobre o projeto clicando aqui e confira os posts já publicados aqui.

projeto detalhes novo

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
11 Comentários
  1. Êrica  em abril 02, 2018

    Hey Maki! Eu sou uma pessoa super ansiosa (já falei isso num comentário de Tartarugas até lá embaixo) e como por ansiedade. Tipo, não como muito comidas em geral. Em nenhum momento do dia. Mas mato minhas crises de ansiedade na base do chocolate e refrigerante, vê se pode? Faz um ano que venho tentando mudar as coisas, mas os passos ainda estão lentos, viu? Eu parei com Coca Cola e Nescau há um ano, o que já fez um bem danado. Porém, os doces em excesso ainda estavam por aqui. Aí, no mês passado, encontrei uma vitamina para tomar, que controla a ansiedade e a vontade de comer doces! Pensei: é agora! E está sendo mesmo. Em um mês tomando a vitamina, as coisas já estão bem mais controladas por aqui. Inclusive, a geladeira ainda está cheia de doces que rolaram agora na páscoa e eu nem tô com vontade de comer. Bingo!!! Só tem um probleminha: sou péssima para comer frutas e legumes. Quem sabe até o fim do ano eu não consigo mudar isso? Obrigada por compartilhar sua história, ajuda bastante a gente do lado de cá!

    • Maki  em abril 05, 2018

      que bom que você encontrou um jeito de cuidar disso! fico feliz. e, sabe, é bem legal você cuidar da ansiedade mesmo, sabe? num âmbito mais mental do que físico. porque o doce é só uma válvula de escape, né? eu já passei por isso também. daí teve todo um trabalho de tirar essa válvula da frente e aí olhar pras coisas com mais clareza, sabe?

  2. Gi  em março 22, 2018

    Ai Maki.. não é fácil! Agora- quase que só agora- com 32 anos me considero disposta a mudar minha alimentação. Sempre tive paladar infantil, amando tranqueiras de todos os tipos, tudo bem artificial e com muito açúcar e lidando com o pavor de legumes, verduras e frutas.. aversão mesmo- desde que que entendo por gente- de quase vomitar quando alguém insistia para que experimentasse algo. Já tem uns 7 anos que venho melhorando a qualidade das minhas escolhas alimentares mas ainda esbarro na hora de (re)experimentar alimentos “da terra” por conta de gosto e até textura. Comer para nutrir é um conceito que recentemente tento incorporar à minha realidade apesar de ser profissional da saúde e ter que cobrar isso das outras pessoas há alguns anos. Enfim, tudo isso pra falar que AGORA me sinto disposta a mudar! Nunca é tarde! *amo seu blog!*

    • Maki  em março 22, 2018

      Gi, nunca é tarde mesmo! vai aos pouquinhos e com carinho que dá tudo certo ♥

  3. Carolina  em março 14, 2018

    Oi Maki!
    Um pouco demorado, mas guardei pra comentar seu post com calma e carinho.
    Também acho super importante a atenção à alimentação, mas eu nunca consegui seguir uma dieta por mais de um mês (na verdade, só consegui seguir uma por um mês).
    Quando descobri a nutrição comportamental encontrei meu caminho pra uma alimentação mais saudável e para a melhoria da compulsão.
    Posso dizer que minha alimentação melhorou muito com a terapia nutricional, ainda mais com psicoterapia em paralelo. No fim das contas, comer é um ato que vai muito além de contar calorias. Tem a ver com pensamentos, emoções, socialização, pessoas…

    Um grande beijo. 😉

    • Maki  em março 18, 2018

      oi, Carol! exatamente, comer é uma ação – tem muito mais coisa envolvida nisso, né? que bom que funcionou pra você, eu fico muito feliz!

  4. Fernanda Maria  em março 13, 2018

    Nossa senhora, essa sou eu gente hahaaa
    Minha reeducação começou faz dois anos, eliminei 20 quilos mas ando com medo porque ando comendo chocolate demais, não me sinto bem comendo o que como e por vezes acho que estou comendo muito…sabe, paranoia mesmo eu acho.
    No fim do ano fiquei bem mal do estômago porque eu tenho gastrite nervosa então quando abuso fico mal, dai comi só arroz, pure e frango e com isso eliminei 2 quilos nem sei como …dai agora que o estômago melhorou e to comendo normal me sinto inchada de novo e como se tivesse engordando sabe? nem fui na balança de medo ….
    Me sinto péssima quando como, primeiro porque não como o que eu gosto, segundo porque os legumes de sempre já me enjoaram mas quem faz a comida aqui é minha mãe e eu não to bem pra nada e ela tadinha faz mais do que pode até então estou nessas…comida seca, sem graça e eu só querendo chocolate mas assim, como 4 quadradinhos de chocolate meio amargo por dia e acho muito…
    Tenho que fazer exames também mas to só com o SUS e está difícil viu…eu suspeito de hormonios e pilula e tenho que ver isso…
    Eu queria me sentir bem comendo mas tudo o que gosto é ruim para mim…eu amo um belo bife desses suculentos, feijão sempreee farofa..ultimamente não posso ver farofa…
    Mas curto peixe também, nossa, poderia comer peixe assim por uns tempos feliz…e não suporto mais frango, gente, como to comendo frango socorrooooo…acho que frango agora só se for aquele assado, gorduroso….ta vendo né? só to pensando em tranqueiras…
    Mas uma vitória esse ano:
    Eu que sempre odiei verdura, sentia nojo mesmo, nem conseguia por na boca do nada decidi comer e to comendo mas ainda é difícil, eu não curto, suporto né e sei que faz bem, me sinto melhor comendo verdura enfim, preciso ver umas receitas bem boas rss
    É isso…desculpa o livro…

    • Maki  em março 18, 2018

      Fernanda, acho que é importante mesmo você tentar fazer esses exames e pedir uma orientação pro que é melhor você comer, sabe? porque sozinha é difícil você saber o que o seu corpo precisa e qual o melhor tipo de alimento pra ele. se você tiver a oportunidade, vale a pena segurar um pouquinho a grana pra ir num nutricionista e investigar isso mesmo… não vale a pena você se sentir mal toda vez que come, sabe? você não merece isso!

      • Fernanda Maria  em março 18, 2018

        Aaaa eu tenho minha nutri, ela é ótimaaaa me ajudou muito e ainda ajuda rss e me entende super bem mas, ela mesma que me falou sobre os hormonios e a pilula então terei de investigar e oooo medo de parar a pilula e voltar a sentir aquelas dores, sério, eu ia parar no pronto socorro porque remédio algum ajudava maaaas eram apenas micro cistos e foram controlados com a pilula, dai vou na ginecologista,pagar uma né e fazer os exames e ver no que…mar ta tudo descontrolado tem que ver to doidinha, só penso em batata frita e chocolate gente do céu hahahaaa
        Mas sim, ninguém merece comer e se sentir mal…mas vai dar tudo certo ehehee
        Bjs

  5. Carla  em março 05, 2018

    Oi Maki! Post super oportuno! Tbm estou precisando voltar a comer direito, mais saudável. Estou com muito sono e cansada e estava culpando a tpm mas ao ler seu post acho que poder ser minha alimentação, que está bem pobrinha de nutrientes. E a vontade de doce que nunca passa? Sem falar no inchaço, que percebi nesses últimos tempos… Bom saber que eu tbm não estou sozinha nessa! Beijos

    • Maki  em março 07, 2018

      Carla, olha com carinho pro que você come! de verdade, você vai perceber a diferença que faz ♥