bullet journal

muito bem! a gente já passou por algumas das partes mais importantes do diário em tópicos: os logs diário, mensal e anual, o índice e até a legenda. porém, dá para perceber que essas partes principais, por mais versáteis que sejam nesse caderninho que a gente monta à mão, podem ser encontrados em ou adaptados para um planner ou agenda, num é? então.

é aí que entra um dos principais motivos que fazem do bullet journal um método tão legal. a combinação desses itens que eu citei ali em cima só funcionam tão bem nesse método por dois motivos: 1) você cria um layout pra cada um deles, que funciona exatamente do jeito que você precisa; 2) essa mobilidade de um caderno em branco abre espaço para as collections. e, se você leu o título desse post, sabe que essa última parte é o tema de hoje.

uma collection é toda e qualquer página de anotações que não tem relação com o seu log diário, mensal ou anual. tipo, vamos supor que você é como eu e quer anotar os livros que você leu no ano. daí você abre o seu caderninho e monta uma página só pra isso, coloca ali uma listinha, estabelece uma meta ou os nomes dos livros que você precisa ler. essa página é uma collection.

um outro cenário-exemplo: você tem uma reunião super importante no trabalho e percebeu que vai precisar anotar algumas informações. daí você pega o seu diário em tópicos, abre uma página em branco e começa a escrever ali o que foi falado de mais relevante. isso também é uma collection.

deu pra entender que collection é toda página que você coloca no seu bullet journal com anotações além-tarefas diárias e compromissos? deu, né? (se não deu, me chama nos comentários!)

pois bem, a questão toda é: cada vez que você cria uma página nova, você precisa colocar os conteúdos dessa página no seu índice, porque é isso que faz o sistema funcionar. você tem essa flexibilidade de anotar as coisas onde for, sem se preocupar com a ordem, mas precisa ter tudo junto num lugar só pra ser de fácil acesso e as informações não se perderem.

assim, quando você quiser encontrar aquelas anotações da reunião importante, olha no índice a página em que ela tá e volta lá para checar o que precisa. é por isso que informações mais básicas, como uma lista de mercado ou de roupas que você vai levar para uma viagem, não necessariamente entram para o seu índice, apesar de que podem ser consideradas collections. você coloca lá só o que é realmente importante para você e que você sabe que vai precisar checar de novo em algum momento no futuro.

ou seja, tanto faz onde você escreve a sua lista de livros – se é no meio de uma semana ou depois do seu planejamento semanal, no meio do mês -, desde que tudo esteja anotado direitinho no seu índice. é assim que o diário em tópicos funciona, entendeu?

e você pode fazer collections para milhares de coisas, tipo:

collections bullet journal

  1. coisas incríveis que você fez num dia (eu fiz uma pros primeiros 18 dias de janeiro, lembra?)
  2. séries que você está acompanhando
  3. livros que você leu no mês
  4. métricas das suas redes sociais
  5. ideias de posts
  6. brain dump (uma página pra anotar qualquer coisa que passe na sua cabeça)
  7. páginas de diário
  8. anotações de um livro incrível que você leu
  9. dicas para estudar melhor (ou conseguir ser mais focada no trabalho)
  10. anotações de uma reunião no trabalho
  11. anotações de um documentário que você viu
  12. frases do seu livro favorito
  13. uma frase incrível que você viu por aí
  14. coisas que você ama fazer num dia chuvoso
  15. coisas que você ama fazer no inverno
  16. coisas que você ama fazer no verão
  17. memórias do seu mês
  18. pontos altos do seu ano
  19. coisas pelas quais você é grata
  20. seus tipos de chá / café favoritos

tá vendo? não tem uma regra (mesmo!). você pode criar uma collection sobre qualquer coisa que quiser. o principal é saber se aquilo é importante o suficiente pra você colocar no seu índice e não perder essa informação no meio de todas as outras depois.

você costuma criar collections no seu bujo? sobre o quê?

52 pontos banner

 

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
9 Comentários
  1. Larissa Zorzenone  em março 30, 2019

    Olá
    Uma ótima explicação para como funcionam as collections. Quando me perguntam porque gosto tanto do bujo, sempre falo que é a possibilidade de escrever o que me vier na cabeça, anotar o que quiser e é bem isso que as collections oferecem.

    Vidas em Preto e Branco

  2. Lya  em setembro 12, 2018

    Como sou muito esquecida (foi o principal motivo para começar um Bullet Journal) faço coleções de quase tudo! Episódios de séries, Informações de Acesso, Memórias e -principalmente- lista de aniversários!

    • Maki  em setembro 13, 2018

      boa ideia, Lya! assim fica tudo registradinho, né?

  3. Bruna  em fevereiro 23, 2018

    Oi, Maki!
    Adorei essa dica das collections, se colocar um vezinho ao lado de uma tarefa diária já é prazeroso, imagina ir fazendo listinhas de livros e ir marcando ao lado quando terminasse, ou filmes, séries, imagina uma lista de lugares para conhecer!?? haha acho que tem muitaa ideia pra deixar rolar numa página assim *-*
    beijosss
    N E O D E S V A R I O

    • Maki  em fevereiro 25, 2018

      uma lista de lugares pra conhecer é incrível! (inclusive, quero montar uma com cafés pra conhecer em SP!) ♥

  4. Wanila  em fevereiro 22, 2018

    As collections definitivamente são minhas partes preferidas do bujo <3 provavelmente a que mais me ajuda a me manter organizada é a que fiz pra marcar cada aula e exercício da pós que eu faço. <3 Não me canso de elogiar o qunato essa série de posts tá ficando incrível!

    • Maki  em fevereiro 25, 2018

      aaaa que ideia legal, Wan! porque aí você fica mais no controle do que tá fazendo, né?
      e brigada ♥ ela tá me dando muito orgulhinho também ♥

  5. Ana Palombina  em fevereiro 22, 2018

    Aaaai que mara. Minhas collections são sobre os livros que li, as metas do ano, músicas que descobri no ano e escutei mais de 7x.
    hahaha

    :*

    • Maki  em fevereiro 25, 2018

      essa ideia de ‘músicas que descobri’ é incrível! ahahaha eu amei ♥