52 pontos: como funciona o daily log?

como funciona o daily log

oba! finalmente a gente chegou na parte mais prática do diário em tópicos, o daily log. é aqui que você vai escrever as suas tarefas diárias e onde a ação acontece de verdade, sabe? onde a sua organização sai da teoria para entrar na parte ‘mãos na massa’ (tô aqui toda trabalhada nos clichês e romantismo com esse assunto!).

mas eu acho que o log diário é a parte mais legal do bullet journal, porque é onde você tem mais contato com o método. se não deu para entender nas entrelinhas, eu explico um pouquinho melhor: o daily log é a parte do seu caderno em que você separa os dias e as tarefas que vão em cada um deles. a questão que mais confunde as pessoas em relação à isso é:

existem milhares de jeitos de fazer um daily log.

se você faz um planejamento semanal, como eu contei no último post do #52pontos, você sabe que o seu daily log é diferente, e as datas já são pré-definidas para você encaixar as tarefas da semana.

a versão original é um pouco diferente. quando você acordar na segunda de manhã, vamos supor, você vai pegar o seu caderninho e escrever na primeira página em branco ‘segunda, dia 05’. embaixo desse título, você vai colocar as tarefas do seu dia, levando em consideração o seu log do mês e o seu log do ano. quando esse dia acabar, você vai usar o espaço que sobrou da página ou pegar a próxima página em branco para montar o dia seguinte.

e o processo é o mesmo: ‘terça, dia 06’ > olhar o log mensal > listar as tarefas do dia > checar se sobrou alguma tarefa do dia anterior e passar para o atual > fim do dia > ‘quarta, dia 07’ > olhar o log mensal > listar as tarefas do dia >…

é mecânico mesmo.

e existem mesmo muitos formatos de montar o seu daily log. podem ser todos dias da semana numa página só, divididos em duas páginas, um dia por página, com título grande, título pequeno, com um tracker diário… as opções são infinitas!

tem gente que faz tudo mega elaborado, e um dia no diário em tópicos tem milhares de informações diferentes (inclusive a temperatura do dia e o tanto de horas que você dormiu ou trabalhou). outros são super simples e minimalistas, só com as informações que importam mesmo. varia muito conforme o seu propósito e o tempo que você tem disponível para montar um daily log.

tanto faz mesmo o jeito que você monta o seu dia, mas ele precisa ser confortável e estar de acordo com a sua rotina e o que você faz no seu dia a dia, o tempo que tem disponível para isso e, claro, a sua vontade de fazer algo mais trabalhado ou mais simples (e nada te impede de começar no simples e evoluir pro elaborado depois).

o principal, porém, é esse movimento de você anotar as tarefas diárias, o que você precisa fazer ali, naquele momento, e usar o log diário para fazer exatamente o que está anotado. é assim que o método funciona, entende?

se você usa o seu diário em tópicos para outras coisas, como para tirar pensamentos da cabeça, trabalhar o seu lettering ou anotar coisas que gosta de ver durante o dia, o funcionamento desse log pode variar também – e aí você pode montá-lo conforme tem vontade. não é uma prisão, entende? por isso que esse é um sistema sem regras. ele tem uma base que você adapta conforme as suas necessidades.

que tal mostrar pra gente como é o seu daily log? posta uma foto no Insta com a hashtag #meus52 pra gente ver! ♥

52 pontos banner

3 comentários

  1. Lindeza de post!
    O log diario é a parte mais importante do bujo pra mim – fico sem tudo, mas sem ele não dá. Me ajuda muito a não ficar acumulando tudo que preciso fazer por dia na cabeça, fez uma diferença enorme na minha vida.
    Uso de forma bem simples – faço a lista na noite do dia anterior… quando tô inspirada invento letras bonitinhas e doodles pra decorar, quando não mantenho no básico mesmo… é ótimo essa liberdade, né?
    Beijos!

    1. Maki respondeu Laura Nolasco

      nossa, é muito incrível, Laura! eu tbm faço isso de vez em quando de tirar uns momentos pra pensar (e fazer) letras bonitinhas e alguns doodles pra decorar ♥

deixe seu comentário