amorzices: o que eu amo nessa época do ano não é uma coisa

amorzices 2

é estranho eu não ter muitas lembranças de Natais passados e férias de verão? sei lá, eu tenho algumas memórias de abrir presentes debaixo da árvore, ir pro Guarujá no Ano Novo e comer muito tender com molho de mel na ceia (e a decepção de saber que tender é carne vermelha?). ok, talvez eu tenha exagerado ao dizer que não tenho muitas lembranças, mas acho que é porque o que eu mais amo nessa época não é a ceia ou o Natal em si ou os presentes. é o tempo.

estranho pensar em como o tempo é um ‘bem‘ precioso ao mesmo tempo que ele não tem significado nenhum. quero dizer, é muito estranho as pessoas acharem normal que aqui no Brasil é manhã e na Coreia é de noite e dizer que isso envolve alguma verdade universal com um selo de as coisas são assim mesmo™ e a gente tem que aceitar.

ao mesmo tempo, eu lembro de gostar da sensação de poder acordar a hora que quisesse, mas levantar cedo pra passar o dia envolta dos meus livros, entrando em histórias maravilhosas e usando as horas de sol pra desbravar novos universos e sonhar com personagens fictícios.

hoje é diferente. eu não tenho pausas tem mais de três anos (quatro anos? já nem lembro mais) por escolha própria. e nos poucos momentos em que me permito ficar sem fazer nada (e por ‘não fazer nada‘ entenda: não trabalhar) eu penso que deveria estar fazendo coisas que não estou fazendo e esse é um loop eterno do qual a gente não sai nunca e nos custa alguns neurônios nesse processo que chamamos de vida.

pra ser sincera, eu nunca fui muito fã de férias porque eu amava estudar. ainda amo, mas essa minha mania de achar que o trabalho é a coisa mais importante da vida (não é) não me cedeu o bom e velho tempo pra voltar a estudar coisa alguma. ainda assim, lembro com carinho dos dias que eu passava deitada na cama ou encolhida num dos cantos do sofá lendo um livro novo enquanto meu irmão jogava videogame ou o meu pai assistia o jornal.

talvez, então, o que eu mais ame dessa época do ano sejam as histórias. histórias essas que vinham dos milhares de livros que eu me dispunha a ler enquanto tomava xícaras e mais xícaras de Toddy com leite (Toddy rainha, o resto nadinha), das fanfics que passava horas procurando (Draco x Gina melhor ship) e dos personagens que eu descobria e inventava diariamente, e que me faziam companhia nos dias longe da escola.

amorzices 2

pra ser sincera, eu me sentia muito sozinha – e essas histórias, elas me faziam companhia de alguma forma. elas me lembravam que eu não estava só e que tudo bem eu aproveitar esse momento para recuperar as energias, pra acordar cedo mesmo podendo dormir até tarde, porque eu tinha as minhas histórias para ajudar com o processo.

não é à toa que Harry Potter é um dos meus livros preferidos e, possivelmente, a lembrança mais vívida que eu tenha das férias. ele era meu melhor amigo, meu companheiro de aventuras, ele tinha dificuldades como as minhas e ele também se sentia sozinho numa escola cheia de pessoas incríveis. ele precisou se abrir pros próprios amigos e lembrar que ele não precisava enfrentar tudo isso com o coração solitário e eu, querendo ou não, descobri a mesma coisa ao longo do tempo.

eu passava os meus dias sonhando acordada, esperando que o mundo resolvesse a minha solidão de um dia pro outro, de uma hora pra outra. mas mesmo isso parecendo uma coisa ruim, mesmo parecendo triste e sozinho e sem graça, eu sou muito grata por esses dias de tempo livre. sem eles, não dá para dizer que eu conseguiria hoje perceber que é muito mais legal ficar junto das pessoas que eu amo do que sozinha num quarto, ouvindo Avril Lavigne e Blink 182 e lendo histórias que não são reais.

eu ainda amo ler. ainda amo histórias. mas hoje eu acho mais legal compartilhar cada uma delas com vocês, pra gente aproveitar junto, sabe? e, assim como o Harry, eu percebi que é bem mais fácil passar por tudo lado a lado com pessoas que têm a mesma meta que eu e que se comprometeram a sempre ser a verdade sobre mim, pra que eu não pense que sou outra coisa além do que eu sou.

no meio do caminho, eu fico aqui pensando porque ainda faço como Hamilton e escrevo como se tivesse ficando sem tempo e lembrando dos dias em que não fazia nada e coletava milhares de histórias pra guardar no coração.

amorzices 2

você pode fazer parte dessa blogagem coletiva com a gente. o amorzices é um projeto mensal, publicado todo dia 15, criado pelo trio amorzinho Sernaiotto + Serendipity + Desancorando e que terá um tema de base: amor. a partir daí, a gente vai falar sobre um monte de coisas. o tema de dezembro é ‘o que você ama dessa época do ano?’. então, faz um post no seu blog e deixa o link nos comentários pra gente ver também, tá bom?

18 comentários

  1. lary comentou:

    e o quanto que eu amo a leveza dessa época? sempre esperei ansiosa por dezembro por mais que as coisas já não sejam como antes – mas isso faz parte das mudanças comuns e necessárias. mais um motivo pra amar a escrita e amar esbarrar com pessoas como tu nessa vida, Maki. registrar é sempre bom. obrigada por ter aparecido no meu caminho <3

    abraço grande!

    http://www.poeticodiario.com.br/2017/12/amorzices-leveza-do-mes-doze.html?m=1

    1. Maki respondeu lary

      ahhhh, Lary ♥ brigada você por esse comentário tão amorzinho e por ter participado do projeto ♥

  2. Esse post é amorzinho demais. Me identifiquei bastante na sua relação com as histórias e também acredito que é importante compartilhar as boas histórias com o mundo. <3
    Esses dias finalmente consegui escrever meu post pro projeto(na véspera da véspera de natal ainda pode? rs) Contei um pouco sobre o que eu amo fazer no natal que não é lá muito natalino e também umas histórias bacanas de alguns natais passados https://insanidadeartificial.wordpress.com/2017/12/23/amorzices-o-que-eu-amo-nessa-epoca-do-ano-nao-e-muito-natalino/
    Beijo grande e bom natal! :D

    1. Maki respondeu Diego Bonadiman

      pode postar sempre que der, Diego ♥ não tem essa! fico muito feliz que você tenha gostado do post!

  3. Olá Querida Maki!
    Que postagem maravilhosa, amei as fotos!
    Também não me lembro muito bem das minhas lembranças de natais e férias passadas.
    Minha memória não é das melhores, rs!
    Para mim o melhor do natal é reunir toda a família!
    E as férias é muito bom para relaxar e conhecer coisas novas!
    O melhor do fim de ano é mesmo o tempo para si mesma.
    Ler e música sempre muito bom!
    O melhor dessa época são mesmo as histórias!
    Espero que você consiga descansar e relaxar!
    Espero também que se divirta fazendo o que gosta!

    Boas Festas!
    Espero te ver por aqui em 2018!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    http://palomari.blogspot.com/2017/12/amorzices-o-que-mais-amo-nessa-epoca-do.html

    1. Maki respondeu Paloma Cristina

      Paloma, como você é fofinha ♥

  4. Oiiii, Maki.
    Eu também não tenho muitas lembranças de natais e viradas de anos passados, na minha casa sempre foi muito quieto e só começamos a nos reunir há uns três anos, que foi quando nos mudamos.
    Antes, na minha antiga casa, eu lembro de ficar sentada no sofá ou na frente de casa olhando as pessoas andando na rua. Eu morava ao lado dos meus primos e sempre pensava que eles iam ficar lá comigo, mas sempre iam para outro lugar rsrs. Isso também era bem solitário. Mas, como você disse, hoje sou grata por esses momentos porque valorizo toda a companhia que tenho <3
    Pensando agora, não sei exatamente o que gosto mais nessa época, tenho alguns gostos peculiares… gosto dos comerciais da tv, dos filmes natalinos, das promessas para o ano novo e a sensação de uma nova chance. Gosto das comidas diferentes que minha mãe só faz final do ano. Gosto também de ver até o Roberto Carlos.

    Amei seu post, vou tentar escrever sobre esse tema no blog <3

    1. Maki respondeu Karoline

      é estranho como as vezes a gente nem sabe o que gosta em alguma coisa, né? tipo com essa coisa de Natal e tal. mas também é uma bela oportunidade de descobrir, né? ♥

  5. eu gostei de ler isso, porque sinto falta.
    sinto falta de ler histórias orgânicas, de ler muitos blogs.

    eu nunca fui muito fã do natal desde quando meus pais se separaram, mas estou tentando reescrever isso.
    foi bom ler esse texto.

    1. Maki respondeu talita neres

      que bom, talita ♥ fico feliz

  6. Ai, definiu meu sentimento. Eu amo a época, esse tempo de Natal, de final de ano. Nunca saí durante a adolescência e as férias pra mim eram isso também, ler, jogar videogame com meus primos mais novos, ouvir música com meu pai. Pouco viajava. Mas a sensação de família e de paz que eu tinha quando ficava no meu mundinho são únicas e pra mim é uma das nostalgias mais gostosas que carrego comigo. Beijos!

  7. Yngrid comentou:

    Que amorzinho ♥
    Eu também amo essa época do ano, para mim é a mais especial de todas.

    1. Maki respondeu Yngrid

    1. Maki respondeu Leonardo Scarabel

      afe, cê é muito amor, Leo! brigada mesmo pelo seu comentário e por ter topado participar do projetinho!

  8. Emy comentou:

    Sabe quando palavras faltam para expressar todo o sentimento? Me faltam agora para descrever o que sinto lendo isso. Serio, acho que somos gemeas. hahahaha

    Mil ♥ ♥ ♥ ♥ para vc hoje e sempre!

    1. Maki respondeu Emy

      bêjo, gêmea! ♥

deixe seu comentário