três livros para recorrer em momentos de crise criativa (e um bônus!)

livros crise criativa

quando eu sentei para pensar em todos os posts que queria fazer nesse BEDA me deparei com aquela ansiedade típica de quem trabalha na área criativa: a minha cabeça ficou vazia, eu comecei a ofegar, senti um gelado na espinha. meu deusinho do céu, onde foram parar todas as minhas ideias? não achava nenhuma. zero. nada. radio silence.

daí eu tive que colocar em prática as minhas próprias dicas, respirar fundo, dar um passo para trás e pensar com carinho no que queria colocar no blog. quem vê de fora pode acreditar que é fácil encontrar ideias incríveis, já que eu escrevo o dia inteiro, e que não sofro de bloqueios criativos. mentira, sofro sim. muito. tem dia que o texto não sai nem com reza braba. eu tenho alguns truques para contornar isso (sair da frente do computador e dar uma volta é a que eu mais recorro no dia a dia), mas eu também uso muito os livros para encontrar aquele impulso.

basicamente, eu tenho três livros aos quais eu recorro nesses tempos de crise. são, inclusive, aqueles que eu leio e releio de tempos em tempos, porque são escritos por pessoas que eu admiro e que me motivam a tentar de novo e sair dessa nhaca. são eles:

1.girlboss, sophia amoruso

eu sei que a série Girlboss foi a maior polêmica de todas (eu não vi inteira e não curti muito o pouco que assisti), mas eu sou apaixonada com esse livro. além de achar a escrita da Sophia bem relacionável, eu amo as dicas de empreendedorismo que ela dá e como ela é pé no chão. no fundo, ela fala que a gente precisa trabalhar duro para conseguir o que quer (e num é que é isso mesmo?), e mesmo quando não está com saco para trabalhar, ela continua porque tem uma meta. esse é o livro do mês do Chá com Flor e tá sendo uma experiência incrível relê-lo em pleno mês de BEDA – mais motivação que isso, impossível! (e vai ter post sobre, claro!)
para comprar: clica aqui (Amazon)

2.roube como um artista, austin kleon

eu acho que não existe um livro que eu ame tanto nessa vida quanto Roube Como Um Artista. já falei muito sobre ele nesse post aqui e mantenho cada palavrinha que coloquei ali. o Austin é maravilhoso e ele te dá o caminho das pedras para você aprender a apreciar o trabalho dos outros e desenvolver o seu próprio. é tipo aquele meu post sobre encorajamento, mas com uma diagramação incrível, insights ainda mais maravilhosos e umas ilustrações de aquecer o coração. se você ainda não leu esse livro eu só posso dizer: PELO AMOR DE DEUS LEIA ESSE LIVRO. de nada.
para comprar: clica aqui (Amazon)

3.capture your style, aimee song

Aimee Song é a minha blogueira preferida do mundo inteiro e eu acho maravilhoso o que ela faz com o Instagram. o livro dela é todo focado nessa rede social, mas não significa que as dicas que estão ali não possam ser aplicadas pra tudo na vida. sério, o que ela fala sobre fazer as coisas com propósito e carinho é uma inspiração – é tudo o que eu defendo aqui, né? ela conta uma história com o que ela faz e isso eu acho o mais importante. fora que o livro é lindamente diagramado, tem várias das fotos maravilhosas que ela faz pro Insta no meio do caminho e ainda te dá exercícios para treinar em casa tudo o que ela ensina ali.
para comprar: clica aqui (Amazon)

livros crise criativa

 

bônus: o ano em que disse sim, shonda rhimes

ahhhh, o livro da Shonda. você já sabe como eu fiquei completamente apaixonada por esse livro e vou defendê-lo até o fim da minha vida. eu amei demais a forma como a autora escreve, como ela compartilha as histórias dela com a gente e, principalmente, como tudo o que ela mais quer com essa obra é mostrar que todo mundo é capaz de dizer ‘sim‘ e perder o medo de fazer as coisas que sempre sonhou, de ter uma vida maravilhosa, sabe? é uma leitura que virou obrigatória para mim: para os meses em que eu tô meio desmotivada, para lembrar da minha meta e do porque eu decidi fazer o que faço.
para comprar: clica aqui (Amazon)

eu tenho muito esse costume de recorrer aos livros que eu amo quando preciso de alguma ideia legal ou algum insight ou só de uma dose extra de inspiração para os dias que nada parece sair dessa minha cachola. bem como o Austin fala no livro dele: eu vou atrás das pessoas que me inspiram para ter ideias e desenvolver o meu trabalho – fora que anoto tudo no meu bullet journal, que vira também um grande arquivo de furtos e a minha fonte de inspiração mais palpável!

tem algum livro que te inspira muito? me indica nos comentários!

banner beda desancorando

12 comentários

  1. Marcella comentou:

    oi, estou conhecendo seu blog agora mas já gosto muito de você, só por você dar dicas de livros.

    1. Maki respondeu Marcella

      yaaaay ♥

  2. AMEEEI esse post…
    Tem séculos que quero comprar o Rpube como um artista, mas quando tenho grana esqueço quando esbarro com ele por aí tô sem grana ou com outras prioridades…
    Também fiquei muito curiosa com o O ano que eu disse sim desde que você e as meninas falaram sobre ele!
    Beijos!

    1. Maki respondeu Laura Nolasco

      ai, Laura, leia esse livro! sério ♥ ele é muito maravilhoso
      aliás, os dois são e recomendo demais!

  3. Amei Girlboss também, principalmente os ultimos capítulos em que ela fala em como se portar em uma entrevista e da algumas dicas infalíveis, todo mundo que ta procurando job devia ler o livro. Além de que eu me identifiquei demais pelo foto de ter negócio próprio, foi um bom chá de animo na minha vida.
    agora quero ler ‘O ano que disse sim” <3

    1. Maki respondeu cintia de melo

      siiim, nossa. essas dicas são muito boas mesmo, eu adoro!
      ai, você vai pirar com o livro da Shonda, sério. é muito bom!

  4. Amei as indicações, Maki! ♥ Você já leu o seguinte da série de Austin Kleon “Show Your Work”? Eu acho ainda mais maravilhoso que Roube como um artista. Espero que ele lance outros, amo a forma que ele escreve,

    1. Maki respondeu Katarina Holanda

      Kat, acredita que eu não li ainda? preciso demais. ele vai lançar em português acho que mês que vem e o inglês tava caaaro :~

    1. Maki respondeu Ana Laura

      faça isso! eles são ótimos ♥

  5. Eu gostei de GirlBoss quando li, apesar da série ter sido bem ok.
    Agora Shonda Rhimes RAINHA! Amei muito esse livro também e me relacionei em várias passagens.

    Não conhecia a Aimee e a menina 4,6 milhões de seguidores #karineantenada

    Amando seu Beda!
    Beijos
    Karine
    http://www.docesuburbia.com.br

    1. Maki respondeu Karine Amaral

      pois é, a série eu achei bem ‘blé’. não rolou, né?

deixe seu comentário