o segredo é não fazer um blog pra você

essas últimas duas semanas, eu fui bombardeada (no bom sentido) de informações sobre influenciadores, youtubers e blogueiros. uma das vantagens da minha profissão é que vez ou outra eu posso falar com esses produtores de conteúdo para uma matéria e extrair deles o máximo que eu posso (pensando um pouquinho em tudo que eu gostaria de saber também, confesso).

falei com pessoas que admiro, outras com quem não tinha tanto contato e acho que, depois de tantos milhões de anos fazendo blogs e escrevendo pra internet, eu descobri o segredo para criar um blog / canal no youtube / perfil no Instagram de sucesso: não fazer por você.

parece óbvio, né? pra mim não era. pensando em todas as vezes que eu comecei um blog, em que eu abri um perfil no Insta ou que eu fazia um comentário no Twitter, eu sempre pensava em mim: em como isso seria interessante pra mim, no que eu ganharia com tudo isso. eu. eu eu eu eu eu eu. era tudo sobre mim.

mas, conversando com esse tanto de gente legal (tipo o Erick, vocês precisam conhecer o Erick ♥) eu parei para olhar toda a minha trajetória na internet e cheguei a conclusão que o desancorando só virou esse monte aconchegante de coisas lindas porque eu parei de escrever pra mim. eu comecei a escrever o que eu queria compartilhar com você, que me lê aí do outro lado da tela, e conversar diretamente com você.

eu lembro dos dias que passava horas pensando em como poderia ficar famosa com blog, como poderia ganhar dinheiro com isso, e obcecava com posts que eu jamais escreveria (porque não acreditava em mim). mas, agora, escrever é fácil, é gostoso. é obrigatório e uma das melhores partes do meu dia. porque eu escrevo pra você que me lê.

demorou mais de 10 anos para entender que seja na internet, seja fora dela, a gente só é bem-sucedida quando compartilha um sentimento verdadeiro com as pessoas. quando cria aquela conexão que faz a pessoa voltar pra casa pensando ‘caramba, que dia INCRÍVEL‘, ou passar horas na barra de rolagem se perguntando: ‘mas como eu não conhecia esse blog antes? *insira o seu melhor emoji indignado aqui*

é por isso que a internet sempre vai ter espaço pra todo mundo, porque cada pessoa quer compartilhar uma coisa diferente. o mais importante (e talvez o mais difícil) é você saber o que você quer compartilhar. o resto vira, como dizem por aí, resto. o retorno sempre vem pra quem compartilha uma coisa legal e faz com o coração.

tenho pensado muito nisso porque o blog tem me trazido uma felicidade imensa. e eu percebi que agora eu faço por cada mensagem sua que eu recebo, porque eu sei que no meio de tantos cantos obscuros da internet (e da vida), o desancorando pode ser um pontinho de luz que ilumina o seu dia.

e aí, tanto faz quem ainda lê blogs hoje em dia ou se vale mesmo a pena ter um blog no ano em que o Youtube mais cresceu no Brasil. tanto faz a plataforma, sabe? eu faria tudinho de novo, igualzinho eu fiz, só pra ser esse pontinho mais uma vez. e vou continuar fazendo pra esse pontinho crescer e a gente virar uma bola de luz tão grande quanto o sol.

não sei explicar muito bem porque eu decidi escrever esse texto, mas eu fico pensando no tanto de gente que às vezes comenta que queria fazer um blog mas desiste, que não quer abrir aquele canal no Youtube porque acha que não tem chance, que desiste do Instagram porque ninguém curte as fotos… e me veio muito na mente, de novo e de novo, a importância de fazer isso pelos outros, de compartilhar. fazer isso só por mim não adianta mais, não vale a pena, não é legal. por mim eu fecho a lojinha e passo os meus dias vendo doramas, escondida no quarto.

mas por você… ahhhhh, por você eu falo de tudo aqui. escrevo post de madrugada. tiro foto na hora do almoço. lembro de postar no Instagram às dez da noite. faço um stories ou outro de vez em quando, até gravo uns vídeos bonitinhos pra animar o seu dia e te ajudar com o bullet journal. trabalho de final de semana. escrevo até não conseguir olhar mais pra tela do computador. deleto textos inteiros e começo do zero pra sair na sensação certa. só pra você entrar aqui e sentir aquele quentinho no coração de novo.

quer fazer um blog? faça! mas faça pra compartilhar, pra dividir com as pessoas as coisas que você ama, pra espalhar carinho pelas redes sociais. quer fazer um canal no Youtube? comece agora! pode ser com o celular mesmo, só pensa direitinho no que você quer ensinar pras pessoas.

daí fica tão fácil quanto esquentar a água pro chá da tarde. tão divertido quanto dançar kpop na sala de casa. tão gostoso quanto um abraço apertado depois de um dia difícil. vira cuidado. e vocês já sabem o que eu penso sobre cuidado, né?

me conta o que você quer compartilhar na internet?

 

37 comentários

  1. É engraçado, porque mesmo sabendo todos as dificuldades dos blogs em comparação com o apelo do vídeo, só motiva ainda mais algumas pessoas a escrever nos blogs (eu inclusive). É amor por ler e escrever, que felizmente nada superou ainda.

    1. Maki respondeu Regina Kadov

      num é? eu também acho. é um amor bem grande mesmo ♥

  2. Joice comentou:

    Gostei muito do texto, Maki. E, sabe senti muita paz e inspiração com o seu blog. Traz paz, mansidão…
    Acho que tudo aquilo que fazemos com dedicação e amor se transforma em algo bom. ♥

    1. Maki respondeu Joice

      eu também acho, Joice!

  3. Mayara comentou:

    apaixonada por esse texto e é exatamente assim que eu me sinto aqui no Desancorando!
    Meu objetivo com o blog é exatamente como o seu: compartilhar amor, carinho e luz na vida das pessoas!
    Beijos
    http://www.desencana.com

    1. Maki respondeu Mayara

      ahhh que incrível, Mayara! fico muito feliz em saber disso ♥

  4. LARY comentou:

    Maki, todos os seus escritos me motivam a não desistir do grande amor que tenho por escrever. Por vezes sinto vergonha, medo… não sei. Mas eu escrevo com tanto amor. Eu compartilho histórias para deixar a vida dos outros mais leve – e a minha também. Sou só gratidão por encontrar pessoas como você no caminho. Paz! ♥

    1. Maki respondeu LARY

      ahhh, Lary, brigada por esse comentário lindo ♥ sério, fiquei muito feliz!

  5. grazi comentou:

    pior que eu nunca tinha parado pra pensar assim,cara!
    realmente, no fundo eu não faço o blog pra mim, é pra aqueles que me leem e trocam ideia comigo depois de uma postagem pensada em ser compartilhada com o resto do mundo.
    Faz todo sentido. Putz, só li verdades hahahah ♥

    1. Maki respondeu grazi

      num é? parece meio óbvio, mas na real nem é tanto assim. a gente pra compartilhar, pra dividir as coisas e encontrar pessoas que se identifiquem com a gente e ajudá-las. mas sempre parece que a gente tem que fazer pela gente mesma, porque é mais ‘vantajoso’. nada a ver, né?

  6. Aquele tipo de texto que todas que temos blog deveríamos ler um milhão de vezes e entender : não é mais só sobre você, é sobre ajudar as outras é sobre compartilhar experiências com os outros, para que eles tenham a mesma experiência que você ou até mesmo uma mil vezes melhor que a sua. ♥

    1. Maki respondeu Clara Rocha

      exatamente, Clarinha ♥

    1. Maki respondeu Jennifer Constantino

      num é? <3

  7. Aiii que post mais lindo!
    É bem assim mesmo, quando fazemos as coisas só por nós quase nunca tende a dar certo. Mas agora, quando fazendo com o intuito de compartilhar, somar, fazer mais, ser mais do que apenas nós, tem um significado muito maior, sabe?
    Eu escrevo para um blog, com poucos leitores é verdade, mas sinto todo o carinho de quem comenta dizendo: “nossa como me identifiquei”, “obrigada por esse post” ou até “era tudo o que precisava ler hoje, obrigada”.
    A questão é não esquecer a nossa essência ao escrever, mas ter a consciência de que existem outras pessoas que também precisam das nossas palavras, sejam elas de consolo ou alegria, ou simplesmente para descontrair com um post bobinho no fim do dia. E isso, isso é algo maravilhoso.
    Ah, e obrigada por esse post <3

    1. Maki respondeu Kimberly Camfield

      ahhhh Kimberly, como você é FOFA! é isso mesmo. o segredo é nunca esquecer dessa essência, desse desejo de compartilhar e lembrar que sempre existe alguém que vai se identificar com o que você escreve ♥

  8. Paulo Faria comentou:

    Excelente texto :) revi-me imenso nas suas palavras que inspiram-me e incentivam-me a continuar com a esperança de alcançar novas metas como blogger. Obrigado e parabéns :)

    Bitaites de um Madeirense

  9. Silmara comentou:

    Realmente aqui é possível “sentir aquele quentinho no coração de novo”. A sensação é muito boa. Como já comentei, gosto da diversidade que encontro aqui. Um abraço!!!!

    1. Maki respondeu Silmara

      <3

  10. eta, que lindo!
    é isso mesmo. obrigada por tanta inspiração. <3
    hoje faço o blog, principalmente, para incentivar alguém a ler um livro legal, ver um filme/série/doc bacana. incentivar alguém a fazer uma pausa no dia e tirar um tempo para se divertir e adquirir conhecimento através dessas produções.
    bjão

    1. Maki respondeu Jeniffer Geraldine

      ai, que maravilhoso, Jennifer! e não para não, tá? ♥

  11. Quero compartilhar histórias de livros que já li, por isso criei o Enfloreando. Ele está em desenvolvimento ainda e tem menos de uma semana de vida, mas como me divirto e sempre descubro coisas novas escrevendo resenhas pensei “por que não compartilhar?”. Adoro seu trabalho e é nele que me inspiro

    1. Maki respondeu Franciele

      ahhh, que maravilhoso, Franciele! compartilha mesmo, se diverte mesmo e faz com carinho ♥
      brigada pelo seu comentário!

  12. Amei seu post. Duas coisas que mais gostei! “Tenha um blog, mesmo em tempos de YouTube” eu comecei o meu recentemente e estou amando. Eu escrevo o que eu gostaria de compartilhar com todos, coisas boas e úteis que fizeram bem e que gostaria que fizesse bem aos meus leitores. Conheci seu blog através do Daydream e agora vou ficar. bjs

    1. Maki respondeu Flaviane

      isso, Flaviane! escreve o que você sente que vai ser útil, que vai ajudar alguém, e escreve com amor ♥ é a melhor coisa que você pode fazer!

  13. Yuri S comentou:

    nossa, você é incrível! deu pra sentir o quentinho no coração lendo esse post. é por pessoas como você que ainda dá vontade de continuar blogando, inclusive. eu faço isso porque amo muito e gosto de compartilhar com as pessoas o que eu penso, o que eu gosto e quero que elas conheçam e entrem no meu mundo (obrigado internet!) enfim… post maravilhoso viu <3

    1. Maki respondeu Yuri S

      ahhh, Yuri, você é tão fofinho! brigada mesmo pelo seu comentário ♥
      e é maravilhoso mesmo quando você coloca uma coisa na internet (ou onde quer que seja) pra compartilhar e percebe um monte de gente curtindo e comentando também. gera tipo um cafofo de identificação, onde as pessoas vão pra se encontrar e se sentir bem, né?

  14. Mari comentou:

    Por que você inicia frases com letras minúsculas?

    1. Maki respondeu Mari

      oi, Mari! é uma questão de estilo. não tem um motivo. conforme fui evoluindo com o blog, percebi que escrever com minúsculas era algo que vinha natural pra mim aqui e que ajudava a construir a sensação que eu quero passar com os textos e o blog como um todo ♥

  15. como você e maravilhosa mulher haha
    Hoje em dia todo mundo de mais em como fazer, como ser, ao invés de ser.
    O segredo para tudo nessa vida e fazer por amor, fazer o que se tem prazer e gosta,e da pra ver que tudo que você faz aqui no seu cantinho e com muito amor, por isso ele e tão lindo ♥

    beijos

    1. Maki respondeu graziela

      exato! é colocar o amor em primeiro lugar e deixar ele transparecer em cada post, cada foto, cada comentário ♥

  16. simone comentou:

    Conhecendo seu blog agora e me sentindo abraçada. HAHA. Eu quero inspirar pessoas, isso de certa forma me da forças para ficar inspirada também, no final é uma troca né? A gente compartilha o que tem de melhor e o feedback demonstra o quanto isso foi significativo. (como estou fazendo agora). Demorei para perceber que sensações são mais valiosas que likes, eu ainda amo likes rs, mas nada supera alguém dizendo que um de meus textos tocou seu coração ou que minhas dicas a ajudaram em algo. <3
    Beijos *.*

    1. Maki respondeu simone

      nossa, num é? nada supera MESMO ♥
      e é incrível saber que o que você compartilha com as pessoas as inspira de alguma forma. é o que alimenta toda a minha criatividade, com certeza!

  17. Já tô bem clichezada de dizer que foi um amorzinho de texto todo ele que leio aqui haha mas foi mesmo. O mundo PRECISA ler esse texto maravilhoso. obrigada por compartilhar <3
    Neoguedes

    1. Maki respondeu Bruna Guedes

      brigada você, Bruna, por comentar sempre ♥

  18. Sofia comentou:

    Oi, Maki ♡! Que texto mais gostoso de se ler… Assim como todos os textos do seu blog. E eu leio imaginando a sua voz, haha, me sinto pertinho de você. Acho que dessa vez eu aquietei com o meu blog por isso – escrevo quando tenho coisa pra contar pros outros, quando quero compartilhar alguma alegria ou alguma dor, sendo sempre honesta com tudo. E agora não fico impaciente, querendo largar, yay.

    Enfim. Eu raramente lembro de comentar aqui no blog (geralmente te mando mensagem hihi), mas eu amo, AMO tudo que você posta, e fico feliz que você faz isso com o coração quentinho também.

    Beijinhos ♡

    1. Maki respondeu Sofia

      ai, miga ♥ amo tanto te ver por aqui!
      sim, e é por isso que é tão legal, né? se a gente usa pra compartilhar alguma coisa, qualquer que seja, fica mais leve, mais gostoso e você sempre acha pessoas que vão se identificar com o que você colocou aí no mundo, né? acho que esse é o motivo pelo qual vale a pena fazer essas coisas ♥
      te amo e brigada sempre pelo apoio!

deixe seu comentário