internet

o desancorando nasceu na sala de imprensa do SPFW. o ano era 2014 e eu estava completamente perdida. não conseguia tirar da cabeça a ideia de que eu precisava de um lugar para extravasar, para compartilhar com as pessoas coisas eu parecia não ter outro lugar para falar.

eu blogo desde que tudo isso aqui era mato e, antes desse, tive um blog por 5 anos chamado Manias de Moça. era um blog de moda e beleza que eu tentei fazer dar certo por muito tempo e na hora que eu mais precisava, senti que ele me deixou na mão. não daria mais certo entre nós. eu precisava começar do zero. eu sempre fui muito fã de recomeços, a ponto de achar que recomeçar a vida (literalmente) seria a melhor saída para o meu problema.

eu lembro de ter algum tempo entre um desfile e outro e a cobertura estava meio fraca aquele ano. então sentei no computador para matar o tempo e não me segurei. abri o WordPress, registrei um blog novo… e deletei alguns minutos depois. daí fiz esse mesmo processo algumas vezes até gostar de um nome – sempre a parte mais difícil.

não vou saber dizer de onde veio a ideia de desancorando (lembro que eu pesquisei no Google pra saber se a palavra existia – e existe, significa que o navio está levantando âncora -, mas lembro bem da sensação: era um misto de sentimentos entre encontrar um lugar para firmar os pés e deixar para trás tudo aquilo que me fazia mal. ancorar e desancorar.

a minha conexão com as palavras, até por profissão, sempre me acalentou. era como se eu tirasse um peso do peito e aliviasse o nó da garganta. curiosamente, eu nunca consegui manter um diário por mais do que algumas semanas depois de crescida. escrever para a internet pareceu mais fácil.

é mais ou menos a mesma coisa com o jornalismo. não lembro quando me apaixonei pela profissão, só que escrever sempre foi o meu futuro. não conseguia me ver muito longe disso, mesmo eu tendo insistido em virar advogada por um tempo (obviamente, não deu certo). pareceu a escolha mais lógica, já que escrever era o que eu sabia fazer de melhor e a escrita sempre me confortou.

como o blog começou

no meio de um ambiente que, hoje eu sei, não tem nada a ver com o blog, ele nasceu como uma esperança. na real, ele foi uma solução. eu tinha uma necessidade de colocar para fora coisas que me sentia confortável falando com as pessoas que eu conheço. vai ver o segredo era mesmo jogar tudo para a internet me dizer o que fazer (se bem que ela não parece saber muito bem o que quer da vida também).

“I know that love is just a shout into the void, and that oblivion is inevitable” – Augustus Waters

eu amo aquela frase de A Culpa é das Estrelas em que o Augustus se declara para a Hazel na Holanda, e ele diz que sabe que “o amor é só um grito no vazio e o esquecimento é inevitável”, mas que ele a ama mesmo assim. porque parece que é verdade. a gente joga as coisas pro mundo e espera ver o que vem de volta. foi mais ou menos isso que eu fiz no blog (mas nunca fui tão vidrada em ser esquecida quanto o Gus).

eu já sei bem que o amor não é só um grito no vazio, ele é parte de mim, de quem eu sou e colocá-lo no mundo é uma forma de lembrar as outras pessoas que nós somos iguais. o desancorando acabou se tornando uma ferramenta pra isso, e eu sou grata por cada post que eu fiz e cada comentário que recebi de volta.

outro dia, lá no Instagram, eu perguntei o que você aí do outro lado da tela gostaria de ler por aqui e a fofinha da Laysla comentou que queria saber como tudo começou nesse espacinho. na hora que bati o olho nessa sugestão hoje, me veio um sorriso no rosto e uma vontade de contar pra você o começo de tudo… foi divertido lembrar do momento que o blog surgiu, num lugar tão frenético, agitado e maluco como a sala de imprensa de um São Paulo Fashion Week.

mas dizem que é assim que funciona, né? quando as coisas estão no ápice da loucura, a gente sai em busca de uma salvação real. é fácil pra mim dizer que o blog foi essa minha pontinha de salvação.

eu quero saber de você: por que você começou um blog / canal no youtube? como foi?

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
22 Comentários
  1. Bia  em junho 22, 2017

    Eu tbm tenho blog faz muitos anos, vou e volto várias vezes, com domínios diferentes… Fico sem postar um tempão e depois vem aquela vontade louca de postar todo dia! Acho que blog é isso aí mesmo, pra extravasar e desabafar, ainda mais pra quem prefere a escrita do que a palavra.

    Bjus

    • Maki  em junho 22, 2017

      não é? é uma forma da gente colocar pra fora o que tá confuso do lado de dentro!

  2. Juh Oliveira  em junho 13, 2017

    Sempre gostei muito de escrever e até a adolescência tinha o sonho de ser escritora, mas isso se perdeu no tempo. Estou retomando agora com uma nova faculdade e com um blog sobre viagens, que eu pensava em fazer há uns 4 anos pelo menos, mas não tinha coragem. Me identifiquei muito com essa parte “necessidade de colocar para fora coisas que me sentia confortável falando com as pessoas que eu conheço”. É assim que me sinto também quando escrevo.
    Adoro seus textos 🙂

    • Maki  em junho 14, 2017

      acho que é essa sensação que a gente tem que buscar mesmo, esse conforto na hora de escrever, né? porque é assim que a coisa flui!

  3. Wanila goularte  em junho 06, 2017

    Adorei saber um pouquinho sobre como o blog começou. Não comento sempre, mas leio todos os posts e adoro esse cantinho! <3

    • Maki  em junho 06, 2017

      fofinha! brigada ♥

  4. Nanda  em junho 05, 2017

    Oi Maki!
    Conheci teu blog hoje mesmo (estava nas minhas recomendações do bloglovin’) e estou encantada! Você escreve incrivelmente bem, é delicioso de ler.
    O meu blog nasceu de uma forma inusitada: minha tia estava estudando web design na época, e criou um blog no wordpress pra testar as ferramentas. Na hora eu estava junto, e ela acabou dando meu nome para o blog. Acabou que eu roubei o blog pra mim haha De tempos em tempos eu paro de escrever…mas sempre volto, pois eu amo meu cantinho e me dá muito prazer preparar os posts.
    Mais uma vez, seu blog é um amÔ!

    • Maki  em junho 05, 2017

      oi, Nanda! que fofa, você <3 brigada pelos comentários!
      e, gente, amei isso! o jeito que o seu blog nasceu é muito legal! ♥

  5. Grazi  em junho 05, 2017

    me deu uma nostalgia lendo seu texto, uma lembrança boa de como o meu cantinho surgiu e porque eu continuo com ele após quase oito anos. O meu surgiu como forma de manter contato com uma amiga depois do ensino médio, ou seja, no início erámos nós duas que escreviam no blog, mas aí que acabou ficando sendo um cantinho só pra mim (o contato se manteve ^^). Conhecer a história e os motivos de quem está por trás dos nossos blogs favoritos é baum de mais! Lindo texto, Maki ♥
    Aliás, vc escreve super bem mesmo ^^

    • Maki  em junho 05, 2017

      ahh que incrível! querendo ou não, é um jeito mara de você acompanhar a vida das pessoas, né?

  6. Mariana  em junho 05, 2017

    Oh, que bonita história, Maki! Um blog diz muito sobre a gente, né?
    Até aquilo que não está escrito é dizível…
    Pois então, eu comecei o meu blog há mais de 10 anos como forma de livro de colagens. Na verdade, há mais de 15 escrevo e já tive pelo menos três páginas do tipo. Gosto de escrever, colar e selecionar tudo aquilo que de certa maneira conversa com a minha percepção de mundo. Gosto de editoriais, fotografias, viagens e livros. Então, para mim, o blog virou um mexidinho de coisas que me inspiram quando a inspiração falta. É algo como: “se eu tivesse minha própria revista, como ela seria? sobre o que falaria?”. E então nasceu o primeiro as damas, antes mesmo de eu pensar em virar jornalista.

    • Maki  em junho 05, 2017

      que lindo isso, que ele nasceu de um livro de colagens <3 muito amor!

  7. Natasha Arruda  em junho 05, 2017

    Menina, o meu blog começou pelo mesmo motivo, preciso externar todos os meus pensamentos, é uma forma de extravasar mesmo, deixa a minha mente mais leve e também uma forma de compartilhar algo de “bom” nesse mundo.

    • Maki  em junho 05, 2017

      num é? o coração sempre fica mais leve depois que você clica em ‘publicar’

  8. graziela  em junho 04, 2017

    PRECISO DIZER
    mal te conheço mais já te amo hahaha
    amei o seu blog e não o conhecia,amo nomes diferentões hehe
    Olha como eu criei o meu blog .. foi bem dramático eu diria, eu era solitária no ensino fundamental (sou até hoje confesso) e precisava desabafar em algum lugar (estava cansada dos meus diários escritos hehe) e ai o lamoonier surgiu e hoje não consigo viver sem ele ♥

    beijos! já salvei nos meus favoritos hehe #porquesoudessas

    • Maki  em junho 05, 2017

      Grazi, acho que todo blog meio que nasce assim né? dessa necessidade da gente se expressar de algum jeito! ahahah
      e brigada pelos elogios ♥

  9. Laura Nolasco  em junho 03, 2017

    Que legal a história de como o blog começou! Nunca imaginaria que foi no meio de um SPFW hahahah… Adorei o texto também!
    Eu comecei o blog quando eu tinha 12 anos. Escrevia mil textinhos super melosos e românticos e por alguma loucura momentânea resolvi colocar na internet. Eu acho que li um texto em um blog pela primeira vez e pensei “quero postar também”, sabe? Hahah
    Beijos!

    • Maki  em junho 05, 2017

      ahhh sei bem! é aquele comichão de querer colocar as suas coisas pro mundo também, né? ahahah

  10. Tamara Melo  em junho 02, 2017

    Adorei saber como o Desancorando nasceu! Adoro o jeito como você escreve e cuida do blog. Carinho e amor transbordando através das palavras.
    Bom, eu criei o meu blog, o Vestimentarte, para falar sobre minhas costurices e trabalhos manuais. Sou estilista e, desde pequena, gosto de criar / transformar minhas roupas. Também sempre gostei de criar coisas novas a partir de materiais descartados. Sou formada em figurino e trabalhei por um tempo na área. Então, no blog também falo um pouquinho sobre este assunto.
    Enfim, criei o Vestimentarte para falar sobre coisas que sempre gostei e sempre farão parte da minha vida. Mas ainda estou me achando como blogueira,rs. E seu blog é uma inspiração para mim!
    Bjos

    • Maki  em junho 05, 2017

      ah, Tamara, que legal! é muito legal você criar um espaço pra falar do que gosta, né? fica mais fácil e sempre sai com carinho!

  11. Deeh  em junho 02, 2017

    Eu comecei a escrever e a gravar vídeos, várias vezes e sempre foi pelo mesmo motivo que você: colocar pra fora aquilo que a gente sempre quer falar. Mas confesso que, por muitas vezes, deixava de lado meu blog/vlog por frustração, por achar que não estava valendo mais a pena, por achar que não estava legal, “N” motivos…

    • Maki  em junho 05, 2017

      ihhh, isso é um boicote imenso. a gente fica esperando que saia perfeito e deixa de fazer porque não tá igual a gente imaginava, né? eu já senti muito isso também, mas hoje acho que sou beeeeem mais de boa. antes feito do que perfeito, já diz o ditado ♥