cotidiano

as pessoas sempre comentam que eu escrevo muito bem e que tenho jeito com as palavras. isso é verdade, eu tenho mesmo e sei que escrevo bem (apesar de ter aquela crise de identidade básica vez ou outra), mas isso não rolou assim, do nada. não é um ‘talento especial’ ou o tipo de coisa que só eu sei fazer e ninguém mais pode aprender.

escrever bem é um hábito. eu escrevo em torno de 10 horas por dia, é a minha profissão. peguei essa mania quando ainda era pequena e amava escrever diários. depois veio a época das fanfics e eu passava horas e horas escrevendo histórias de Harry Potter na internet. então, sim, é muito tempo de prática pra chegar no estilo que eu estou hoje.

isso não quer dizer que você não pode aprender agora, ‘depois de grande‘. precisa só de um pouquinho de dedicação. dá pra seguir essas dicas também, ó:

como escrever melhor

1.escreva todos os dias

não importa o que você vai escrever, mas crie o hábito de fazer isso todos os dias para treinar. não precisa ser uma página inteira de Word. pode ser um parágrafo só sobre como foi o seu dia ou sobre alguma coisa que te marcou. pode ser só sobre o que você está sentindo naquele momento. pode ser até uma carta pro crush que você nunca vai enviar.

2.leia muito

quem quer escrever bem precisa ler. a leitura ajuda com vocabulário e você aprende diferentes estilos e como trabalhar as palavras de formas diferentes. frases curtas são tensas. frases mais longas, ao contrário, podem ser mais leves e dão um senso de urgência maior – o leitor escalona junto com as palavras.

3.seja objetivo

se você está começando a desenvolver o hábito, não tente ir muito longe com a fantasia na hora de escrever. comece com os fatos, o básico. seja objetiva, não enrole. depois, com o tempo, você se sente mais segura para brincar com as palavras e aí criar o seu próprio estilo.

4.consiga um passe para o backstage

traduzindo: leia sobre escrever melhor. a gente sempre acaba caindo no erro de achar que já sabe tudo sobre a arte de escrever e não se abre para aprender o que há de novo por aí. leia sobre o assunto! busque livros com dicas, leia blogs, converse com quem manja do assunto… fique de mente aberta para entender melhor como esse mundo funciona e como você pode fazer parte dele.

 

5.aprenda as regras – e depois quebre todas elas

o mais legal de escrever é usar as palavras de uma forma que passa a sua mensagem independentemente do formato. mas, para isso acontecer, você precisa conhecer as regras antes. só sabendo a gramática bem é que você vai saber quais regras valem a pena ser quebradas depois. eu, por exemplo, comecei a escrever todo o conteúdo do blog com minúsculas porque tira a rigidez o texto e passa uma ideia de que eu tô falando com uma voz suave com quem me lê. faz parte do meu desejo de transmitir aconchego com tudo o que eu faço aqui no desancorando – é uma escolha de estilo, sabe? eu sei que todo começo de frase precisa de maiúscula, mas escolho pelas minúsculas por uma questão lírica (e não escrevo assim nos meus trabalhos, claro!).

6.seja gentil com você mesmo

traduzindo (de novo!): não se julgue. o seu primeiro impulso quando começar a escrever pode ser algo nos moldes de ‘meu Deus, que horror! isso não tá nem perto do que a Maki escreve‘. é claro que não vai estar! eu escrevo todos os dias há mais de 10 anos, eu tenho prática e experiência (e isso nem sempre é bom – alô, bloqueio criativo!). você está começando agora. seja gentil com você mesma, de pouquinho em pouquinho você evolui! já diz o ditado: a prática leva a perfeição ♥

como escrever melhor

7.pense no que você quer comunicar

escrever é uma forma de comunicação e você precisa de um propósito para fazer a coisa fluir. escrever só pelo ato de escrever perde a graça logo (e pode fritar o cérebro), mas se você tiver uma meta certa no seu coração, fica mais fácil colocar a ideias em ordem e saber qual caminho seguir. o que você quer transmitir com esse texto? uma sensação? um fato? você quer gerar identificação com quem te lê? quer informar? quer fazer o leitor ir com você para outro lugar? pense no seu propósito e as palavras vão aparecer com mais facilidade na ponta dos dedos.

8.apenas comece

mesmo com tanto tempo de experiência, tem dias que eu olho pra página em branco do Word e não vem nada para escrever ou como começar uma matéria. às vezes, eu fico levemente em pânico. mas na maioria delas eu começo com a primeira coisa que vem na minha cabeça (e tem horas que isso não tem nada a ver com o tema). mas só de tirar esses pensamentos da frente, eu já começo a criar um ritmo e fica mais fácil virar o volante para onde eu quero ir. tira esse bloqueio da frente e só solta as palavras no papel. você vai ver como ajuda!

não tem uma fórmula secreta para escrever melhor. é treino, é leitura e é carinho: com você mesma e com as palavras que coloca no papel. eu já cheguei num ponto em que penso em cada palavra que escrevo aqui, pra ter certeza que cada uma delas é a melhor para o que eu quero comunicar. tudo isso leva tempo. mas com paciência e dedicação é fácil você conseguir fazer isso também.

você tem alguma dica para escrever melhor? me conta nos comentários!

ps: as fotos são da linda da Gabs Flocquet

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Carolina Vilella  em maio 31, 2017

    Oi Maki!
    Adoro a sua escrita e seus posts sempre me fazem refletir em algo.
    Gostei muito desse em específico e por isso queria pedir uma “extensão” da dica 4: o que acha de fazer um post com os livros/blogs você mais se inspira para escrever? Ou os mais didáticos?
    Além de eu querer indicações (claro!), queria saber também quem “participa indiretamente” (isso faz sentido?) aqui do conteúdo.

    Abraços!

    • Maki  em junho 02, 2017

      oi, Carol! nossa, que ideia ótima. pode deixar que eu vou desenvolver sim <3

  2. Rebecca Bittencourt  em maio 19, 2017

    Dicas preciosíssimas para quem trabalha com isso (oi!). Adorei o post e queria aproveitar a brecha pra dizer que adoro tudo o que você escreve <3

    • Maki  em maio 19, 2017

      ahhhh que bom que você gostou, Rebecca! eu fico muito feliz! <3

  3. Divana  em maio 15, 2017

    Oi Maki!
    Que texto maravilhoso!
    Confesso que quando vi os seus textos com minúsculas apenas eu pensei um monte de coisas. O que ‘tava’ acontecendo? A Maki está com problemas no código do blog? Agora eu vi que não e que está mais que lindo depois da sua explicação!
    Amei tudo!
    Abraços!

    • Maki  em maio 15, 2017

      ahaha uma explicação clareia tudo, né?

  4. Carolina Garcia  em maio 15, 2017

    Amei o texto! Super didático e com dicas preciosas. Vou colocar em prática, já! <3

    • Maki  em maio 15, 2017

      que bom que você gostou, Carol ♥