ideias para bullet journal em 2017

ideias para bullet journal

eu sei que janeiro já passou da metade e fevereiro tá quase aí, mas ainda dá tempo de fazer um post com ideias pro bullet journal desse ano, certo? certo! me pediram por aqui há algum tempo um post sobre isso e eu só consegui sentar pra pensar nele direitinho agora. antes tarde do que nunca, é o que dizem.

antes de mais nada, eu acho sempre legal a gente lembrar que só vale a pena colocar no seu bullet journal coisas que vão ser práticas pra você, de fato. não vale gastar um tempão montando mil páginas diferentes, sendo que você só vai olhar o daily log e olhe lá. o propósito do bujo é deixar a sua rotina mais organizada, então adote apenas o que vai te ajudar a chegar nesse objetivo, ok?

1.divida o seu dia em partes

ideias bujo

uma forma legal de montar o layout do seu bujo, principalmente para quem tem muitas tarefas no dia, é separar cada dia em partes: como manhã, tarde e noite. essa pode ser uma maneira de deixar as coisas mais delimitadas, mais bem definidas e você não se perder no meio de todas aquelas tarefas, sem saber por onde começar.

2.trasnforme listas de filmes e livros em metas

ideias bujo
ao invés de colocar uma página só para anotar o que você tem visto e lido, monte uma lista com coisas que você gostaria de ver/ler e transforme isso em uma meta para o seu ano. pode ser uma forma de incentivo para você ler mais no dia a dia ou ver aqueles filmes que você sempre quis, mas acabava esquecendo por conta de outras cosas (alô, maratonas na Netflix).

3.anote tarefas por semana

ideias bujo

teve uma mudança em um dos meus trabalhos no começo desse ano, e agora toda semana acontece uma reunião que delimita as tarefas que cada um tem que fazer nos próximos cinco dias. estou começando a sentir a necessidade de colocar tipo um quadro antes do começo da semana para anotar essas tarefas e ficar com elas bem em mente durante os dias. já que nenhuma delas tem uma data específica de prazo, só precisam ser cumpridas até a sexta seguinte, então seria legal ter tudo ali à mão pra ir distribuindo conforme os dias passam.

4.página de memórias

ideias bujo

eu adotei a página de memórias há alguns meses e é uma das minhas partes preferidas do bujo. eu amo anotar ali coisas que acontecem durante o mês, seja um evento legal que eu fui ou alguma lembrança que me deixa com o coração quentinho (tipo os emails incríveis que você me manda, às vezes).

5.use cores

ideias bujo

ao invés de ficar no preto e branco de sempre, coloque cores no seu caderno! eu sou fã do P&B, mas quando faço páginas mais coloridas, além de ser um tempo extra de dedicação pra uma coisa que eu gosto, deixa tudo mais animado… é tipo um boost otimista! ♥ fora que você pode criar um sistema de cores para identificar tarefas específicas e criar um indez mais visual e de fácil identificação.

6.anote o seu humor

ideias bujo

teve uma época em que eu anotava tudo o que sentia em uma página. era parte do meu treinamento e eu achei mais fácil identificar as sensações quando pensava sobre elas e colocava no papel. essa é uma maneira de você prestar mais atenção no que você está sentindo e como você passa os seus dias. a gente passa tanto tempo sem olhar pra gente, que tem horas que é importante lembrar como anda o nosso humor, no geral.

 

tem muita coisa que você pode fazer para deixar o seu bullet journal com a sua cara, mas, o mais legal de tudo, é colocar amor no que você está fazendo, e lembrar sempre da sua meta com esse caderno. não vale a pena usar uma coisa tão pequena para se sentir frustrada e motivada, ok?

você já usa alguma dessas páginas? me conta quais?

 

 

RELATED POSTS

10 Comments

  1. Responder

    Sandra

    janeiro 25, 2017

    Oi Maki! Eu uso! Já fiz o meu Bullet Journal e até escrevi sobre isso no meu blog, dá uma espreitadela (http://tripin.pt/bullet-journal/)! Beijinhos *

    • Responder

      Maki

      janeiro 25, 2017

      que legal, Sandra! <3

  2. Responder

    Isa Carvalho

    janeiro 22, 2017

    Oi Maki!
    Eu pesquisei bastante antes de começar meu bujo esse ano, e uma das coisas que dei prioridade foi o mood tracker, q eu embuti no meu habit tracker. Anoto sempre a maneira como acordei naquele dia, e estou adorando pois consigo ver se as emoções que coloquei como base ali são relevantes ou não pra manter nos proximos meses. Infelizmente meu dia a dia é meio parado e to pensando em fazer toda página semanal, pq muitas vezes o spread de uma semana inteira cabe numa página só!! Estou fazendo um processo de coaching pessoal e faço mini coleções no bujo com as tarefas, então acabo tendo muitas páginas “aleatórias”. Vou fazer umas mudancinhas durante o proximo mes e ver como fica.
    Beijos!

    • Responder

      Maki

      janeiro 25, 2017

      oi, Isa! que ótima ideia! é legal você ter uma noção disso mesmo, ajuda muito!
      é uma boa fazer um spread semana, se você não tem tantas tarefas assim no dia a dia, até porque fica tudo mais direitinho no caderno e as datar não parecem tão perdidas, né? boa sorte! <3

  3. Responder

    Babee

    janeiro 22, 2017

    Eu gostei muito das ideias, miga <3 Ainda estamos na saga de achar um caderninho quadriculado, mas já estou guardando todos estes posts comigo!

    • Responder

      Maki

      janeiro 25, 2017

      yay! cê vai achar, miga, tenho fé. não é possível que não tenha em nenhum lugar!

  4. Responder

    Luiza

    janeiro 20, 2017

    Amei todas! Me animou a voltar com meu bujo pessoal. O meu acabou sendo quase 100% trabalho, então resolvi ter um só pro trabalho simplificado… E o pessoal ficou de lado!

    • Responder

      Maki

      janeiro 25, 2017

      ah, dá pra juntar os dois numa coisa só, né? é só encontrar um equilíbrio <3

  5. Responder

    Loraine

    janeiro 20, 2017

    Que ideias legais! Eu sou apaixonada por bujos, amo salvar fotos deles no pinterest, porém tentei usar uma vez e não consegui me entender, fiquei meio perdida então eu acabei adotando um planner mesmo. Mas quem sabe ano que vem, né? Hahahaha beijos!

    • Responder

      Maki

      janeiro 25, 2017

      oi, Loraine! entendo, pode ser meio confuso às vezes mesmo e não é todo mundo que se adapta! mas quem sabe você consegue no ano que vem, né? depois que você pega o jeito, fica muito fácil!

LEAVE A COMMENT