como manter o foco e não se perder na internet

outro dia eu estava conversando com algumas amigas incríveis sobre como estava difícil eu manter o foco durante o dia. os meus dias são bastante cheios, não impossíveis de completar, mas ainda assim eu estava gastando um tempo absurdo distraída com outras coisas e não focando no trabalho em si. ou seja, no fim do ‘expediente’ eu estava me sentindo muito mais cansada e sem energia do que eu deveria.

como manter o foco e não se perder na internet

daí que elas, maravilhosas que são, me deram algumas dicas para ficar mais focada e determinada durante o horário de trabalho. até porque é muito melhor eu fazer tudo com consciência e uma sensação bacana do que me entregar pra esse sentimento ansioso que vai deixar tudo com uma cara meio ‘blé‘. como algumas dessas dicas funcionaram bem, vou dividir aqui com vocês:

1.bloqueie páginas

eu amo a internet, vocês bem sabem, mas ela é um poço sem fundo. uma hora você entra no Facebook só pra ver aquela notificação e quando percebe está há 40 minutos vendo receitas de salada fit (que você nunca vai comer) no Tasty. uma sugestão que me deram foi usar extensão do Chrome chamada StayFocusd, que bloqueia as páginas que você quiser. Ele te dá um tempo limite para passar em cada página (o default é 10 minutos por dia) e depois disso ela não te deixa entrar mais, só no dia seguinte. Foi um tapa na cara pra ver o quanto de tempo eu perco nas redes sociais, mas eu preciso adaptar melhor o uso, já que o Facebook, por exemplo, faz parte do meu trabalho (eu administro páginas que precisam ser alimentadas de tempos em tempos).

2.coloque limites de tempo

quando tem um relógio marcando o tanto de tempo em que você tem que fazer uma tarefa, fica mais fácil focar nela, sabe? o método pomodoro é ótimo pra isso, e já me ajudou bastante, mas mais do que isso, o que funcionou no último tempo é a seguinte lógica: ‘vou separar 30 minutos pra essa tarefa, se nesse tempo eu não terminá-la, então eu vou para a próxima e depois volto nela’. Não fica aquela pressão de PRECISAR terminar X coisa caso contrário eu não evoluo, sabe? tem horas que eu estou em um texto que simplesmente não sai. é melhor eu ir para outro e depois voltar do que ficar mil horas me martirizando escrevendo uma coisa que não está saindo do lugar. às vezes o respiro é a melhor coisa pra ajudar nesse processo.

3.faça uma lista de tarefas feitas

eu sei, parece besteira. mas apesar de o BuJo me ajudar muito com a organização, tem horas que eu vejo a lista de coisas que eu tenho para fazer e me dá uma preguiiiiiiiiiiça. me desmotiva, às vezes. daí falaram assim ‘Maki, coloca na sua lista do dia coisas que você já fez (tipo arrumar a cama, tomar café da manhã) só pra poder marcar como feito. quando você vê as coisas ‘tikadas’ acha que tá indo super bem e se sente motivada pra fazer mais‘. parece óbvio, né? eu tentei isso algumas vezes na semana e me ajudou muito. recomendo.

a gente pode, sim, ir atrás de coisas que melhoram a nossa produtividade, mas nada é melhor pra isso do que lembrar da nossa meta, do nosso propósito. eu percebi que, por uns momentos, esqueci que a minha meta era muito maior do que ‘trabalhar‘. quando eu me lembrei do porque eu estava fazendo todas aquelas coisas e com que sensação, tudo ficou muito mais fácil. ainda assim, vou continuar seguindo essas diquinhas pra me manter no lugar certo. ♥

o que você faz para manter o foco?

7 comentários

  1. Mileni comentou:

    Sobre manter o foco: acho que não sei o que é isso hahahaha
    Estou numa semana terrível, minha casa está a dois passos de se tornar inabitável, fiquei doente e, ao invés de começar a ler tudo que tenho pra ler e fazer, tô aqui desde às 8 da manhã (agora são 11:42) me inundando do seu amor porque tô precisando (e sonhando com meu BuJo, claro). Vou tentar seguir as dicas porque já bloqueei o máximo de tarefas possiveis pra dar um restart na vida, mas por enquanto tô só enrolando mesmo hahaha :p boa semana amor ♡

    1. Maki respondeu Mileni

      hahaha como você é fofa ♥
      olha, acho que a principal dica é: lembra do seu propósito. por que você tá fazendo o que faz? isso sempre me ajuda nos momentos de distração master!

  2. Ai Maki, cada dia mais quero ser sua amiga! haha, amo tudo que você compartilha porque é de um jeito tão amorzinho que dá vontade de te abraçar <3

    1. Maki respondeu Ana Bonfim

      vamos ser migas, sim! <3

  3. Isa carvalho comentou:

    Oi maki, tudo bem?
    Menina, encontrei seu blog essa semana e to amando! Estava pesquisando sobre bullet journal pra começar em 2017 e já li todos os posts do seu blog sobre o assunto!
    Gostei demais daqui, de todos os assuntos, me identifiquei muito e com certeza entrou pra lista dos meus preferidos!
    beijos!

    1. Maki respondeu Isa carvalho

      oi, Isa! ahhhh, como você é fofa! obrigada ♥
      volte sempre, viu?

deixe seu comentário