cotidiano

O amor é a manhã de domingo. É silencioso e ninguém percebe que chegou até que acorda sem querer às 6h30 por causa do caminhão que passou barulhento e fora de hora rua abaixo. É aquela sensação de que você pode dormir mais seis horas sem nem pensar duas vezes, é saber que o despertador não precisa tocar.

DIário #74 - O amor é a manhã de domingo

Muita gente esquece que a manhã de domingo existe. Já acorda ao meio dia e sai correndo pra pegar a macarronada na casa da avó, tirar uma soneca durante o Faustão e acordar só pra reclamar no Twitter que o fim de semana já acabou e ‘amanhã é segunda, volta sexta-feira!’

O domingo é tipo a persona non grata da semana. Ninguém ama o domingo porque é perto demais da segunda e nunca tem nada bom pra fazer ou de ver na televisão. De manhã então, nem se fala. O mundo não funciona na manhã de domingo.

Se a gente olhar bem (e quiser ver) dá pra descobrir toda beleza na manhã de um domingo. É quando a cidade tá quietinha e você consegue ouvir os passarinhos na janela. Quando os primeiros sinais do sol indicam um dia lindo e tranquilo. É aquele momento que você acorda cedo sem querer e se aconchega no travesseiro humano que tá do seu lado com um sorriso no rosto (pode ser no travesseiro comum também), só pensando no quanto é bom poder dormir agarradinho mais algumas horas.

É aquele momento que a gente percebe que o nascer do sol é uma das coisas mais lindas que a gente já viu, tudo porque emendou a balada de sábado e decidiu parar num lugar alto da cidade só pra observar o sol subir lá no alto do céu. E no meio do caminho percebe que tem muito mais na Vida do que umas paisagens bonitas.

A manhã de domingo não exige nada de ninguém, não obriga ninguém a ir pra lugar nenhum, não julga quem tá voltando pra casa já com o pão pro café da manhã ou que tá saindo pra correr uma meia-maratona no centro da cidade.

É na manhã de domingo que todo mundo toma aquele café da manhã de hotel e come pão de queijo sem se preocupar com a dieta, que acha normal fazer só o que tem vontade e que, de vez em quando, até topa acordar cedo só por acordar, pra aproveitar o dia que tá nascendo.

O amor é igualzinho uma manhã de domingo. A gente às vezes esquece que ele existe, reclama que não aparece do jeito que a gente quer, xinga muito no Twitter e diz que é normal ele ser sempre cheio de altos e baixos. Mas ele tá sempre ali, só esperando você querer olhar pra ele de verdade e aceitar que dá pra aproveitar o amor o tempo todo, todo tempo.

A gente acha que não vale a pena dar atenção pro amor assim como pra manhã de domingo. Até que a gente entende que o amor é a melhor parte do nosso dia e que viver sem olhar pra ele fez com que a gente se sentisse sozinho e desesperançado, como se a Vida não valesse a pena.

Mas essa é a função da manhã de domingo que a ente vive fazendo questão de esquecer: lembrar que a vida vale a pena, é só a gente não querer jogar o despertador contra a parede quando ele toca ‘sem querer’ às 6h30 do domingo. Talvez seja só um alarme pra te lembrar de olhar pro amor.

Compartilhe!
Escrito pelaMaki
Deixe seu Comentário!


Warning: Undefined property: stdClass::$comments in /home1/desan476/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 219
8 Comentários
  1. Peh Alexandre  em dezembro 02, 2016

    Nossa amei esse post ! Quando eu era quinça (não que agora eu seja muito velho velho) eu via as manhãs de domingo como o fim do mundo ! Não passava nenhum desenho na tv cultura,meu pai saia pra beber com os amigos e falar de futbol (que eu não gosto) e ouvir música sertaneja que me deixa irritado.Mas hoje em dia é diferente,não sei exatamente o que mas eu sempre acordo de bom humor aos domingos hoje em dia (talvez seja um pouco 1990 ou sla),esse post me deixou inspirado pra fazer um no meu blog,passa lá qualquer dia pra saber como ficou ☺

    • Maki  em dezembro 04, 2016

      ahahah eu lembro dessa fase de não ter nada de bom na TV pra assistir nos domingos. mas é gostoso, né? no fim das contas é só mais um momento pra você lembrar que a vida é feliz ♥

  2. luise flores  em outubro 25, 2016

    “Mas essa é a função da manhã de domingo que a “ente” vive fazendo questão de esquecer: lembrar que a vida vale a pena…” adorei eSSe poSt, goSto doS SeuS textoS, e amo o domingo de manhã. bjS

    • Maki  em outubro 26, 2016

      que bom que você gostou, Luise! fico feliz <3

  3. Erika/SP  em outubro 25, 2016

    Oi Maki! Seus textos são tão maravilhosos, estou lendo um por um com calma, simplesmente amando a maneira como você escreve!
    Eu AMO as manhãs de domingo, mesmo quando chove….sempre fui diurna, então acordo cedo e vou à janela admirar a cidade (moro em um prédio alto). O ar da manhã também é maravilhoso, fresco! E o cantarolar dos passarinhos, também me relaxa bastante. A única coisa que eu não gosto muito são as noites de domingo, porque eu gosto muito de ficar em casa e daí lembro que no dia seguinte tem trabalho e que tenho que obrigatoriamente “sair”.
    Boa semana pra você, Maki! 🙂 Beijos!

    • Maki  em outubro 26, 2016

      ahahaha esse é o drama do domingo, né? ele é muito perto da segunda-feira. mas tudo bem, a gente faz o que pode pra ficar com a mensagem que importa na cabeça e aproveitar o dia (e o amor) como tem que ser, né?

  4. Marcela  em outubro 24, 2016

    Olha, eu odiava domingos. Não só a manhã, mas o domingo inteiro. O verbo “endomingar” pra mim era sinônimo de algo terrível.
    Hoje em dia, no entanto, eu adoro domingos, principalmente os que eu consigo ficar despreocupada em casa, arranjar qualquer coisa pra comer e passar o dia lendo do lado do namorado com o gato no colo. A cidade inteira fica muito tranquila no domingo, qualquer coisa que se resolva fazer fora de casa tem um silêncio diferente, um ar mais tranquilo. Domingos realmente não são assim tão ruins. 🙂

    • Maki  em outubro 26, 2016

      mas não é? domingo tem uma paz, né? não tem como a gente não apreciar de vez em quando ♥